Por que o inglês é tão importante no mercado de trabalho?

A língua inglesa é oficialmente a língua franca, escolhida para a comunicação mundial. Sua importância cultural e acadêmica já é reconhecida, além de ser um requisito para muitas vagas do mercado de trabalho brasileiro. No entanto, há muito mais vantagens em saber inglês além de destacar sua candidatura profissional, que serão detalhadas e explicadas neste artigo.

Melhores oportunidades

Uma vantagem usada com frequência está relacionada ao fato de que muitas vagas de emprego cujos salários são mais altos exigem um certo nível de inglês, e este é testado muitas vezes antes mesmo da entrevista, através de testes escritos ou online. Ou seja, é impossível “fingir que sabe” o inglês, ou achar que você vai aprender enquanto já estiver exercendo a vaga. Há ainda muitas entrevistas conduzidas em inglês, exigindo uma alta compreensão e eloquência na língua inglesa.

Acesso a um mercado global

As vagas que demandam determinado nível da língua inglesa podem ser empresas cujas filiais se encontram em países estrangeiros. Tais posições podem exigir que você participe de reuniões ou mantenha a comunicação através de e-mails na língua. O inglês abre esta oportunidade de trabalho, além de facilitar sua inserção no mercado global: vagas em outros países cuja língua oficial não é o inglês, mas que pode ser usado para o diálogo entre pessoas que não falam a mesma língua.

Acesso a conhecimento e inovação

A maior parte do conhecimento técnico, científico e inovador é produzida em inglês. Muitas das principais revistas científicas, publicações acadêmicas e conferências internacionais utilizam o inglês como idioma oficial. Ao aprender inglês, você terá acesso a estudos, artigos e reportagens internacionais que muitas vezes não foram traduzidos para o português brasileiro. Este tipo de conhecimento abre um leque com opções variadas, principalmente em relação a inovações de outros países. Muitas vezes, tais novidades são apresentadas em inglês, e saber a língua vai te ajudar a dar este salto. Ao mesmo tempo, a língua inglesa dá acesso a culturas diferentes da brasileira, o que fará com que abra sua cabeça a maneiras diversas de pensar e de ver desafios que enfrenta no dia-a-dia profissional.

Competitividade e diferenciação

No primeiro motivo, comentamos como o conhecimento do inglês te coloca em vagas de nível mais alto. No caso aqui, mesmo quando você se encontra em uma posição que não demanda a língua pode se encontrar em uma situação na qual alguém pergunta: “Quem sabe inglês para poder ajudar nesta situação” e você terá a possibilidade de mostrar suas habilidades. Tal auxílio pode funcionar como uma maneira de você encontrar novas funções que gosta fazer, ou de chamar a atenção de seus superiores, destacando-se entre os demais. Você mostra que pode oferecer muito mais, e que é capaz de lidar com situações nas quais o inglês é essencial. Muitas empresas valorizam candidatos bilíngues, pois isso demonstra uma capacidade de adaptação, flexibilidade e uma visão global dos negócios. Saber inglês pode ser um fator de desempate entre candidatos igualmente qualificados em um processo seletivo.

Networking internacional

Ao saber inglês, além de poder assumir cargos em países estrangeiros, você pode conhecer pessoas que trabalham na mesma área que você (ou em áreas de seu interesse) e trocar experiências, informações, inovações e sugestões para melhorar seu desempenho. Tal intercâmbio de ideias é enriquecedor, além de proporcionar uma conexão internacional, que pode lembrar de você quando precisar de determinado serviço, ou quando for indicar alguém para trabalhar onde trabalham. 

Acesso a cursos e programas de estudo

O intercâmbio de ideias é ótimo, mas já pensou em um programa de intercâmbio onde pode aprimorar sua percepção acadêmica e profissional? Este é um sonho possível, e você pode conseguir estudar em outros países através da empresa onde trabalha. Pode ser um curso de curta ou longa duração, que proporcionará momentos inesquecíveis e enriquecerá sua experiência de uma maneira indescritível. Muitas vezes, programas de pós-graduação ou especializações em determinadas áreas são ministrados em inglês. No mais, você pode ainda ingressar em programas de intercâmbio durante a sua graduação ou pós-graduação, que ampliará suas oportunidades no mercado de trabalho.

Conhecimento gera confiança

Quando você domina uma língua além da sua nativa, vai construindo e expandindo sua confiança ao longo do tempo. Esta é uma qualidade muito valorizada no mercado de trabalho: na entrevista, nos desafios, nas apresentações e reuniões, na sua carreira toda no geral. Além disso, ao ter contato com noções, cursos, programas, pessoas internacionais, estes somam-se à sua confiança inicial para que você seja confiante nas mais variadas situações e se valorize como profissional. Deste modo, você também poderá solicitar aumentos quando forem necessários ou procurar vagas superiores às quais se encontra, sejam elas nacionais ou internacionais.

Facilidade de comunicação em um mundo globalizado

Como explicado anteriormente, a língua inglesa facilita a comunicação entre pessoas de países cujas línguas oficiais são muito diferentes, como a Índia e Brasil, ou Alemanha e Brasil. Considerando o mundo globalizado onde vivemos, onde as distâncias encurtaram, há ainda a possibilidade, por exemplo, da empresa na qual trabalha receber um visitante internacional e você poder se comunicar com ele, encurtando a distância entre vocês. 

*No passado, havia determinadas áreas nas quais a língua inglesa era um pré-requisito, enquanto em outras ele era quase supérfluo. Contudo, devido à globalização citada acima, a maioria das vagas em algum momento exige um conhecimento mínimo do inglês, seja para uma reunião de negócios entre cargos de gerência de uma multinacional ou para a atendente de uma padaria artesanal no canto de uma cidade turística. Lembrando que estes cargos são possíveis de serem preenchidos aqui no Brasil e em muitos outros países ao redor do mundo. 

Agora que você decidiu a começar a estudar ou mesmo melhorar seu inglês, fique atento ao nosso site, que contém dicas, explicações e exemplos de estruturas gramaticais, além de expressões em inglês, tópicos de conversação, tudo para que você possa estar sempre atualizado e preparado. Não se esqueça de sempre estar atualizado em relação às novidades da sua área de trabalho para aumentar suas chances de conseguir uma vaga disputada ainda mais!


0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x