Intercâmbio: o que é e como funciona?

Você deve já ter visto muito ou ouvido sobre intercâmbio. Mas será que você sabe o que ele é e quais os seus benefícios?

Bom, se a resposta for não, fique tranquilo, porque nesta matéria você saberá de tudo!

O que é um intercâmbio?

Um intercâmbio nada mais é do que uma viagem que você realizará trocas, principalmente a cultural e a de idiomas.

Você irá morar em outro país, conhecendo novos costumes além de estudar e aperfeiçoar o seu conhecimento.

Mas lembre-se, verifique os documentos necessários para a sua viagem, vacinas obrigatórias e regras estipuladas nos aeroportos, Receita Federal e Alfândega.


Quais são os tipos de intercâmbio?

Atualmente, existem seis tipos de intercâmbio que você pode fazer no exterior.

Todos eles têm as suas vantagens e desvantagens mas que irão lhe garantir experiências marcantes.

High School

intercâmbio - high school

Esse intercâmbio é voltado para quem tem como objetivo fazer um período do ensino médio ou todo ele fora do país.

Estados Unidos, Canadá e a Europa são os destinos mais procurados pelos brasileiros. O tempo normal é de um ano, mas existem intercâmbios mais curtos.

Ele é destinado para jovens entre 14 a 19 anos e que ainda estejam no ensino médio.

Estudantes brasileiros podem fazer esse tipo de viagem e após o seu retorno, poderá fazer a equivalência e usar o currículo da escola estrangeira aqui no Brasil.

Uma das vantagens é que você terá um contato direto com estudantes nativos do país e aqueles que decidiram fazer o intercâmbio.

A CI Intercâmbio, uma das melhores agências de viagens, fez um vídeo explicando como é estudar fora no Brasil em uma High School.

Escola de idiomas

intercâmbio - escola de idiomas

Um curso numa escola de idiomas tem como foco, o aperfeiçoamento da língua estrangeira. Diversas agências de intercâmbio oferecem esse tipo de viagem.

O período desse intercâmbio dependerá muito do seu tempo, objetivo e orçamento.

Para quem quer melhorar o seu inglês, a melhor escolha em termos de preço é o Canadá.

O dólar canadense é mais barato, se comparado com as moedas dos Estados Unidos e da Inglaterra, por exemplo. Mas mesmo assim, conseguirá ter um bom ensino da língua além de conhecer uma nova cultura. 

É importante compreender qual turma da escola de idiomas você se encaixa melhor.

Isso porque quem tem uma língua estrangeira do nível básico, o recomendado é procurar turmas desse nível.

Quem já está no nível intermediário ou avançado, uma ótima opção é encontrar programas e cursos combinados para lhe ajudar a ter uma segurança maior no idioma.

Além disso, terá uma imersão total na cultura, costumes e língua do país de forma integral, acelerando o seu aprendizado.

Uma das maiores dúvidas, é saber o tempo ideal desse intercâmbio de idiomas. Para lhe ajudar, recomendamos o vídeo do canal da Ana Carvalho.

Lá ela conta como funcionam os pacotes das agências, as vantagens e também dá dicas para a viagem.

Ensino superior

intercâmbio - ensino superior

Você pode estudar um curso inteiro ou parte dele de uma graduação, pós, mestrado, doutorado, MBA, residência em Medicina ou PhD  em algum país do exterior. 

É um intercâmbio que vai requerer gastar mais, isso porque precisa pagar as mensalidades do curso, gastos com alimentação, hospedagem, transporte e outras despesas.

Porém, você pode recorrer a bolsas das instituições que, em alguns casos, podem ser integrais.

Au Pair

intercâmbio - au pair

O intercâmbio de Au Pair lhe garante morar com a família da qual irá cuidar das crianças, receber por isso e também estudar no país.

Cada lugar tem regras diferentes para a entrada do visto para Au Pair, então o conselho é verificar tudo antes de arrumar as malas.

A viagem pode durar um ano e pode ser renovada se ambas as partes decidirem por isso.

Neste vídeo, você verá o depoimento de Mi Alves no canal Estudar Fora que relata a sua experiência como Au Pair.

Trabalho voluntário

intercâmbio - trabalho voluntário

É um tipo de intercâmbio onde você vai para um país por um valor mais barato e em troca, realiza uma ação social de forma voluntária. 

O currículo profissional é uma das coisas que será aperfeiçoada e que faz com que ele fique mais valorizado.

Você pode trabalhar com crianças, idosos, animais e pessoas carentes.

Estudar e trabalhar

intercâmbio - estudar e trabalhar

Alguns países permitem que o seu intercambista estude e trabalhe enquanto estiver por lá.

