Por que fazer um intercâmbio na Europa? 

Um intercâmbio na Europa é uma das formas que você tem de agregar muitas coisas em sua vida. Melhorar a área acadêmica e consequentemente profissional, é uma delas.

Além disso, conhecer novas culturas será sempre enriquecedor. 

Agora, iremos lhe mostrar os motivos que fazem a Europa ser um dos melhores alvos para a sua viagem.

intercâmbio na europa

Como é feito o deslocamento entre países?

Transitar pelos países europeus é bem fácil. Isso porque os meios de transporte são baratos, e bem práticos.

Ainda falando dos transportes, a Inglaterra é conhecida pela sua pontualidade o que facilita para o passageiro não se atrasar para os seus compromissos.

As placas turísticas têm a função de direcionar tanto moradores quanto turistas o que auxilia bastante seus intercambistas. 

Você ainda conseguirá viajar por esses países sem muita dificuldade. Eles são próximos e em muitas ocasiões uma viagem de trem resolverá toda essa situação.

Sem contar com as lindas paisagens que irá ver ao longo do trajeto.


Qual a moeda utilizada para que eu possa fazer um intercâmbio na Europa?

A moeda oficial utilizada na maioria dos países europeus, é o euro.

É uma moeda muito valorizada quando comparada com o real. Para se ter um exemplo, um euro vale cerca de R$ 5,37, mas é claro que isso varia de acordo com fatores externos que acontecem diariamente.

No entanto, para poder comprar e pagar despesas no Reino Unido, a Libra Esterlina é usada.

Mesmo antes de sua saída da União Européia (Brexit 2020), os países como Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, nunca adotaram de forma oficial o euro. 

A moeda é ligada à monarquia e por isso, é considerada uma das mais antigas da humanidade.

As lojas de departamento e aeroportos localizados no Reino Unido aceitam o euro como moeda de pagamento, no entanto, a grande maioria dos estabelecimentos no Reino Unido, não aceitam esse dinheiro. 

Para conseguir viajar e pagar as suas despesas, as melhores opções é fazer a troca em aeroportos, casas de câmbio ou em bancos. Porém, lembre-se de que existe a possibilidade de perder dinheiro devido a diferença de valores.

Agora se você pretende pagar via cartão de crédito, será cobrado em libras mas será convertido para a moeda do país de origem do turista. A conversão a ser paga será do dia que efetuou a compra.

Eu preciso de visto para o meu intercâmbio na Europa?

Bom, a resposta é que depende da situação. Os turistas brasileiros podem viajar ao continente sem visto, isso se a sua viagem for de no máximo 90 dias.

Viagens curtas ainda garantem, na maioria das vezes, que você passe apenas uma vez na fila da imigração, nos demais destinos, isso dificilmente vai ser solicitado.

Porém, se for viajar por mais de 90 dias, vai ser preciso tirar um visto de acordo com o objetivo de sua viagem.

Para isso, consulte os sites oficiais das embaixadas para saber o passo a passo de cada país. 

Como é a segurança na europa?

A maioria dos países europeus são sinônimo de segurança para os seus moradores e turistas.

As taxas de criminalidade são baixas e isso garante uma estabilidade e sensação de segurança para quem tem a experiência de conhecê-los.

A desigualdade financeira e consequentemente social, também são baixas, e isso afeta os níveis de satisfação e felicidade altos por quem mora nos países europeus.

De acordo com o Índice Global da Paz, a Europa domina o top 10 de países mais seguros, veja o ranking.

  • Finlândia
  • Dinamarca
  • Irlanda
  • Nova Zelândia
  • Áustria
  • Cingapura
  • Portugal
  • Eslovênia
  • Japão
  • 10º Suíça

Uma imersão cultural

Viajar pela Europa vai lhe proporcionar uma imersão cultural nunca antes vista, até porque são 50 países pertencentes a essa região.

O Velho Continente é lugar de momentos históricos. 

Ao longo dos séculos, devido às expedições realizadas, uma cultura ou costume foi-se fundindo ao outro e criando essa imensa diversidade cultural que vemos atualmente.

O antigo e o moderno se misturam na paisagem e nas construções européias, os países respeitam a sua história e a preservam, fazendo com que elas possam ser visitadas por turistas.

Isso os torna excelentes pontos turísticos a se fazer em um intercâmbio.

A gastronomia é outro fator que pode te fazer ficar atraído. Mesmo a culinária brasileira sendo rica, saborosa e diversa, a europeia não fica atrás.

Sabores e particularidades estão presentes nas mesas dos restaurantes que farão o turista nunca se esquecer.

Você vai encontrar duas Europa em uma só, a parte Oriental tem por característica um idioma mais cirílico diferente da parte Ocidental que é mais próxima do Ocidente que estamos acostumados.

A arquitetura é outra diferença entre eles. Cada país buscou a beleza para construir suas casas, prédios, e outras instalações, mas tem algo em comum: todos são belos e chamam a atenção de quem os observa.

Excelente para quem sonha em ser ou já é arquiteto.

As músicas também são diversas, você vai encontrar rock, pop, eletrônica, música lírica dentre outros gêneros nesses países. Então se quiser aproveitar uma boa música, será fácil encontrar o que mais lhe agrada.

A presença do Cristianismo é algo em comum nos países europeus. A religião foi a base para as suas histórias e ideologias de vida e objetivo de fé.

O que essa viagem agrega na minha vida acadêmica?

Um intercâmbio na Europa pode mudar a sua vida em vários sentidos.

