Simple Present – Gramática Completa (Vídeo) (Exercícios)

Estudar inglês como brasileiros é muito mais simples do que aprender português sendo americano. O inglês é uma língua de estruturas mais simplificadas, e uma destas “simplicidades” você vai entender agora.

O Simple Present é o tempo verbal usado para falarmos das coisas que se relacionam com as noções de hábito, constância e frequência. Diferente do Present Continuous, as coisas que acontecem aqui representam algum padrão.

Quando usamos o Simple Present?

  1. para falar da nossa rotina e hábitos – usamos o Simple Present para falarmos sobre nosso trabalho, nossos hábitos alimentares, nossa rotina em casa.
  2. para fatos ou coisas que sempre acontecema água congela a 100 graus, um carro tem quatro rodas…
  3. sempre que for usar state verbs – state verbs são os verbos que não representam ações [seem, look + adj, think, like, love, have], e por não representarem ações, são usados no Simple Present

Regras do Simple Present

Aqui vai a “simplicidade” das estruturas do inglês na prática: o verbo que conhecemos no infinitivo [to have, to like, to go] é usado exatamente desta forma nas frases. Para a terceira pessoa do singular [he/she/it], acrescentamos -s no verbo ou no auxiliar.

As perguntas são feitas com a ajuda do auxiliar do, que vai no começo da frase. Na terceira pessoa, o verbo empresta o -s para o do e usamos o auxiliar does e o verbo em sua forma original.

Oportunidade: Quer aprender inglês rápido? Veja o ranking dos melhores cursos de inglês online – Clique Aqui

Na negação, usamos do/does e a partícula de negação not, formando don’t e doesn’t.

Tabela das affirmative and negative forms no simple present:

II work from nine to five.
I don’t work from nine to five.
verb to work
don’t + verbo
YouYou look amazing in this dress.
You don’t look amazing in this dress.
verb to look
don’t + verbo
HeHe plays soccer really well.
He doesn’t play soccer really well.
verb to play + s
does + verbo original
SheShe studies hard to keep her high grades.
She doesn’t study a lot.
verb to study[ies] + s
does + verbo original
ItThis alarm [it] rings very loud.
It doesn’t ring very loud.
verb to ring + s
does + verbo original
WeWe go to the gym together every night.
We don’t go to the gym at the same hour.
verb to go
don’t + verbo
YouYou guys listen to some very weird music.
You don’t listen to good music. 
verb to listen
don’t + verbo
TheyThey manage their store amazingly well.
They don’t manage their store well.
verb to manage
don’t + verbo

Tabela para a interrogative form:

IDo you work from nine to five?
What time do you work?
Yes, I do. / No, I don’t.
I work from 9 to 5.
YouDo you like this dress?
How do I look in this dress?
Yes, I do. / No, I don’t.
You look amazing.
HeDoes he play soccer?Yes, he does.
No, he doesn’t.
SheDoes she study a lot?Yes, she does.
No, she doesn’t.
ItDoes the alarm work fine?Yes, it does.
No, it doesn’t.
WeDo we have English class today?Yes, we do.
No, we don’t.
YouDo you like to listen to music?
What kind of music do you like?
Yes, we do. / No, we don’t.
We love rock music.
TheyDo they work together?
What do they do?
Yes, they do. / No, they don’t.
They own a store.

Olha só estes exemplos:

Verbos de opinião, desejos e preferências [like, love, hate]:
I don’t like tea.
She wants to be a dentist.
He looks tired today.
They love swimming in the summer.
All children like ice-cream.

Ideias que apresentam um fato:
It snows a lot in winter in Russia.
The Earth revolves around the Sun.
Water freezes at 0°C.

Hábitos e rotina:
I run every weekend.
I don’t wash the dishes.
I do the laundry.
He doesn’t teach math.
Julie talks very fast.
My brother takes out the trash.
Dad and I work out together.
They walk slowly.
My father goes to gym every day.
We go to the movies every Sunday.
He catches the train every morning.
I run four miles every morning.

Simple Present ou Present Continuous?

Apesar de terem suas características estruturais bem definidas, estes dois tempos verbais confundem os estudantes, já que ambos tratam do presente. O Present Continuous é o presente das coisas imediatas, acontecendo agora, ou novos hábitos e fatos que [ainda] não são um padrão.

