INSTAGRAM SLANGS: 50 gírias usadas com frequência no Instagram

Dominar as gírias em inglês (slangs) no Instagram é um passo importante para quem deseja usar essas ferramentas com o máximo de alcance possível, já que a maior parte da interação dentro do aplicativo acontece em inglês (se considerarmos todos os usuários do mundo). Para agregar mais seguidores, os usuários de redes sociais no Brasil incorporam essas gírias, que podem vir das slangs do inglês informal ou de siglas.

Mesmo que você não tenha planos de usar ativamente esse conhecimento nos seus posts, é interessante descobrir o que eles significam, para você ficar por dentro de tudo que está sendo falado na rede! Vamos lá?

  1. TBT
    TBT é um acrônimo para Throwback Thursday, que significa “Quinta-feira da lembrança”. A hashtag #TBT sempre acompanha uma foto antiga, às quintas.

Você fala inglês fluentemente?

Não? Quer aprender inglês em definitivo? De uma olhada nessas opções para aprender inglês fluente e rápido.


2. OOTD
OOTD é um acrônimo para Outfit of the Day, que significa “Look / roupas do dia”. A hashtag #OOTD sempre acompanha uma foto em que podemos ver todo o look da pessoa.

3. POTD
POTD é um acrônimo para Photo of the Day, ou seja, a foto do dia, no sentido de ser a foto mais extraordinária que você tirou hoje.

4. Regram
Regram é uma gíria emprestada do Twitter, onde há um botão com a função retweet, para compartilhar um tweet de outra pessoa na sua página. Da mesma forma, quando alguém usa um aplicativo de compartilhamento de posts no Instagram, ou quando a pessoa simplesmente tira um print da tela e reposta a imagem ou informação, o post é acompanhado da hashtag #regram.

  1. WCW
    WCW é um acrônimo para Woman Crush Wednesday. Posts com essa hashtag compartilham uma foto de uma mulher admirada, seja alguém da família, uma amiga ou uma celebridade, às quarta-feiras.

6. MCM
MCM é um acrônimo para Man Crush Monday. Funciona da mesma forma que WCW, só que com homens, às segundas.

7. IG
IG é um acrônimo para Instagram, pois “insta” vem de “instant”, levando à conclusão de que o nome do aplicativo representa duas palavras (instant + gram), que virou uma (instagram). Apesar de, no Brasil, ser comum encurtar Instagram pra Insta, em inglês é mais comum encurtar para IG.

8. IGers (ou Igers)
Inicialmente grafado com IG em maíusculas, esta gíria quer dizer “Instagrammers”, ou seja, pessoas que usam o aplicativo.

  1. AMA
    Acrônimo para Ask Me Anything, traduzindo: “Pergunte-me qualquer coisa”. Mais comum nos stories para estimular engajamentos livres, esta gíria também é usada em posts específicos, quando a pessoa se abre para responder perguntas sobre determinado assunto.
  1. F4F
    F4F significa follow 4 follow (follow for follow), ou seja, quem adiciona essa hashtags aos seus posts está oferecendo seguir de volta quem o seguir.
  1. L4L
    L4L é igual ao F4F, mas para likes! (like for like)
  1. FBF
    Parecido com TBT, FBF significa Flashback Friday. Flashback é um sinônimo de Throwback, neste caso: lembrança.
  1. DM
    DM é acrônimo para direct message, ou seja, mensagem direta.
  1. Foodporn
    A hashtag #foodporn nasceu para que amantes da gastronomia compartilhassem fotos que dão água na boca.
  1. HT
    Acrônimo para Hat Tip, essa gíria é usada para elogiar o post de alguém. Hat Tip significa “gorjeta de chapéu”, ou seja, é o equivalente a jogar umas moedas no chapéu de um artista se apresentando na rua.
  1. DAE

Acrônimo para Does Anybody Else (traduzindo: Mais alguém). Esta gíria-sigla é usada no começo de posts que revelam algo sobre a pessoa, conforme o exemplo:

“DAE like big hats?” (Mais alguém gosta de chapéus grandes?)