Você pode estudar por um tempo em alguma High School, fazer uma escola de idiomas ou até mesmo um curso superior.

Mas para isso, você deve se informar nas instituições de ensino que deseja ingressar e saber quais são os requisitos necessários com o objetivo de realizar a sua candidatura.

Além disso, existe a possibilidade de você conseguir uma bolsa de estudos, isso principalmente acontece em cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado.

Cada instituição tem o seu método, e a melhor forma de descobrir, é se informando nos meios de comunicação oficiais.

Isso vai influenciar diretamente o seu currículo profissional, possibilitando abrir novas oportunidades de emprego ou melhorias em sua área.

Ainda sobre a vida acadêmica, o Velho Continente possui algumas das melhores instituições de ensino superior mundial. Cambridge, Oxford, UCL, Universidade de Manchester, Universidade Técnica de Munique e PSL são alguns desses exemplos.

E da minha área profissional?

Quem já é formado também pode fazer um intercâmbio na Europa. Muitas empresas contratam estrangeiros para estágios e posteriormente essas pessoas podem até serem efetivadas no cargo.

Alguns congressos nesses países auxiliam no networking, com isso, ligações profissionais podem ser criadas e a troca de conhecimento ocorre naturalmente. Um exemplo disso, é o Future News que acontece em Londres, na Inglaterra.

Esse congresso seleciona 100 pessoas a cada edição e isso ajuda a aperfeiçoar o seu currículo, sem contar que eles ficam em contato direto com algumas das mais importantes empresas de comunicação mundial.

Existem casos em que você ainda consegue estudar e ao mesmo tempo trabalhar. Mas nessa grande maioria, há um limite de horas semanais a se ter no emprego. 

O intercâmbio de Au Pair é mais uma opção em unir esses dois fatores.

Ele é mais voltado para mulheres entre 18 a 25 anos e muitos países europeus aceitam esse tipo de função. Além disso, você recebe um auxílio para usar em seus estudos. Para saber mais, clique nesta matéria.

Quanto vou gastar em um intercâmbio para a Europa?

Isso vai depender muito sobre qual objetivo você deseja e também qual será o seu destino dentro da Europa. Os gastos durante a viagem irão determinar quanto será o custo de sua estadia.

Um exemplo, se você quiser fazer muitas compras, comer em lugares um pouco mais caros e até se hospedar em hotéis com mais conforto, isso vai requerer levar uma quantia maior de dinheiro.

O pagamento em uma escola de idiomas, por exemplo, pode custar a partir de três mil, isso em euros ou em libras.

Um pacote em uma agência de turismo às vezes pode sair mais caro, no entanto, vai oferecer serviços auxiliares principalmente na questão de segurança, assistência e ajuda na emissão de vistos.

Se o seu desejo é um intercâmbio de inglês na Europa, Malta consegue ser um destino com preços menores.

A ilha é ideal para quem quer ser bem recebido em um país europeu que tem um excelente nível de educação, opções para atividades ao ar livre e ainda trabalhar e estudar nela com valores baixos. 

Quais países posso aperfeiçoar o meu inglês?

Se a sua ideia é aperfeiçoar o inglês para que não tenha problemas quando for usá-lo, você pode fazer isso na Europa.

Existem quatro países que permitem esse tipo de intercâmbio: Malta, Inglaterra, Escócia e Irlanda.

Porém, você pode buscar outros países com o objetivo de melhorar as demais línguas faladas por eles. Segue a lista:

  • Alemão: Alemanha, Bélgica, Áustria, Liechtenstein, Suíça e Luxemburgo
  • Italiano: Itália, Vaticano, San Marino e Suíça
  • Francês: França, Bélgica, Suíça, Mônaco e Luxemburgo
  • Sérvio: Sérvia
  • Croata: Croácia
  • Ucraniano: Ucrânia
  • Russo: Rússia e Bielorrússia
  • Grego: Grécia e Chipre
  • Maltês:  Malta
  • Polonês: Polônia
  • Neerlandês: Bélgica e Países Baixos
  • Sueco: Suécia
  • Dinamarquês: Dinamarca
  • Esloveno: Eslovênia

Agências que têm destinos na Europa

No Brasil, encontramos muitas agências de intercâmbio que oferecem como destino a Europa. A melhor, será a que atender de forma satisfatória os seus desejos e necessidades.

Então é importante pesquisar bastante e conversar com os especialistas de cada agência pesquisada.

A seguir, uma lista de algumas agências:

As vantagens de fazer um intercâmbio na Europa

Nesta parte, resumimos as vantagens para você viajar rumo a um intercâmbio europeu.

  • Imersão cultural;
  • Segurança;
  • Instituições de ensino de qualidade;
  • Várias opções de viagem;
  • Pode fazer intercâmbio de idiomas em diversas línguas;
  • Você consegue estudar e trabalhar em alguns lugares;
  • Meios de transportes pontuais, rápidos e fáceis;
  • Melhora o currículo acadêmico e profissional

Download Gratuito

Cronograma Autodidata Para Aprender Inglês Básico Em 34 Dias

Baixe agora clicando no botão abaixo
DOWNLOAD NOW

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Download Gratuito

Cronograma Autodidata Para Aprender Inglês Básico Em 34 Dias

Baixe agora clicando no botão abaixo
DOWNLOAD NOW
close-link
(Grátis) Baixe o E-book Inglês em 34 Dias - Cronograma Autodidata
Baixar Ebook
close-image