Mr. Johnson teaches our class, but Ms. Jane is teaching us today because he’s sick. – Mr. Johnson é o “detentor do hábito” de dar aulas para uma turma, mas Ms. Jane quebrou este hábito e está lecionando hoje porque ele está doente.

I‘m reading an interesting book, but it’s almost 1000-pages long. – um livro de 1000 páginas é algo que leva tempo para ler, assim como qualquer livro, e este levar tempo pode ser confundido com um hábito, mas a leitura de algum livro é algo temporário, a não ser que…

I read a book every night before I go to bed. – aqui, a leitura é um hábito constante, ou seja, não estou comunicando que estou lendo algum livro, independente do quão longo. Estou dizendo que tenho o hábito de ler todas as noites antes de dormir.

Confere só este vídeo e exercícios abaixo:

Exercícios:

Simple Present - Exercícios

Resolução:

  1. Letra a: Considerando as alternativas, vemos que nesssa frase o sujeito são duas pessoas, Jenny e Carol. Então, estamos falando de “elas” (they), no plural. Sendo assim, o verbo mantém sua forma infinitiva, sem o “to”. Apenas o verbo “go” que é a conjugação correta para THEY (They go).
  2. Nessa frase o sujeito é “cellphone”, um objeto singular. Usamos o pronome “it” para animal ou coisa, e conjugamos o verbo “to have” conforme a regra para a terceira pessoa do singular, na qual muda para “has”. Por tanto, a resposta é: It has a larger screen.
  3. Letra b: Considerando as alternativas, vemos que nessa frase o sujeito é John, masculino singular (he). Seguindo a regra para a terceira pessoa do singular na conjugação do tempo Simple Present, adicionamos “es” nos verbos que acabam em “ch”. Por tanto, conjugação correta é: John teaches.
    Resolução:
  4. Letra d: Considerando o pronome da pergunta (you), usamos “do” na forma negativa, que seria “don’t” na forma abreviada, ou “do not”. Sempre começamos a pergunta com o auxiliar DO/DOES no tempo presente.
  5. Letra a: Considerando as alternativas, vemos que a resposta à pergunta é negativa, e, portanto, devemos colocar a negação (not) depois do auxiliar (does). Lembrando que também pode ser usada a abreviação “doesn’t”.
  6. Letra c: Considerando as alternativas, vemos que a frase está no Present Simple e se refere a mesma pessoa, Ed Sheeran. Para a terceira pessoa do singular, o verbo “to be” fica “is”, e no caso de “sing”, adicionamos “s” no final.
  7. Letra b: Quando fazemos uso do auxiliar DO/DOES, não mudamos o verbo principal (have, no caso). Ele se mantém na forma infinitiva. O auxiliar, porém, deve estar de acordo com o pronome, sendo DOES para he, she e it.
  8. Letra b: Vemos que o sujeito da frase está no plural. Somos eu e meu cachorro, ou seja, “we”. Considerando as alternativas, “go” é a conjugação certa para este pronome. Por estar no tempo Simple Present, o verbo mantém a sua forma infinitiva.
  9. Letra b: Usamos o auxiliar DO com o pronome I, primeira pessoa do singular. Por fazer o uso do auxiliar, entendemos que não é necessário fazer mudanças no verbo principal, que mantém a forma infinitiva. Lembrando que os verbos no tempo Simple Present também não passam por mudanças em frases afirmativas com I, You, We e They.
  10. Respondemos afirmativamente usando primeiramente “Yes”. Considerando que a pergunta é para o leitor, a resposta deve ter “I” como pronome e sujeito da frase e, portanto, deve ser seguido do auxiliar correspondente, “do”.

Não Fique de Fora:

E, se você está procurando algo definitivo, do básico a fluência, e nada que você já tentou deu certo. Veja se você já não viu essas opções que já ajudaram mais de 1300 pessoas a aprender inglês fluente. Clique no botão abaixo para ver:


redes sociais:

Recomendados para você:

    Últimos posts por Redação Equipe (exibir todos)
    Se inscreva
    Me notifique

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    0 Comentários
    Comentários em linha
    Exibir todos os comentários