Sabe aquela selfie que muita gente gosta de fazer no espelho do banheiro ou do elevador? Geralmente ela tem um objetivo, mostrar a roupa que a pessoa está usando. Começou com as blogueiras de moda, mas acabou se tornando algo normal e hoje, como eu disse, todo mundo faz.

Aqui no Brasil chamamos de look do dia, uma expressão que usa uma palavrinha emprestada do inglês. Lá nos Estados Unidos eles também usam look of the day (visual do dia), mas de uns tempos para cá outra expressão tem se tornado bastante popular, especialmente entre os blogs e sites de moda: the Outfit Of The Day, que tem o mesmo significado de look do dia.

A única diferença é que outfit é uma palavra mais chique, sabe? Acho que os americanos ficaram meio irritados com os outros países pegando uma expressão look emprestada, sem sequer se dar ao trabalho de traduzir, que acabaram criando outra só para eles.

Antigamente, outfit era mais usado como um conjunto de roupas. Aqueles conjuntinhos mesmo, de calça e terno ou saia e casaquinho, bem no estilo da rainha da Inglaterra. Depois foi ficando mais usual e os outfit de academia estouraram, mas também relacionados a conjuntinhos, de calças e tops para malhar, ou em lugares mais frios, aqueles conjuntinhos de moletom.

Hoje se popularizou de vez e outfit é o conjunto de roupas e acessórios que você usa para uma determinada ocasião. Ou seja, o seu look completo, que vai desde a maquiagem ao sapato.