  1. ELI5
    ELI5 é um acrônimo para Explain to me Like I’m 5, que traduz-se “Explique para mim como se eu tivesse cinco anos”. Quando você quer expressar sua total ignorância em um assunto, adicione esta gíria.
  1. FTFY
    Acrônimo para Fixed That For You, ou seja, “Consertei isto para você”. Usado ao fim de comentários que corrigem algo errado falado ou feito por outra pessoa. Por exemplo, se uma pessoa escreve uma frase com erros gramaticais em um post, outra pessoa pode comentar a frase corrigida com FTFY ao fim.
  1. Goals
    Esta gíria é usada para expressar que esta imagem, situação, fala, etc, é o ideal para você. Por exemplo, quando um casal posta uma foto linda juntos, os amigos comentam “relationship goals” (objetivos para uma relação) para expressar o quão linda é a foto e quão perfeita parece ser a relação do casal.
  1. GOAT
    Acrônimo para Greatest of All Time (Melhor de todos os tempos). Apesar da gíria ser um acrônimo, a palavra goat significa “cabra” ou “bode”, e a gíria é usada (de propósito) no sentido “errado”, portanto é comum que amigos comentem “você é uma cabra” (you’re a goat!) no post de outro amigo.
  1. HIFW
    Acrônimo para How I Felt When (Como me senti quando). Usado para compartilhar fotos que definem uma emoção (não necessariamente uma foto sua). Por exemplo: uma foto sua chorando e sorrindo ao mesmo tempo, com a legenda “HIFW I got that promotion” (como me senti quando ganhei aquela promoção).
  1. TIL
    Acrônimo pra Today I Learned (Hoje eu aprendi). Esta gíria é usada da mesma forma que HIFW, porém para compartilhar grandes descobertas. Também pode ser usada como hashtag ao fim de um post que pretende ensinar algo ou repassar uma importante informação.
  1. MIRL
    Acrônimo para Me In Real Life (Eu na vida real). Usada como hashtag em fotos sem filtro ou em memes que expressam seus verdadeiros sentimentos.
  1. MFW
    Super parecido com HIFW, esta gíria é sigla para My Face When (Minha cara quando). A diferença é que as fotos com MFW precisam ser do seu rosto mesmo!
  1. RLRT

Acrônimo para Real Life Retweet, ou seja, retweet da vida real. Inspirado no Twitter, esta hashtag é adicionada ao fim de uma legenda contendo uma frase “familiar” a todos ou, de fato, algo que a pessoa ouviu alguém falar.

  1. TL;DR
    Comentários e legendas no Instagram são geralmente curtos. Por isso, quando alguém escreve algo muito longo, há uma gíria para avisar que você não leu o texto. TL;DR significa Too Long; Didn’t Read, ou seja, “Longo demais; não li”.
  1. OTL
    Bem diferente das demais slangs comentadas neste artigo, a gíria OTL na verdade é um emoticon ou emoji. A letra O é a cabeça, a trela T é o tronco e a letra L as pernas, formando a imagem de uma pessoa curvando-se diante de algo. Usamos OTL quando gostamos muito de algo ou queremos demonstrar respeito, admiração e servidão à uma pessoa ou causa.
  1. NSFW / SFW
    Estas duas siglas caminham juntas. SFW é acrônimo para Safe For Work, e NSFW é seu contrário: Not Safe for Work. Sinalizam que um post contém imagens ou sons que são ou não são seguros para serem visualizados e ouvidos no ambiente de trabalho.
  1. TBH
    TBH é acrônimo para To Be Honest, ou seja, “honestamente” ou “para falar a verdade”. Usamos TBH no começo ou fim de uma frase que revela uma opinião pouco popular ou simplesmente quando queremos encurtar a expressão “to be honest”.
  1. AFAIK
    AFAIK é acrônimo para As far as I know, ou seja, “até onde eu sei”. Usamos AFAIK no começo ou fim de frase com suposições e qualquer afirmação da qual não temos ou não se pode ter absoluta certeza. Exemplo: “She hates him afaik” (Nesta frase, não há nenhuma certeza de que ela de fato odeia ele, mas a pessoa supõe que seja um fato).
  1. IDK
    IDK é acrônimo para I don’t know, “eu não sei”.
  1. BTS
    Antes do grupo musical de k-pop chamado BTS ser a única coisa que conseguimos pensar ao ouvir esta sigla, a gíria BTS na internet é bem mais antiga que este novo fenômeno. BTS é acrônimo para behind the scenes e é usado em posts no Instagram em que se vê a realidade por trás de algo. Por exemplo, um vloger do YouTube pode postar uma foto do que ele vê quando está gravando (a camêra e o que há atrás dela, o que não vemos ao assistir seus vídeos) e adicionar a hashtag #BTS na legenda.
  1. FOMO
    Acrônimo para fear of missing out (medo de ficar de fora). FOMO é um problema psicológico e social relacionado ao vício em redes sociais.
  1. FTW
    Acrônimo para for the win, expressão usada quando queremos demonstrar nosso apoio a um concorrente de uma competição. Por exemplo, em uma campanha presidencial, você posta uma foto revelando qual candidato você apoia com a legenda “Fulano FTW” (o que significa “Fulano será vitorioso”. Esta gíria precisa ser usada ao fim da frase.
  1. HBD
    Usado para encurtar a expressão Happy Birthday.
  1. HMU / HMB
    Estas gírias estão juntas pois são muito parecidas. Hit me Up e Hit me Back são usadas para pedir que alguém te responda ou que fale com você.

