Interpretação de texto no Simple Present – beginner

A interpretação de textos é a capacidade de compreender o que está sendo dito em uma mensagem escrita. Esta habilidade requer que:

  • saibamos ler e compreender o que é dito, ainda que não tenhamos compreensão de todo o vocabulário;
  • sejamos capazes de buscar informações no texto;
  • sejamos capazes de absorver, refletir e desdobrar o que foi lido.

A interpretação de textos é uma habilidade que deve ser desenvolvida desde o começo do aprendizado de um idioma, já que a interpretação abrange questões muito além de simplesmente ler um texto. Interpretar, compreender e desdobrar são conceitos fundamentais para a fluência, e você só vai saber interpretar criando vínculo e memória com a língua.

I bought a bat yesterday.
She has fair skin.

É graças a interpretação que você entende que eu não comprei um morcego, eu comprei um bastão [de baseball], e que ela não tem pele justa, ela tem a pele clara.

A interpretação [de textos] está relacionada à autonomia no idioma e à noção de pensamento lateral. Hoje vamos começar com um texto bem simples e com vocabulário bem básico e típico do simple present – a rotina. Você pode, inclusive, usá-lo de modelo para praticar.

Para trabalharmos os textos, não vamos trabalhar questões de múltipla escolha. Trabalharemos questões direcionadas, mas mais abertas para que você tenha a chance de praticar o pensamento lateral e não só a fixação.

Responda aos exercícios em um arquivo separado, como um bloco de notas no computador ou celular, e depois cole aqui nos comentários pra gente resolver juntos! 🙂

Simple Present text:

I’m Carl. I’m an English teacher and I have a big family, so I have a very busy daily routine. First, I get up at six o’clock, get washed and dressed and leave for work at seven-thirty. I get to school at eight o’clock. I prepare my lessons and then I teach until noon. The other teachers and I always eat lunch and talk together in the teachers’ room. I teach again in the afternoon and then I correct my students’ homework and tests. After I get back home, I help my kids with their homework. I have three kids in elementary school – Mathew, John and Susie. Then I do some exercise, eat dinner with my family and watch TV before I go to bed at about ten o’clock. We love to watch travel shows. I read in bed for a few minutes before I fall asleep.

Exercises:

1. What is his name? His name is…

2. What is his job?
3. What time does he get up?
4. Does he take a shower* in the morning?
5. What time does he stop working to have lunch?
6. Does he work in an office?
7. Where does he work?
8. Does he eat lunch alone?
9. How many kids does he have?
10. What does he do* before falling asleep?

As perguntas acima eram direcionadas ao texto, ou seja, todas as informações estão escritas claramente. Agora vamos trabalhar questões mais abertas, relacionadas a você ou deduzindo coisas conforme o texto que lemos.

4.What time do you wake up?
5. Where do you work?
6. What do you do?
7.Where do you have lunch?
8. What time do you get back home from work?
9. What do you do at night?
10. Do you go to bed before midnight?

Deixa as tuas respostas aqui nos comentários 🙂

4.7 3 votos
Nota para o Artigo
Ver Melhores Cursos!

Artigos que podem interessar a você:

Se inscreva
Me notifique
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Comente!x