25 Contas no Instagram para Aprender Inglês: Top Dicas de Inglês!

Quem já estuda inglês há algum tempo sabe a diferença que pode fazer tomar a decisão de introduzir o idioma no seu dia-a-dia ou torná-lo mais presente como for possível.  Porém, muitas vezes, o estudante acaba se precipitando e já muda absolutamente todos os aplicativos do seu celular para inglês ou passa a tentar ver filmes sem legenda – o que pode até mesmo desanimá-lo pela frustração de não estar entendendo bem. O ideal é passar a ter contato com o idioma dentro do seu nível e aos poucos, para treinar no seu tempo livre sem o peso dos estudos, nem o peso de ter que se forçar a entender alguma coisa. 

Segundo um levantamento feito como parte de uma pesquisa da Global Digital Overview em 2020, o brasileiro com acesso às redes sociais fica em média 3 horas e 30 minutos por dia em aplicativos como o Instagram.  Pensando nisso e na importância do contato diário com inglês, temos 25 indicações de contas no Instagram para estudantes de inglês de todos os níveis acompanharem e, então, receberem com frequência em seu feed alguns conteúdos de qualidade que ensinam ou ajudam a praticar a compreensão.

A partir destas dicas, procure na lista as contas que mais se encaixam no seu atual nível de inglês e tente interagir com a comunidade e o conteúdo através dos comentários, para também praticar sua capacidade de expressão escrita.

  1. Instagram: BBC Learning English

BBC Learning English é um departamento do Serviço Mundial da BBC dedicado ao ensino de inglês. O serviço oferece recursos e atividades gratuitas para professores e alunos, principalmente por meio de seu site, mas também cria conteúdos para as redes sociais, e é o caso desta conta, que está repleta de de dicas, incluindo exemplos de expressões idiomáticas (ou seja, que só existem em um idioma e possuem significado específico) e também exemplos de vocabulário específico, como uma definição de cada tipo de dieta com baixo ou nenhum consumo de carne.

Uma das coisas mais legais dessa conta é que, de tempos em tempos, eles postam uma frase em inglês que foi dita publicamente por alguém famoso, e perguntam aos seguidores “Do you agree?”, o que é uma oportunidade perfeita para um estudante praticar a formação de frases de concordância ou discordância.

  1. Instagram: English Vocabulary

Existem contas voltadas para áreas mais específicas dentro do inglês. Esta pertence a uma escola de idiomas ucraniana e se destaca pelo design intuitivo e minimalista, assim como a ótima seleção de palavras e expressões compostas que ilustram um vocabulário variado.

Além da eventual indicação de como pronunciar (com a escrita dos fonemas), cada postagem inclui também a definição do vocábulo e uma frase de exemplo em que ele pode ser usado.

  1. Instagram: Idiom Land

Já escutou uma frase em inglês e, apesar de entender as palavras que a formam, ficou pensando “Mas o que significa isso?” depois? Provavelmente, você se deparou com uma expressão idiomática, que só existe daquela forma em inglês. Algumas delas até possuem expressões equivalentes em português, mas imagine o desafio de traduzir algumas coisas somente brasileiras, como “aos trancos e barrancos”, entre outras frases idiomáticas nacionais. É justamente este o trabalho de páginas como a Idiom Land, que explicam rapidamente o verdadeiro significado de expressões que, se traduzidas ao pé da letra, não fazem sentido para nós.

  1. Instagram: Slang Cards

Mais desafiadoras que as expressões idiomáticas, as gírias costumam ser um elemento de vocabulário que confunde e só é dominado nos estágios de fluência. Dos mesmos criadores da Idiom Land, esta conta praticamente faz o mesmo que a anterior, mas foca somente em explicar o significado de gírias.

  1. Instagram: Inglês da Luiza

A professora Luiza é uma das criadoras de conteúdo brasileiras sobre inglês que mais se destacam na plataforma. A parte mais legal do Instagram da Luiza é que ela posta conversas com estrangeiros em outros países e coloca legendas em português e inglês na tela.

Além de técnicas de ensino e aprendizado, também é possível acompanhar as aventuras da própria professora e saber um pouco mais da vida dela e, claro, está tudo em inglês ou em ambos os idiomas! Este tipo de conta é ideal para quem perde o interesse rapidamente se o conteúdo não possuir alguma identificação do criador e, no Inglês da Luiza, todas as postagens são voltadas para brasileiros.

  1. Instagram: BBC News

Não é somente de conteúdo didático que se constrói a base sólida necessária para se alcançar a fluência. Pensando em compreender melhor o cotidiano dos anglófonos, nada melhor para um brasileiro do que entrar em contato frequentemente com notícias ou artigos de jornal escritos originalmente no idioma. Melhor ainda se forem assuntos que também rementem a situações específicas dos anglófonos, como notícias sobre política inglesa ou americana.