Por exemplo, você oferece sua ajuda a uma pessoa e finaliza a mensagem com “if you need me hmu” (se precisar de mim, fale comigo). Ou então, seu amigo não te responde e você envia a mensagem “please hmb” (por favor, me responda).

  1. IDC
    Acrônimo para I don’t care (eu não me importo).
  1. IKR
    Acrônimo para a expressão “I know, right?” (Eu sei, certo?), usada para reforçar uma opinião dividida por duas pessoas. Por exemplo, um conheço faz uma postagem em que reclama de algo, e você concorda, então comenta “IKR”.
  1. IMO / IMHO
    IMO = in my opinion. IMHO = in my humble opinion. (Em minha [humilde] opinião). Usamos esta gíria no começo ou fim de um comentário em que damos a nossa opinião sobre um assunto.
  1. SMH
    Acrônimo para shaking my head (balançando minha cabeça), que significa que a pessoa está chocada, desapontada, etc.
  1. TMI
    Acrônimo para too much information (informação demais). Usamos esta gíria quando alguém compartilha algo de sua vida que parece desnecessariamente invasivo saber ou quando alguém foi longe demais em um assunto.
  1. YOLO
    Esta gíria é uma das mais antigas desta lista, então você provavelmente sabe que ela significa: You Only Live Once (você só vive uma vez). No Instagram, a hashtag #yolo é usada com frequência em posts de fotos que geralmente não postamos.
  1. WBW
    Way back Wednesday, assim como FBF, começou porque as pessoas queriam compartilhar fotos antigas em outros dias, além da quinta.
  1. fam
    Gíria para family (família). Usado no Instagram para reforçar a proximidade entre amigos.
  1. it me
    A expressão “it me” é usada para dizer que a pessoa se identifica muito com algo. Por exemplo, você se identificou muito com a roupa de uma pessoa em um post, então comenta “love the outfit, it me!
  1. Fire

Esta gíria (“fogo”) é usada para expressar que algo é ótimo. Podemos usá-la em diversas situações de admiração: para elogiar a roupa de alguém em uma foto, para elogiar algo que a pessoa falou no vídeo ou na descrição, etc. Muitas vezes é substituída pelo emoji de fogo.

  1. slide into the dms / slide into someone’s dm
    A expressão-gíria “slide into the DMs” significa enviar uma mensagem. A tradução literal é “escorregar para dentro das DMs”. É usado com o nome da pessoa ou pronomes também, por exemplo: “I really like Nina, so I decided to slide into her DMs and see what happens” (Eu gosto muito de Nina, então decidi escorregar para dentro das DMs dela e ver o que acontece.)
  1. trendjacking / newsjacking
    As gírias trendjacking e newsjacking são praticamente sinônimos. São usadas para descrever o ato de sobrecarregar um trending topic (assunto muito falado) para se aproveitar da situação ou atrapalhar as pessoas de fato falando do assunto. 

Basicamente, é quando uma hashtag muito popular no Instagram começa a ser usada incorretamente de propósito em uma quantidade excessiva de postagens, geralmente como uma estratégia de marketing digital.

  1. on fleek
    On fleek é uma gíria equivalente à expressão popular “on point”, que traduz-se como “muito bom”, “perfeito”, “em cheio”, “no ponto”, etc. Por exemplo, você posta uma foto em que seu cabelo está ótimo e escreve “hair on fleek”.
  1. OP

Como o Instagram é uma rede em que coisas são repostadas com frequência (veja regram), a gíria OP pegou também neste app. OP é a sigla de Original Poster, ou seja, a pessoa que originalmente postou o conteúdo.

Qual a gíria que você mais usa no Instagram?


Não Fique de Fora:

E, se você está procurando algo definitivo, do básico a fluência, e nada que você já tentou deu certo. Veja se você já não viu os melhores cursos para aprender inglês fluente que já ajudaram mais de 1300 pessoas a aprender inglês fluente. Clique no botão abaixo para ver:


Você pode gostar:

    Se inscreva
    Me notifique

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    0 Comentários
    Comentários em linha
    Exibir todos os comentários