Livros em inglês sempre serão uma das melhores formas de aprender.

Por isso separei para você os 20 melhores livros para aprender inglês.

Vamos lá?

Melhores Livros Para Aprender Inglês

Eu coloquei os melhores livros de acordo com avaliações e minha opinião. 

Dentro da descrição também explico nível indicado (iniciante, intermediário) para poder aproveitar e aprender da melhor forma possível.

para algumas recomendações, você consegue um bom desconto se tiver um Kindle – eu utilizo e recomendo, mas alguns preferem livros (eu também às vezes) por isso todos são livros físicos na lista.

English for Everyone: Level 1: Beginner, Practice Book: A Complete Self-Study Program (Inglês) Capa comum – 28 Junho 2016

Autor: Empresa
Editora: DK
Indicação: Iniciante – Intermediário
Preço: 71,67

Capa do livro para aprender inglês "English Everyone"


Um livro muito procurado por brasileiros.
Uma qualidade de nível profissional.
Gostei muito da dinâmica com imagens e situações, tudo graficamente bem feito.
Lembrando que acompanha um app que dá acesso aos áudios.
Muito legal. Se você gosta de preencher exercícios bem visuais e explicações bem claras, esse é um bom livro para aprender inglês de forma independente.
Recomendo é um bom primeiro passo.
O livro está todo em inglês mas os exercícios são muito intuitivos. Se você ficar com dúvida, um bom e velho dicionário é sempre a melhor solução.

Inglês na Ponta da Língua – Método Inovador Para Melhorar Seu Vocabulário em Inglês

Autor: Denilso de Lima

Editora: Alta Books

Indicação: Iniciante

Preço: 120,00

A proposta desta obra é focar no vocabulário, deixando a gramática apenas como um corredor para este fim.

O livro pretende servir de guia para qualquer estudante do inglês, seja aquele que frequenta um curso ou quem está em jornada solo. O autor, brasileiro, traz um método diferenciado, qualificando-o de “mais natural” que os demais.

Capa do livro "Inglês na Ponta da Língua"

Há também um blog homônimo, sempre atualizado pelo próprio autor da obra, que traz diversos textos em inglês, dicas de uso correto do vocabulário e correções de erros gramaticais mais comuns.

O ponto alto aqui é a interação do autor, muito presente em todas as redes sociais, fazendo com que sua obra esteja em constante movimento e os estudantes sempre engajados em novas propostas.

Muito interessante tanto para iniciantes, quanto para quem já tem vasto conhecimento na língua. Sempre há o que aprender!

Practice Makes Perfect: English Conversation, Premium Second Edition (Inglês) Capa comum – 16 Agosto 2016

Autor: Jean Yates

Editora: McGraw-Hill Education; Edição: 2 (16 de agosto de 2016)

Indicação: Intermediário

Preço: 73,95

Indicado para elevar o nível de conversação em inglês. 

Capa do livro "English Conversation"

O livro possui as situações mais comuns em diálogos em inglês. 

Livro com mais de 1 milhão de cópias vendidas.

Além disso oferece  acesso aos áudios dos exercícios, tornando uma solução completa.

Excelentes avaliações. 

Recomendando para as pessoas do nível intermediário e que querem ter um inglês de conversação mais elevado.

Word Power Made Easy: The Complete Handbook for Building a Superior Vocabulary (Inglês) Edição econômica – 4 Novembro 2014

Autor: Norman Lewis

Editora: Anchor Books

Indicação: Intermediário

Preço: 111,00

Este livro foi primeiramente publicado há mais de 60 anos atrás e continua no mercado, agradando a bastante gente.

É um livro voltada para a construção de vocabulário. Conta com seções divididas situacionalmente, tais como flatter friens (em tradução livre “bajular amigos”), how to talk precisely about Science (como conversar com precisão sobre ciências) e muitas outras de grande abrangência.

