16 Servidores do Discord para Aprender Inglês

A plataforma social Discord é um aplicativo gratuito de bate-papo por texto, voz ou vídeo, e foi ao ar pela primeira vez em 2015. Mesmo podendo ser utilizado em aparelhos diversos, o Discord geralmente é acessado em navegadores web na versão desktop.

A popularidade do Discord se deu inicialmente pois a plataforma foi adotada pela comunidade gamer como ponto de encontro para discutir assuntos de jogos e conversar por áudio simultaneamente aos games online jogados em grupo – afinal, muitos jogos de estratégia em equipe necessitam mesmo de comunicação e cooperação entre os jogadores, e o app facilita isso. No entanto, o site não se limita aos fãs de videogame, sendo um local de reunião para grupos de interesses similares de qualquer natureza.

Recentemente, o site publicou dados que mostram mais de 300 milhões de usuários cadastrados, sendo que 70% deles usa a plataforma para assuntos não-relacionados com videogames, contrariando a impressão popular.

Servidor do Discord?

Para quem ainda não sabe como funciona o Discord, primeiramente vamos definir os servidores. A ideia de servidor funciona como sinônimo de comunidade: ele representa um assunto, que pode ser um jogo ou qualquer produto ou produtor específico, como um artista, ou pode ser algo mais geral, como o objetivo comum de aprender um idioma ou o simples compartilhamento de memes. Qualquer usuário pode criar um servidor e convidar outros para se juntar a ele na comunidade, mas existem servidores públicos e também privados, nos quais é preciso um convite dos moderadores.

Cada servidor é organizado em diferentes canais dentro dele. Estes canais podem ser de texto ou de call, ou seja, em alguns somente podem ser enviadas mensagens escritas e arquivos de imagens, enquanto os canais de call funcionam como salas de bate-papo por voz ou vídeo.

Dentro dos servidores existem também canais secretos, que possuem convite específico, onde é possível limitar a sala para mensagens diretas entre dois usuários (DM – direct message) ou criar criar salas privadas para grupos (GDM – group direct message).

Quando um servidor é muito grande em número de usuários, utiliza-se a função de cargos para uma melhor organização. Cada cargo dentro de um servidor tem suas permissões particulares, assim ficam limitadas algumas possibilidades somente para moderadores, ou funções são direcionadas às intenções dos usuários ao lhes fornecer os cargos que permitem somente a interação com o conteúdo desejado. Um mesmo usuário pode deter múltiplos cargos dentro de um servidor ou dentro de um canal.

Além dos canais fixos, alguns servers também oferecem eventos ao vivo.

Ao entrar em uma destas comunidades, o primeiro passo deve ser sempre ler as regras (que podem variar entre cada servidor, pois são determinadas por seu criador e moderadores) e os anúncios em destaque, que geralmente são listados como os primeiros canais na lista do servidor (no lado esquerdo da tela). Assim, você ficará sabendo como funcionam os cargos e a organização dos canais neste servidor.

Dicas de servidores para estudantes de inglês

Apesar de ser relativamente mais fácil encontrar páginas voltadas para o ensino e o aprendizado de inglês como língua estrangeira em outras redes sociais, como o Instagram ou o TikTok, também encontramos algumas páginas no Discord que podem ajudar pessoas em todos os níveis de conhecimento que buscam conteúdo online para estudar o idioma.

O primeiro passo deve ser criar sua conta na plataforma. Depois, clicando nos links listados abaixo, você será redirecionado ao convite do server em questão. Aceite o convite para visualizar a comunidade e começar a explorar seus canais. Os servidores que não permitem link de convite, levam nessa lista os links para resultado da busca pelo seu nome.

The English Nerds

Clicando no link de convite do servidor The English Nerds, a primeira coisa que o usuário faz é escolher entre dois objetivos excludentes: aprender ou ensinar. Esta pergunta inicial já atribui os cargos específicos que os usuários precisam para acessar o conteúdo relacionado ao seu objetivo.

The English Nerds realiza eventos ao vivo que consistem em aulas sobre assuntos específicos. Por exemplo, no dia 2 de junho aconteceu o evento “Important Phrasal Verbs”.

No canal English Classroom acontecem aulas ao vivo, e os canais relacionados à ele na aba English Classes reúnem os pdfs das aulas dadas e exercícios de lição-de-casa.

Nos canais de texto, usuários podem compartilhar opiniões e informações de temas livres, assim como mensagens em canais voltados para temas como comida e arte.