Pela linguagem jornalística, pode ser que alguém sem o hábito de ler jornal ou que ainda não alcançou a fluência se sinta um pouco perdido, mas para quem já gosta de ler notícias em português no feed ou quer adquirir vocabulário específico da área, é imprescindível seguir contas de entidades internacionalmente reconhecidas como a BBC News. 

  1. Instagram: The Guardian

The Guardian é um jornal diário nacional britânico independente, também reconhecido internacionalmente. Uma alternativa à BBC News, entre outras.

  1. Instagram: Cambridge English

Além do site CambridgeEnglish.org, que está repleto de conteúdo gratuito que prepara para os exames de proficiência em inglês, a Universidade de Cambridge também mantém através do departamento de English Assessment páginas de redes sociais como esta.

Aqui, todas as postagens contém exercícios didáticos de altíssima qualidade e que ajudam o estudante a entrar no clima de provas como IELTS, TOEFL e outras. Ideal para quem está procurando dicas de como estudar sozinho em todos os níveis.

  1. Instagram: Open English

A Open English é uma escola de idiomas online fundada na Venezuela em 2006, agora com empresas e oficinas em Miami, Caracas, Bogotá e São Paulo. Eles possuem também uma conta no Instagram de ensino de inglês voltada para nativos em espanhol, mas esta é a Open English Brasil, com foco somente nos brasileiros.

Bem-humorada, a conta está repleta de memes, explicação de gírias e maneiras divertidas de ser diariamente desafiado com exercícios de conjugação, entre outros conteúdos.

  1. Instagram: British Pronunciation with Emma

Precisa de ajuda especificamente com a pronúncia? Ou já consegue entender o sotaque americano, mas ainda não entende o britânico? 

A professora Emma posta somente dicas de pronúncia e comparações entre sotaques. Os vídeos curtos com as palavras sempre escritas na tela ajudam o estudante a treinar a pronúncia e memorizar os fonemas em conexão com as sílabas.

  1. Instagram: English with Nab

O professor Nab tem mais de 15 anos de experiência dando aulas e isso transparece em seus vídeos curtos e super didáticos. Seu conteúdo é ideal para crianças e adolescentes, como é possível perceber pela voz de criança que ele usa em vários de seus vídeos, mas serve também para pessoas de todas as idades nos níveis entre básico e intermediário.

  1. Instagram: One Task a Day

“Um exercício por dia espanta a preguiça” é o que está escrito na bio desta conta em que cada postagem é um exercício. Elas são todas no estilo carrossel, em que a pergunta está na primeira imagem e a resposta, na segunda.

Apesar deles não estarem mais postando desde 2021, este Instagram possui 

858 postagens neste momento, então há bastante conteúdo disponível e pode ser interessante aceitar o desafio de realizar um deles por dia.

  1. Instagram: Go Natural English

A professora Gabby Wallace é especializada em levar as pessoas ao estágio avançado de inglês com foco em uso real do idioma no cotidiano. Como o nome já diz, ela fala e estimula o seguidor a falar de forma natural.

Ela compartilha monólogos e conversas com convidados sobre diversos assuntos, todos não somente legendados em inglês, mas também contendo palavras em destaque para reflexão.

  1. Instagram: Grammar Tips

Este é mais um para os que precisam de reforço em uma área específica dos estudos. Com foco em gramática, o Grammar Tips vai além das dicas, na verdade as postagens são tão repletas de informação que podemos dizer que são ótimas introduções à assuntos gramaticais, fontes de vocabulário e são resumos que reforçam noções básicas de forma completa, contendo sempre vários exemplos.

  1. Instagram: Ginseng English

Ginseng English é uma escola de inglês online com sede em Boston e sua página do Instagram é totalmente voltada para os erros pequenos e comuns dos alunos em todas as áreas. Um diferencial é que eles tem conteúdos especiais nos Destaques, como uma série de quizzes e dicas de outras contas para seguir.

  1. Instagram: Inglês Winner – Paulo Barros

O professor brasileiro Paulo Barros está à frente do Inglês Winner e, além do curso e do canal no YouTube, ele também cria conteúdo para o Instagram. Se você precisa de ajuda para adquirir o básico do inglês, pode ser uma boa começar a assistir as lives e os vídeos das postagens antigas dessa conta, que tem verdadeiras aulas disponíveis gratuitamente esperando por você.

  1. Instagram: Movies & TV Clips

Para quem ainda não está nos níveis mais avançados e consegue acompanhar um filme inteiro com legendas em inglês ou sem legendas, mas quer muito chegar lá, vale a pena começar seguindo uma conta como essa, onde é possível assistir clipes sem legenda com comentários que ajudam a entender o contexto da cena, ou prints com o diálogo em inglês nas legendas.