Capa do livro "Word Power Made Easy"

Trata-se de um livro secundário em relação à aprendizagem da língua, não constituindo guia ou manual. Pretende somente incrementar o nível de vocabulário do leitor.

Escrito de forma leve e bem-humorada, é uma leitura simples e até bastante educativa.

Apesar de conter exercícios e recursos de fixação, não se presta de forma majoritária ao ensino da língua. Apenas um auxiliar para construção de maior acervo de vocabulário de uma maneira mais casual. É um bom método de memorizar as palavras e seus significados sem ter que passar pelo processo chato de decorá-las.

The Blue Book of Grammar and Punctuation: An Easy-To-Use Guide with Clear Rules, Real-World Examples, and Reproducible Quizzes (Inglês) Capa comum – 10 Fevereiro 2014

Autor: Jane Straus,‎ Lester Kaufman,‎ Tom Stern

Editora: Wiley

Indicação: Intermediário

Preço: 98,00

Escrito de forma estruturada, este livro pode servir de guia para quem está adentrando no mundo da língua inglesa, devendo ser notado que é um best-seller, tendo muita aceitação por estudantes ao redor do mundo.

O ponto alto do livro é a grande quantidade de exercícios que contém; de fato, os autores providenciam com que o aprendizado se dê, mormente, através dos exercícios, metodologia muito bem aceita por grande parte dos estudantes de qualquer área.

Capa do livro "The blue book of Grammar"

O livro é todo escrito em inglês, portanto, demanda algum conhecimento prévio da língua. Iniciantes vão encontrar dificuldade em lidar com o material se não tiverem pelo menos alguma capacidade de leitura e interpretação de texto.

O livro foca em gramática da língua inglesa e pontuação, o que é um grande diferencial, já que muitas outras gramáticas tradicionais deixam este último tópico de fora.

Bem indicado para quem está se preparando para provas internacionais, pois regras de pontuação variam do português para o inglês e conhecimento nesta área será bem útil na prova discursiva.

Fluent in 3 Months: How Anyone at Any Age Can Learn to Speak Any Language from Anywhere in the World (Inglês) Capa comum – 11 Março 2014

Autor: Benny Lewis 

Editora: HarperOne 

Indicação: Intermediário

Preço: R$ 101,00

Uma abordagem não tradicional.

O livro é escrito por um poliglota famoso que fala mais de 12 idiomas por isso achei que vale a pena ler.

Capa do livro "Fluent in 3 Months"

A principal característica é que você deve aprender as expressões primeiro e já iniciar a falar inglês, seguindo o clichê de crítica a escolas tradicionais que buscam ensinar gramática.

O título é obviamente marketing. 

O livro dá uma série de dicas, mas nada muito profundo justamente para adquirir seus cursos.

Se você quer ser um poliglota e já sabe ler em inglês, é muito válido.

Practical English Usage, 4th edition: Paperback: Michael Swan’s guide to problems in English (Inglês) Capa comum – 22 Dezembro 2016

Autor: Michael Swan

Editora: Oxford University Press

Indicação: Intermediário

Preço: 386,00

Trata-se de um livro de consulta geral de uso da língua inglesa. Conta com duas partes distintas: a primeira parte dedica-se ao estudo da gramática e vem subdividida em tópicos. Na nova edição, há destaque para os erros mais comuns e métodos de evita-los. Muito fácil, portanto, de manusear.

A segunda parte é um guia de vocabulário-chave, que inclui um guia de palavras problemáticas, aquelas sobre as quais geralmente são apresentadas maiores dificuldades pelos estudantes.

Capa do livro "Practical English Usage"

A edição mais recente também é disponível online, sendo que esta contém 87 testes destinados ao estudantes para auto avaliação de seu conhecimento.

O autor desta obra é um renomado linguista, que dedica boa parte de seu tempo ao estudo da aplicação da teoria linguística na prática da sala de aula e prática do ensino da língua inglesa.