Nas salas de voz para treinar conversação, os estudantes são dividos entre níveis com uma nomenclatura própria (diferente das classificações padronizadas de referência), que vão desde os iniciantes (Beginner B1, Beginner B2), passando pelo intermediário (I1, I2) e avançado (A1, A2), até os fluentes (Fluent F1, Fluent F2).

Outros canais presentes incluem os temas “dicionário”, “quizzes” e “palavra do dia”.

Intell

Para quem já está nos níveis mais avançados de estudo de inglês, ou até mesmo já alcançou a fluência, é muito importante não parar de praticar e manter o conhecimento atualizado. No servidor Intell os participantes são convidados a debater assuntos filosóficos e abstratos com paixão, podendo participar de clubes de discussão ou salas de debate concentrados em assuntos como tecnologia, ciência, artes, comida, ética, literatura, psicologia e muito mais.

Além das salas para conversas de texto ou áudio, o servidor também conta com frequentes eventos ao vivo. Os próximos são voltados para o assunto de espectro político.

Autodidatas em Inglês

Como o nome já indica, este servidor do Discord é voltado especialmente para alunos autodidatas em inglês de origem brasileira. Nele, é possível conversar tanto em português quanto inglês, assistir aulas, encontrar material didático de inglês como segundo idioma, receber dicas sob medida sobre sua pronúncia ou sotaque, compartilhar sobre seus interesses, treinar leitura tanto em inglês quanto português, e participar de chats de áudio privados ou em grupo, em especial para falar sobre videogame ou sobre música.

English Learners Home

Neste servidor administrado na Turquia mas aberto para estudantes de todo o mundo, o canal word game ganha destaque no topo da lista de canais: é um jogo onde cada usuário deve mencionar uma palavra que comece com a última letra da palavra enviada pelo usuário acima no chat. 

Os temas dos eventos também chamam atenção, como Game of Thrones, Cinema Room, Game Room, entre outros. Na aba de canais English Chat Rooms, há compartilhamento de documentários, livros, histórias curtas e dicas de vocabulário.

Linglot

Participe de diferentes salas de bate-papo e eventos educativos sobre temas específicos no servidor Linglot, que pode ser útil para estudantes de nível básico e intermediário, e comporta pessoas do mundo inteiro. As salas de áudio podem ter até 20 participantes, e os bate-papo por texto são ótimos para treinar sua capacidade de falar sobre si mesmo e fazer perguntas sobre as vidas dos demais membros do canal. Além disso tudo, outro fator de destaque do servidor é seu canal de dicas de música.

The English Hub

Super organizado, o The English Hub divide o conteúdo em cinco níveis de conhecimento: beginner, intermediate, advanced, fluent e native. Ao aceitar o convite para fazer parte do servidor, o usuário deve selecionar seu nível, de qual continente está acessando e realizar uma pré-seleção do conteúdo que deseja ver, podendo escolher entre aulas de inglês, clube de debate, clube do livro, palavra do dia, frase idiomática do dia, prompt do dia (para programadores), anúncios e correções.

Os canais-clube abrangem assuntos como programação, criatividade, animais, selfies e jogos. Os eventos acontecem em grande quantidade, geralmente trazendo aulas sobre assuntos didáticos, como prefixos e sufixos, ou centralizando o encontro de clubes como o clube do livro. As salas de bate-papo por áudio são divididas em níveis e subníveis, e diferentemente de outros servidores, aqui estas salas estão sempre abertas e contém participantes com muita frequência. Ideal para estudantes que podem participar de discussões diárias no Discord, e que se beneficiam de um fluxo alto de novas mensagens.

Duolingo

Apesar do Duolingo não ser exclusivo para aprendizado de inglês, é uma ferramenta extremamente popular, portanto seu servidor no Discord também possui muitos usuários e concentra conversas interessantes. Ao aceitar o convite para entrar, procure os canais de English Learning para iniciar diálogos em inglês, assim como tirar eventuais dúvidas que surgem durante os estudos, e descobrir novas curiosidades e fatos sobre o idioma.

ELSA community server

ELSA é um aplicativo de auxílio aos estudos de inglês como segundo idioma com foco em pronúncia. Através de diferentes plataformas, como o ELSA Speak e o próprio servidor do Discord, a equipe ELSA mantém uma enorme comunidade de ajuda mútua.

Em geral, os canais são parecidos com demais servidores voltados à este assunto, contudo o ELSA community server se destaca ao introduzir salas para discutir questões das provas de proficiência, como IELTS.