No entanto, isso vai depender do tipo de intercâmbio. O motivo é que algumas universidades restringem os seus alunos a apenas estudar, impossibilitando o trabalho.

Em outros casos, você não consegue o visto de estudo e trabalho porque o país não emite esse tipo de documento.

Nas férias para quem consegue trabalhar, pode exercer essa função em tempo integral. Compreender bem a língua do país será essencial para arrumar um emprego.

O Matheus Tomoto explica melhor sobre alguns países que aceitam que seus intercambistas estudem e trabalhem. Clique aqui para ver o vídeo.

Tem idade limite para fazer intercâmbio?

Apenas o intercâmbio de High School e de Au Pair possuem limite de idade. Os demais, não tem limite e você pode fazer em qualquer idade e quando quiser.

O mais importante é saber que deverá ter maturidade para uma viagem internacional e entender que terá que se adaptar à nova cultura, costumes e até a alimentação.

O intercâmbio vai me ajudar na minha carreira profissional?

Sim, ele vai. Até se for fazer um intercâmbio de idiomas poderá ser essencial para conseguir a tão sonhada vaga de emprego.

Isso porque muitas empresas atualmente têm procurado profissionais que tenham proficiência em alguma língua estrangeira, principalmente o inglês.

Dessa forma, ao saber que realizou uma viagem para este fim, poderá obter uma vantagem em relação aos demais candidatos. 

Caso queira cursar uma graduação fora do Brasil, fazer High School no exterior será uma vantagem a mais quando se candidatar. Isso porque as instituições perceberão que você já sabe como o ensino fora do seu país funciona.

Ter uma graduação ou ter estudado em um período numa universidade internacional eleva o seu currículo.

Realizar um summer job acrescenta na sua carreira profissional. Ele é uma espécie de estágio que pode ser feito nas férias ou como um estágio de verão. 

Muitos países oferecem o summer job, mas ele não é fácil de conseguir. É preciso pesquisar bastante e descobrir se as universidades, organizações e empresas oferecem esse intercâmbio.

O intercâmbio vai me ajudar no desenvolvimento pessoal?

Com o intercâmbio, você terá a chance de desenvolver áreas que talvez não conseguiria aqui no Brasil. Estar em uma nova cultura te obriga a se adaptar e entender como proceder em determinadas situações.

Além disso, ajudará a perceber quais áreas você pode focar com o objetivo de melhorar.

Isso vai abrir a possibilidade de se tornar uma pessoa capaz de enfrentar problemas, e estar apta a se candidatar a vagas melhores de emprego.

Diversidade cultural

Estar em um novo país lhe dará um choque cultural no primeiro momento. Serão descobertas coisas que antes nunca havia vivenciado e que irão marcar em sua vida.

A história local ainda poderá ajudar no intercâmbio do qual escolheu para viajar, principalmente se envolver cursos relacionados à história ou arquitetura.

Serão novos costumes, novas formas de realizar atividades durante o dia. Sua rotina mudará por completo.

A sua bagagem cultural voltará bem maior do que quando saiu do Brasil. E com certeza, virá com excesso de bagagem neste caso.

Novas formas de conhecer pessoas

Fazer um intercâmbio vai proporcionar conhecer novas pessoas e as culturas de cada uma. Isso porque você não vai encontrar apenas os nativos do país, mas intercambistas que estão ali com o mesmo objetivo.

Você vai realizar trocas, terá ajuda em questões que talvez necessite, além de ter a possibilidade de fazer um bom network e quem sabe, será essencial para a sua vida acadêmica ou profissional.

Eu posso viajar sem uma agência de intercâmbio?

Sim, você pode. No entanto, o ideal é comprar um pacote em uma agência especializada porque ela irá prestar assistência corretamente. 

Ela pode lhe ajudar na solicitação de vistos, compra de passagens, procura por hospedagem e muitas delas, ainda atendem 24 horas caso for preciso.

Existem muitas empresas no Brasil para prestar atendimento. Algumas das melhores agências de intercâmbio são: Optima Intercâmbio, Egali, STB, Kaplan, CI Intercâmbio e Hello Study.

Então, quais são os benefícios de fazer um intercâmbio?

Aqui traremos um resumo com os motivos para que você embarque em um intercâmbio. Não se preocupe se ainda não tem previsão para viajar.

O importante é estar preparado para quando o momento acontecer.

  • Desenvolvimento pessoal;
  • Melhorar o currículo;
  • Criar contatos e fazer network;
  • Melhores oportunidades em emprego;
  • Aprender ou aperfeiçoar outro idioma;
  • Imersão cultural;
  • Conhecer novos lugares.


0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x