É uma obra que pode ser incrivelmente válida para tirar dúvidas, eis que o autor se debruça sobre os questionamentos mais contumazes dos estudantes do inglês como segunda língua, já tendo identificado os problemas mais recorrentes e trazendo explanações simples e claras de como solucioná-los.

Basic Grammar in Use: Self-Study Reference and Practice for Students of North American English with Answers

Autor: Raymond Murphy, William R. Smalzer

Editora: Cambridge University Press

Indicação: Intermediário

Preço:

O livro é o primeiro de uma série no mesmo formato. Portanto, é indicado para alunos iniciantes no estudo da língua inglesa, neste caso, focado no inglês americano.

É indicado tanto para aqueles que estudam de forma independente quanto para uso em cursos regulares, pois a estrutura é bem alinhavada, dedutiva, trazendo exercícios e respectivas respostas e acompanha um CD-ROM, com centenas de atividades complementares, o que ajudará, de forma secundária, no estudo da pronúncia.

Capa do livro "Grammar in Use"

As explicações são bastantes claras para estudantes brasileiros e é muito bem indicado aos iniciantes, pois contém exercícios focados no assunto tratada em cada seção.

Obra proveniente de uma editora muito bem conceituada, é um bom e seguro investimento para quem deseja uma obra sólida, inclusive que guie para uso acadêmico e /ou profissional.

Student Grammar of Spoken and Written English

Autor: Douglas Biber ,‎ Susan Conrad,‎ Geoffrey Leech

Editora: Longman

Indicação: Intermediário

Preço: 298

Esta é uma obra bastante dinâmica, pois traz para análise diversos textos tanto jornalísticos quanto acadêmicos e literários, com o intuito de através deles, ensinar gramática e vocabulário.

É um livro bastante extenso (são quase 450 páginas) e dedicado àqueles que já possuem nível intermediário; sem este nível de conhecimento, não será possível compreender a maior parte dos textos trazidos e a metodologia aplicada pelo autor estará, portanto, perdida.

Capa do livro "Longman"

Os textos, muitas vezes, são bastante densos e complexos, requerendo que o leitor busque ajuda em dicionário. Contudo, como já dito, é um livro dedicado a aprendizagem de nível avançado de inglês e é isso que se espera de uma pessoa que deseja se tornar bilíngue: que esteja apta a interpretar textos e situações comunicativas tais como um nativo o faria.

Não é indicado particularmente para estudantes independentes; o material é mais focado em aprendizagem em salas de aula / cursos regulares.

10º Understanding And Using English Grammar Student Book W/ Essential Online Resources: Student Book With Essential Online Resources Access Code Inside (Inglês) Capa comum – 6 Janeiro 2017

Autor: Betty S. Azar

Editora: Pearson

Indicação: Intermediário

Preço: 449,00

Esta é uma autora bastante festejada no meio editorial de livros de ensino de ESL (english as a second language), bem como entre seus leitores, por utilizar práticas didáticas muito acessíveis e praticáveis.

Este volume é bastante focado em gramática, utilizando-se da ótima didática da autora para misturar o aprendizado gramatical com aprendizado de métodos de comunicação oral e escrita.

Capa do livro "Understanding the English Grammar"

Este livro está no mercado há décadas, já sendo esta aprovação suficiente de que é um ótimo livro e funciona muito bem no que se propõe. E apesar de estar tanto tempo no mercado, as novas edições vêm constantemente sendo revisadas e adicionados novos exercícios que desafiam e ao mesmo tempo entretêm o estudante.

No entanto, algumas pessoas vêm apresentando algumas reclamações a respeito da edição mais recente ( de 2017): erros de escrita e nas respostas dos exercícios (o que é impensável numa obra que se destina a ensinar uma língua), conteúdo escasso e pobre nos recursos online e resposta dos exercícios apenas no conteúdo online, não tendo sido impressas junto ao livro, dificultando o acesso.