  1. Instagram: Get English Tips

O professor escocês Ajarn Ken ensina pela plataforma através de vídeos focados principalmente em pronúncia, vocabulário e gramática. Para quem quer se acostumar e compreender o sotaque da Escócia, mas também para quem quer exercícios didáticos de alta qualidade em vídeos curtos, este canal pode ajudar.

  1. Instagram: English Grammar Tips

Esta página serve como compilação de materiais online com foco em gramática e vocabulário, mas também contém memes e dicas de pronúncia. Em geral, as postagens são voltadas para alunos em nível intermediário.

  1. Instagram: Vocab with Videos

Mesmo tendo bem menos seguidores que outros exemplos desta lista, a conta Vocab with Videos and GIFs é como um tesouro secreto. Ela aposta na memorização visual das palavras em paralelo à compreensão oral, e contém clipes de filmes, séries, eventos, entre outros formatos, em um catálogo extremamente variado e atual. Apesar de parecer inativa no momento, ela possui 142 postagens de vídeos com legendas em inglês e vocabulário destacado.

  1. Instagram: EF English Live

A conta internacional da EF English, uma escola online focada no ensino para adultos, é idêntica à conta da escola na versão brasileira, mas recomendamos que os estudantes dêem preferência sempre ao contato diretamente com o inglês em casos como esse, em que a mesma postagem está disponível em ambos os idiomas nas respectivas contas.

Além do design super intuitivo e agradável aos olhos, o conteúdo da EF English também é muito valioso e apresenta em vídeos, diagramas, exercícios, entre outros formatos, materiais voltados para quem está no nível básico.

  1. Instagram: Inglês Fluente Sem Fronteiras

Este projeto de impacto social sem fins lucrativos tem como objetivo facilitar o aprendizado dos brasileiros que não podem pagar por escolas de idiomas. No Instagram, o projeto compartilha dicas úteis, propõe desafios e explica vocabulário. 

Algo interessante é que eles incluem com frequência uma versão do vocabulário que seria equivalente a escrever em português como falamos em inglês, o que torna bem mais simples alcançar a pronúncia correta.

  1. Instagram: Inglês da Depressão

Estudar com leveza e bom humor pode ajudar o estudante a se sentir mais à vontade para errar, parte crucial do processo de aprendizado. É por este motivo que incluímos também uma página de memes que faz graça das aventuras dos estudantes: é importante se sentir menos sozinho nas dificuldades, dar bastante risada dos pontos altos e baixos dos estudos e, de quebra, treinar o inglês.

Algumas postagens, apesar de serem brincadeira, contém expressões idiomáticas, indicam assuntos variados para estudar e contém piadas que se baseiam em dúvidas comuns. Pode ser que, em uma delas, você acabe solucionando pequenas dúvidas de inglês e, em outras, você aprenda novas palavras, ou até mesmo como contar uma piada em inglês.

  1. Instagram: Teacher Paula Gabriela

A professora brasileira Paula Gabriela ensina de uma forma super divertida – como ela mesma diz, ela proporciona educação com entretenimento. Paula é extremamente carismática e mistura conteúdo didático com vídeos engraçados sobre si mesma, o que torna acompanhar sua conta algo muito mais dinâmico e interessante.

Principalmente para brasileiros entre os níveis básico e intermediário, o grande diferencial do humor de Paula Gabriela é sua habilidade de “dublar” usando várias vozes diferentes. Recomendável especialmente para quem precisa de um empurrão e prefere conteúdos mais leves e cômicos no feed.

  1. Instagram: Mari Talks

O mais legal da conta da professora Mariana Cardoso é que ela foca em ensinar o “inglês da vida real”, ou seja, tudo que ela posta é certamente voltado ao uso mais comum, e não ao uso padronizado.

Super confiável, a prof. Mari já morou em outros países e tem experiência de ensino do inglês como língua estrangeira também lá fora. Seu conteúdo costuma ser composto de solução de dúvidas comuns, dicas de pronúncia e explicação de expressões populares, incluindo algumas idiomáticas.

Este é mais um Instagram voltado para brasileiros do nível básico ao intermediário. A maioria do conteúdo é escrito e falado em português, e as postagens que mais se destacam são as que ajudam quem está buscando expressar coisas aparentemente básicas porém complexas, como o equivalente em inglês para expressões populares brasileiras.

Download Gratuito

Cronograma Autodidata Para Aprender Inglês Básico Em 34 Dias

Baixe agora clicando no botão abaixo
DOWNLOAD NOW

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Download Gratuito

Cronograma Autodidata Para Aprender Inglês Básico Em 34 Dias

Baixe agora clicando no botão abaixo
DOWNLOAD NOW
close-link
(Grátis) Baixe o E-book Inglês em 34 Dias - Cronograma Autodidata
Baixar Ebook
close-image