🌎 English 🌎

Neste servidor há uma grande variedade de canais, e as salas de conversa por áudio vão desde privadas à grupos pequenos (de 3 ou 4 pessoas) e maiores (até 10). Em canais como introduce-yourself e english-chat é possível treinar expressão e compreensão escrita diariamente e, para os mais corajosos, existem as ligações com pessoas aleatórias para treinar expressão e compreensão oral. 

Speak to Express

Apesar de ser um servidor com menos canais, o conteúdo do Speak to Express é de altíssima qualidade. Em word-of-the-day há vocabulário de nível intermediário e avançado que apresenta as palavras em um texto contendo significado, sinônimos e uma frase de exemplo, e cada mensagem contém também uma imagem anexada com texto enfatizando a pronúncia: repetindo o vocábulo junto de escrita fonética tanto em símbolos, quanto em escrita análoga.

Os demais canais servem para praticar speaking e compartilhar frustrações. O foco do servidor é ajudar pessoas com ansiedade social ou que enfrentam alguma dificuldade de expressão oral em inglês.

English House

Este servidor é administrado por estudantes de inglês na Indonésia, que convidam público do mundo inteiro, onde todo o conteúdo é em inglês. As atividades nos canais incluem a dica de palavra ou termo idiomático do dia para enriquecer vocabulário, correções e esclarecimento de dúvidas, clube do livro, competição de debate e aulas semanais com professores voluntários. Os eventos ao vivo chamam atenção com competição de karaoke e noite de poesia.

Langclub English Speaking Club

Para quem está buscando um servidor de fluxo diário de conteúdo e eventos frequentes, o Langclub oferece isso para todos os níveis de conhecimento, compartilhando muito material didático, criando eventos diversos (como aulas, curso de preparação para as provas de proficiência IELTS e TOEFL, noites do karaoke e muito mais), oferecendo professores de plantão para tirar dúvidas dos usuários, e mesmo sendo muitas mensagens, seus moderadores mantém tudo isso super organizado nos canais.

Nos Topic Channels, ou seja, canais de assuntos específicos, os usuários podem conversar sobre uma grande variedade de temas, como criatividade, desenvolvimento pessoal, comida, animais, fotografia, literatura, tecnologia, música, cinema, anime, jogos e memes. Outro diferencial do Langclub são as transmissões ao vivo de jogos e filmes.

English Conversation Club

Neste “clube de conversação” há canais para conhecer novas pessoas, chat geral, chat sobre comida, dicas de vocabulário, clube de leitura, e muito mais.

Ao entrar no servidor, é possível escolher fazer parte exclusivamente da comunidade de atividades e aulas de inglês, ou só da comunidade sobre jogos, ou fazer parte de ambas.

Nele também é possível encontrar um parceiro de conversação e criar um compromisso de fazer ligação no Discord com determinada frequência para conversar em inglês.

IELTS Prep

No servidor IELTS Prep absolutamente tudo é voltado para preparação e discussão de assuntos referentes à prova de proficiência IELTS.

Entre os recursos disponíveis nos canais da aba Resource Centre estão exemplos de perguntas da prova, dicas de estudo, links externos de materiais, e mais.

As abas Listening, Speaking, Writing e Listening dividem entre as principais áreas os canais com chat por texto ou salas de até 20 usuários.

Ao fim da lista de canais, há a aba Miscellaneous – ou seja, de assuntos variados – que inclui canais para desabafar sobre dificuldades e compartilhar outros servidores no Discord que podem interessar aos usuários.

Inglês para Programadores

Como as linguagens de programação consistem em comandos na língua inglesa, quem não aprendeu o idioma e quer aprender a programar acaba, portanto, encontrando um obstáculo. Este servidor é desenvolvido para nativos em espanhol e português do Brasil, estudantes de programação da América Latina, que querem conteúdo didático de inglês voltado especificamente para programadores.

The Language Sloth

Language Sloth Academy é uma plataforma de cursos de idiomas. Em seu servidor do Discord, é possível participar de bate-papos em diversas línguas, assim como assistir à aulas gratuitas, e o usuário deve filtrar quais idiomas deseja praticar para limitar os canais aos voltados para aprendizagem de inglês.

Download Gratuito

Cronograma Autodidata Para Aprender Inglês Básico Em 34 Dias

Baixe agora clicando no botão abaixo
DOWNLOAD NOW

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Download Gratuito

Cronograma Autodidata Para Aprender Inglês Básico Em 34 Dias

Baixe agora clicando no botão abaixo
DOWNLOAD NOW
close-link
(Grátis) Baixe o E-book Inglês em 34 Dias - Cronograma Autodidata
Baixar Ebook
close-image