11º Ultimate Phrasal Verb Book (Barron’s Foreign Language Guides) (English Edition)

Autor: Carl W. Hart

Editora: Barron’s Educational Series; Edição: 3 (1 de fevereiro de 2017)

Indicação: Intermediário

Preço: R$ 86,13

Verbos frasais em inglês são essenciais para você sair do básico e intermediário.

Capa do livro "The ultimate phrasal Verb Book"

O domínio deles o ajudará a falar um inglês fluido. 

Mostra um conhecimento mais elevado do idioma.

O livro mostra 400 frasais verbos essenciais com exemplos e exercícios. Ótimo para se preparar para testes de proficiência.

Está sendo muito bem recomendado pelos leitores.

O livro mostra ser de qualidade e ter  uma didática muito boa.

12º Gramática de uso da Língua Inglesa: a Gramática do Inglês na Ponta da Língua (Português) Capa comum – 22 Agosto 2018

Autor: Denilso Lima

Editora: Alta Books

Livro escrito por autor brasileiro, especialista no ensino da língua inglesa há mais de 20 anos, com larga experiência em diferentes escolas do país.

O ensino aqui, apesar de voltado mesmo para a gramática, para o uso correto e bem estruturado da língua, é bastante voltado para o cotidiano, tornando a leitura muito mais dinâmica que em gramáticas tradicionais.

Capa do livro "Gramática de uso da Língua Inglesa"

Em razão de ser o autor brasileiro, o mesmo já tem prévio conhecimento dos erros e dúvidas mais comuns que acometem os estudantes brasileiros, dissipando-os logo de início, o que é uma grande vantagem para o estudante.

É uma obra interessante inclusive para professores, que podem se beneficiar das dicas do especialista e reavaliarem seus métodos, usando este novo par de olhos ao passar seus conhecimentos.

Em razão de haver muita contextualização do conteúdo teórico, a obra é clara e de leitura leve.

13º NTC’s Dictionary of Everyday American English Expressions (McGraw-Hill ESL References) (English Edition)

Autor: McGraw

Editora: McGraw-Hill; Edição: 1

Indicação: Intermediário – avançado

Valor: 221,00

São expressões utilizadas no dia a dia no inglês.

Capa do livro "NTC'S Dictionary"

Livro muito recomendado para pessoas que querem deixar o inglês mais natural e como se fosse nativo.

São mais 770 – tópicos se estudado com carinho e dedicação o deixará preparado para qualquer situação cotidiana.

14º Combinando Palavras em Inglês (Português) Capa comum – 22 Junho 2018

Autor: Denilso de Lima

Editora: Ltc

Indicação: Iniciante

Preço: 54,00

Neste livro, o foco é o que o autor chama de “collocation”, o que significa, como o título induz, a forma de colocação de palavras nas frases de modo que façam perfeito sentido.

Por vezes, por mais conhecimento gramatical que o estudante possua, a real fluência em uma determinada língua deriva do uso correto que fazemos do vocabulário inserido na estrutura da frase e esta em seu contexto devido.

Capa do livro "Combinando palavras em inglês"

Aqui, o autor apresenta múltiplos exemplos do que se deve e não se deve usar em determinadas situações, trazendo exemplos situacionais para o estudante, trazendo tais conhecimentos de forma muito prática.

Com texto bastante claro e direto, não se trata de um curso básico de inglês, mas uma daquelas obras acessórias indispensáveis para quem pretende extrapolar os princípios da língua e tomar rumo à fluência conversacional.

Muito útil para aqueles que pretendem fazer algum tipo de prova de proficiência, eis que sempre há provas de conversação e nestas é essencial demonstrar capacidade de interlocução com um nativo.

15º Macmillan Eng. Grammar In Context With CD-Rom-Int. (W/Key) (Inglês) Capa comum – 1 Janeiro 2008

Autor: Michael Vince

Editora: MacMillan

Indicação: Intermediário

Preço: 154,55

O autor deste livro é britânico, tendo feito graduação e pós-graduação pela Cambridge University na área de educação, umas das mais bem conceituadas do mundo.

