- Os 10 Melhores Aplicativos para Praticar Inglês com Nativos - 25 de julho de 2024
- 100 músicas infantis em inglês para aprender brincando - 19 de julho de 2024
- Quais países falam Inglês? Saiba onde você pode praticar - 17 de julho de 2024
Para participar de processos seletivos em empresas estrangeiras, geralmente é necessário enviar o currículo em inglês acompanhado de uma carta de apresentação como capa, chamada de cover letter.
É imprescindível que sua carta seja bem escrita e esteja de acordo com a formalidade necessária.
Para não cometer erros, siga as instruções deste guia.
Vamos ensinar o passo a passo para fazer um Currículo em inglês, e Como escrever uma boa carta de apresentação.
1. Sempre começar identificando o destinatário
Se você não sabe quem exatamente vai ler sua carta, deve começá-la com apenas pronomes de tratamento, da seguinte forma:
“Dear Sir / Madam,”
Precisa de uma solução definiva para você aprender inglês?!
Confira nossa lista exclusiva dos melhores cursos de inglês online ranquiados com critérios sólidos. Aproveite essa oportunidade agora mesmo!
Veja os Melhores Cursos de Inglês(Caro Senhor / Senhora)
Sabendo o nome da pessoa que lerá sua carta, use um pronome de tratamento abreviado (a partir de mister, mistress e miss) conforme o status da mesma, antes de seu nome, como nos exemplos:
“Dear Mr. John Smith”
(Caro Senhor John Smith)
“Dear Mrs. Anna Smith”
(Cara Senhora Anna Smith) – para mulheres casadas
“Dear Ms. Maria Johnson”
(Cara Senhorita Maria Johnson) – para mulheres solteiras
Lembre-se que você pode também usar somente o sobrenome do empregador (Mr. Smith), mas jamais somente seu primeiro nome.
2. O primeiro parágrafo deve conter o principal motivo do seu interesse
Você precisa
1. mencionar a função que pretende exercer na empresa
2. explicar objetivamente porque você é perfeito para o emprego
Como você estará apenas introduzindo o assunto, realmente foque em ser objetivo neste parágrafo.
Se desejar, pode destacar seu grande entusiasmo em concorrer a esta vaga. Veja os exemplos:
Para uma vaga de emprego que requer experiência, com linguagem objetiva
Dear Mr. William Stone,
I am writing to apply for the Sales Manager opening at FYIA. I have seven years of experience as a salesperson for several designer brands, and from 2016 to 2019 I was the Sales Manager at Shimmer’s, so I am confident that I would be an asset to your team.
Expressões para ser objetivo:
“I am writing to…”
“I am confident that I would be an asset to your team”
Informações-chave:
“for the [ job ] opening”
> o emprego que você quer
“I have [ x years ] of experience”
> seu tempo de experiência na área
“I was the [ job ] at [ past employer ]”
> sua experiência mais relevante
Para uma vaga de emprego que requer conhecimentos específicos, com algumas expressões de entusiasmo
Dear Mr. William Stone,
As a great admirer of the work being done at Moonsky Designs I am happy to submit my C.V. for the Motion Graphics Creator opening. I am confident that my deep knowledge of Adobe After Effects and my experience with all the most important motion graphics softwares will make me a great asset to your team.
Expressões para demonstrar entusiasmo:
“As a great admirer of [ the employer ]”
> demonstra que você quer trabalhar nesta empresa especificamente, que você conhece o trabalho sendo feito lá
“I am happy to …”
> para completar a expressão anterior, adjetivos como “happy” ou “delighted” devem ser usados
Tradução: Como um grande admirador da (empresa), estou feliz em …
Informações-chave:
“for the [ job ] opening”
> o emprego que você quer
“my deep knowledge”
> seu profundo conhecimento de algo essencial
“my experience”
> sua experiência mais relevante. Neste caso, é o fato da pessoa dominar todos os principais programas relativos ao trabalho
3. O segundo parágrafo deve aprofundar as informações a seu respeito
Você pode
a) Dar detalhes da experiência mencionada no parágrafo anterior
b) Mencionar outras informações relevantes
Dear Mr. William Stone,
I am writing to apply for the Sales Manager opening at FYIA. I have seven years of experience as a salesperson for several designer brands, and from 2016 to 2019 I was the Sales Manager at Shimmer’s, so I am confident that I would be an asset to your team.
In my former role as Sales Manager I led the team to set a new sales record.
I am currently employed at Future Solution International, where I have developed new marketing skills by running numerous successful campaigns, which will contribute to even better managing decisions.
Após mencionar uma experiência prévia relevante com objetividade no primeiro parágrafo, você pode iniciar o segundo ressaltando as suas principais conquistas durante o período em que exerceu este cargo.
Perceba que, então, é possível introduzir outra experiência, ou mencionar seu atual emprego.
Sempre que possível, termine o parágrafo enfatizando que estas características contribuem para sua adequação à vaga que você pretende preencher.
4. No parágrafo final, você deve mencionar seu currículo anexado, mostrar sua disposição e agradecer pela oportunidade (jamais se esqueça de agradecer!)
Antes desta parte, você pode optar por escrever um pouco mais sobre porque você é o melhor candidato.
Contudo, certifique-se que o empregador precisa saber de tudo o que você colocou na carta – ela deve conter somente o essencial, portanto prefira uma carta mais curta a uma que “enrola” o leitor.
Observe o exemplo de parágrafo final:
Dear Mr. William Stone,
I am writing to apply for the Sales Manager opening at FYIA. I have seven years of experience as a salesperson for several designer brands, and from 2016 to 2019 I was the Sales Manager at Shimmer’s, so I am confident that I would be an asset to your team.
In my former role as Sales Manager I led the team to set a new sales record.
I am currently employed at Future Solution International, where I have developed new marketing skills by running numerous successful campaigns, which will contribute to even better managing decisions.
I have attached my resume, where you will find further details of my education and experience. Do not hesitate to reach out if you have any questions, I look forward to speaking with you.
Thank you very much for your time and consideration.
Expressões para demonstrar sua disponibilidade, entusiasmo e gratidão:
“Do not hesitate to reach out”
“I look forward to …”
“Thank you for your time and consideration”
5. Termine a carta com “Sincerely,” e assine-a com seu nome completo
Dear Mr. William Stone,
I am writing to apply for the Sales Manager opening at FYIA. I have seven years of experience as a salesperson for several designer brands, and from 2016 to 2019 I was the Sales Manager at Shimmer’s, so I am confident that I would be an asset to your team.
In my former role as Sales Manager I led the team to set a new sales record.
I am currently employed at Future Solution International, where I have developed new marketing skills by running numerous successful campaigns, which will contribute to even better managing decisions.
I have attached my resume, where you will find further details of my education and experience. Do not hesitate to reach out if you have any questions, I look forward to speaking with you.
Thank you very much for your time and consideration.
Sincerely,
Maria Vieira Novaes
Com estes cinco passos básicos você conseguirá escrever uma boa carta de apresentação para seu currículo.
Utilize suas próprias palavras para compor um texto original a partir dos exemplos analisados, isto fará muita diferença.
Boa sorte!
Este foi o artigo Currículo em inglês: Como escrever uma boa carta de apresentação? (CV’s cover letter) espero que tenha gostado.
Precisa de uma solução definiva para você aprender inglês?!
Confira nossa lista exclusiva dos melhores cursos de inglês online ranquiados com critérios sólidos. Aproveite essa oportunidade agora mesmo!
Veja os Melhores Cursos de Inglês