Este livro, parte de uma série de 3 níveis (básico, intermediário e avançado), possui uma ferramenta incrível que o diferencia das demais gramáticas tradicionais: a interdisciplinaridade. Os conteúdos relacionados à gramática inglesa vêm exemplificados unindo-se à geografia, história, estudos sociais, artes e ciências. Este é um recurso sensacional, pois permite que o estudante aprenda a língua em suas diferentes nuances diretamente na aplicação de conteúdos relacionados culturalmente.

Capa do livro "Macmillan English Grammar in Context"

Além desta metodologia tornar o aprendizado mais interessante, traz o aluno à uma imersão muito mais profunda de forma sutil, leve e bastante clara.

Os exercícios do livro possuem suas respectivas respostas no CD-ROM, que contém, ademais, exercícios interativos bem interessantes e um glossário das palavras destacadas no texto do autor em todo o material impresso.

Ótimo investimento para quem deseja aprofundar-se não só na língua inglesa, mas na cultura educacional (no caso, a britânica).

16º Common American Phrases in Everyday Contexts: A Detailed Guide to Real-Life Conversation and Small Talk (Inglês) Capa comum – 15 Novembro 2011

Autor: Richard A. Spears

Editora: McGraw-Hill; Edição: 3

Preço: 63,95

Indicação: Intermediário

São mais de 1900 expressões em inglês do dia a dia americano.

Capa do livro "Common American Phrases"

Livro pensando em não nativos. Procurando explicar cada situação, qual frase é mais apropriada, quais frases podem levar a mal entendidos.

É um excelente livro. Quando mais expressões se conhece, mais se tem um inglês fluido e trabalha a sua confiança, uma vez que você saberá que está falando certo.

17º A Chave do Aprendizado da Língua Inglesa

Esse livro é do Adir Ferreira – o site me ajudou muito no aprendizado.

Editora: Editora Alta Books; Edição: 1 (31 de agosto de 2018)

Indicação: Iniciante

Preço: 52,90

Gosto bastante das técnicas dele que mostra ser uma pessoa muito profissional e didática.

capa do livro "A chave do aprendizado da língua inglesa"

Com certeza recomendo o livro que mostra com detalhes como aprender inglês e a importância de praticar o idioma, o que acho essencial em uma obra.

18º Como Dizer Tudo em Inglês: Livro de Atividades (Português) Capa comum – 5 Setembro 2018

Autor: Ron Martinez

Editora: Elsevier

Indicação: Iniciante

Preço: 57,90

Este livro é indicado para quem já possui algum conhecimento em língua inglesa, algo em torno do que se considera entre básico e intermediário.  É uma obra bastante didática, pois indica ao leitor situações e contextos específicos para que o correto uso da língua seja aplicado.

O interessante da obra é que, além de trazer as devidas contextualizações em português (o que é bastante necessário para quem não possui autonomia completa no uso adequado da língua), pode ser útil ao leitor das situações mais formais, tais como em meios profissionais ou em encontros em que haja um nível maior de solenidade, o que acontece bastante quando se está fora do país em um cenário completamente novo e, por isso, muitas vezes complicado.

capa do livro para aprender inglês "Como dizer tudo em inglês"

Não é um livro de aprendizagem linear nem tem a intenção de fazer o leitor aprender gramaticalmente e definitivamente a língua, mas é super indicado a quem tem certa dificuldade ou mesmo insegurança em situações práticas e deseja comunicar-se com mais maleabilidade e autoconfiança com nativos ou em situações que requeiram o inglês como forma imperativa de comunicação.

Uma curiosidade: o autor, muito bem conceituado no mundo acadêmico, possuindo mestrado e doutorado voltados à língua inglesa, interessa-se especialmente a aprendizes brasileiros, o que para nós é uma grande vantagem.

19º Barron’s E-Z Spelling (Inglês) Capa comum – 1 Abril 2011

Autor: Linda Eve Diamond,‎ Francis Griffith, Joseph Mersand

Editora: Barron’s Educational Series

Indicação: Intermediário

Preço: 84,00

Este livro foca na pronúncia correta das palavras. Ainda que seja mais simples hoje em dia verificar a correta pronúncia (diversos sites e aplicativos contém esta função), é importante para o estudante conhecer de antemão as regras básicas de pronúncia de fonemas, que se aplicam a toda a língua. Com tal conhecimento, não é necessária a checagem de palavra por palavra. Facilita muito, certo?

Bastante indicado para quem se prepara para provas internacionais de proficiência em língua inglesa, já que as mesmas possuem uma seção exclusiva de entrevista, na qual a correta pronúncia das palavras é verificada e retirados pontos do candidato ao menor sinal de erro.

Capa do livro para aprender inglês E-Z Spelling

Além de trazer as regras de pronúncia, o autor identifica o porquê dos principais erros e oferece importantes dicas para que tais erros não voltem a acontecer.

O livro contém uma importante lista de homófonas (palavras escritas de modo diverso, mas pronunciadas de forma similar) e homônimos (palavras pronunciadas de forma similar, mas com significado e escrita diferente), além de lista de palavras mais frequentemente pronunciadas de forma incorreta.

20º Megakit Inglês Para Leigos – Livros e CDs (Português) Capa comum – 15 Agosto 2012

Autor: Geraldine Woods, Jessica Langemeier e Gail Brenner

Editora: Alta Books

Indicação: Iniciante

Preço: 185,40

Da série “Para Leigos” (For Dummies), que apresenta dezenas de livros com matéria introdutória sobre os mais diversos temas (desde matemática a sushi), este livro é uma boa introdução ao inglês, apresentando de forma bastante didática conteúdos gramaticais e vocabulário.

livro para aprender inglês para leigos

É um verdadeiro guia prático para a língua, tendo como ponto alto um guia de pronúncia das palavras, apresentando ao leitor os fonemas de forma simplificada, muitos deles estranhos aos falantes da língua portuguesa. A editora basicamente transcreve as palavras para o português como método de ensino de pronúncia.

Contendo 4 livros, sendo dois deles menores (que podem ser levados a todos os lugares com mais facilidade, em viagens, por exemplo) e 4 CDs, encontram-se aí formas de perguntar e responder tais questionamentos, levando o leitor por meio de indução a muitas outras que ali não estejam.

Livro altamente indicado para iniciantes que buscam uma forma de introdução. Escrito em inglês por autores nativos, contém expressões idiomáticas e situações reais para uso efetivo  do conteúdo.

Livros recomendados apenas para ler

  • The Perks Of Being Wallflower
  • Harry Potter
  • Historia Sem Fim
  • Mágico de Oz
  • Alice no País das Maravilhas
  • Readers
  • The Great Gatsby
  • Jon’s first Kiss
  • Bristol Murder
  • One night at museum
  • Psycho
  • Els A1 reading
  • Agatha Cristie’s novels
  • Charlotte’s web – Elwyn Brooks White
  • Diary of a Wimpy Kid
  • Graded Books
  • Pequeno Principe
  • The Fault in our Stars
  • Penguin Readers
  • Macmillan Readers
  • The Picture of Doran Gray
  • Billy Elliot
  • Anjos e Demonios
  • Nicholas Sparks

Veja também: https://aprendafalaringles.com.br/dicas-aprender-ingles-sozinhoa/#reading

Sites Para Baixar Livros de Inglês Gratuitos

Qual seu nível de proeficiência em Leitura em Inglês?

  • A1 Starter – frases básicas para comunicação
  • A2 Beginner – frases de necessidade imediata
  • B1 Elementary – quando você consegue explicar brevemente sobre planos e opiniões
  • B2 Pre- Intermediate – ideias principais de textos mais complexos
  • C1 Intermediate – compreende textos mais longos e complexos e significados implícitos
  • C2 Upper – quando você compreende com facilidade quase tudo que lê e ouve.

E você tem algum livro que está aprendendo inglês?