20+ melhores apostilas de inglês gratuitas para você estudar

Como aulas de inglês nem sempre são acessíveis – seja pelo preço, pelo tempo ou pelas condições de aprendizado, muitas pessoas optam por aprender a língua universal sozinhas.

Para tanto, é muito comum que sejam disponibilizadas apostilas gratuitas ou a preços acessíveis na internet.

No entanto, o ideal é que alguém que já tenha conhecimento da língua indique materiais apropriados para aprendizado – ou aperfeiçoamento do idioma, de acordo com seu nível de conhecimento.

Há ótimos materiais e plataformas disponíveis para aprender o idioma, que levam à prática de quatro habilidades necessárias para se comunicar em inglês: fala, escrita, compreensão auditiva e leitura.

Começar do zero não é nada fácil. Exige disciplina, força de vontade, dedicação e, é claro, materiais bons o suficiente não apenas para incentivar o aprendizado, mas para coloca-lo em prática da forma mais efetiva possível. A internet é uma fonte inesgotável de conhecimento.

Oportunidade: Quer aprender inglês rápido? Veja o ranking dos melhores cursos de inglês online – Clique Aqui

Pesquise por sites, vlogs e blogs de um assunto que seja do seu interesse, mas que esteja sendo abordado em inglês. É uma maneira de tornar o aprendizado mais prazeroso.

Primeiramente, é de suma importância tentar entender seu nível de conhecimento. Feito, isso, é necessário organizar uma agenda e cronograma de estudos, fazendo pequenos ajustes nas atividades cotidianas.

Por isso, separamos aqui algumas das melhores apostilas de inglês disponíveis na internet, devidamente analisadas por professora especialista no idioma, disponíveis para download.

Assim, você pode baixar os materiais e dar um start agora mesmo nos seus estudos com a segurança de que estará diante de boas ferramentas de apoio. Ready? Então vamos lá.

20+ Melhores Apostilas de Inglês

1. ENGOO – Materiais gratuitos de acordo com o seu nível – disponível para download

Nesta plataforma, é possível ao estudante adicionar materiais de acordo com seu nível no idioma inglês, pesquisando diretamente pelo nível ou por interesses. A Engoo enumera 4 níveis de inglês e, de 1 até 10, fornece orientações para você encontrar de onde deve partir: beginner, intermediate, advanced e proficient. Você pode descobrir seu nível a partir do guia fornecido pela própria plataforma (https://engoo.com.br/app/materials/levels), buscando por assuntos de seu interesse nesta escala de 1 a 10, sendo 1 o nível mais básico, e 10 o mais avançado:

De maneira dinâmica e simples, a plataforma fornece ao estudante diversos assuntos, como notícias diárias, saúde, negócios, inglês para viagens e até mesmo inglês para crianças. Além de materiais mais simples, a Eangoo fornece também materiais para pessoas que queiram apenas aperfeiçoar o idioma, inclusive por intermédio de conversação e testes.

Além disso, a Engoo ensina a montar as frases em inglês, e não traduzi-las do português para o inglês. Em uma conversa normal, fica estranho o tempo pensar em português e depois tentar traduzir. Esta plataforma dá incentivos para aprendermos em nosso próprio ritmo. Para isso, desde já: Leia a tudo o que puder em inglês, arrisque falar com pessoas reais, se incentive a ler e escrever em inglês. Qualquer coisa que pareça pequena pode fazer toda a diferença.

Assim, o estudante pode partir do mais simples, adicionando materiais e montando seu próprio plano de estudos de acordo com o necessário: desde gramática, vocabulário, conversação básica, intermediária e até mesmo treinar para testes mundiais como o famoso TOEFL IBT speaking, exigido para, por exemplo, intercâmbios:

engoo
engoo

2. Curso básico de inglês – por Tiago Cabral Rodrigues (ABED – Associação Brasileira de Educação à distância

Este e-book é voltado aos iniciantes. É muito indicado para quem nunca teve contato com inglês.  O material abrange desde o alfabeto, números e respectiva pronúncia até expressões mais utilizadas no dia-a-dia, como cumprimentos e expressões para iniciação de diálogos, incluindo apresentações próprias lições dinâmicas que fornecem ao estudante a possibilidade de aprender desde vocabulário essencial até os verbos mais simples (verb “to be”). O estudante inicia por lições mais básicas para, gradativamente, inserir palavras mais complexas.

3. Clique Apostilas – Apostilas gratuitas de inglês.

Este site traz diversas apostilas (108) gratuitas de inglês, focadas sobretudo no nível básico ao nível intermediário, para download. Para refinar sua pesquisa, você pode filtrar apostilas por assunto, autor, ordenação (alfabeticamente, por exibição, downloads e data de inclusão) e modo (descendente ou ascendente). Trata-se de plataforma muito completa: pode servir como ferramenta desde crianças (com inglês infantil, ensinado com histórias apropriadas para a faixa etária), passando por iniciantes no idioma (incluindo inglês para o ensino médio, pré-vestibular e até mesmo voltado para o ENEM).

Dentre os materiais, há apostilas especificas para pronomes, gramatica, verbos e outros vocábulos essenciais. Ademais, para avançar no aprendizado e destinado àqueles que já se encontram no nível intermediário (ou superior), o site possui diversas apostilas sw inglês instrumental: disciplina que consiste, como a própria expressão denota, na abordagem instrumental da língua. Alguns a tratam como Inglês para Fins Específicos (ESP) que tem o original English for Specific Purposes. O objetivo principal dessa abordagem do ensino de uma língua estrangeira é capacitar o aluno, em um período relativamente curto, a ler e compreender textos relacionados à área específica (administração, engenharia automotiva, informática, dentre outros).

Selecionamos algumas das apostilas, dentre as 108 fornecidas pelo site:

<https://www.cliqueapostilas.com.br/ingles/ingles-para-iniciantes>

<https://www.cliqueapostilas.com.br/ingles/ingles-ii>

<https://www.cliqueapostilas.com.br/ingles/apostila-de-ingles-instrumental>

<https://www.cliqueapostilas.com.br/ingles/ingles-enem>

<https://www.cliqueapostilas.com.br/ingles/500-questoes-de-ingles>

<https://www.cliqueapostilas.com.br/ingles/ingles-basico-iv>

4. ENGLISH 4U (“English for you” – “inglês para você”)

Este site é indicado para aqueles que já possuem algum domínio da língua inglesa e traz, para aperfeiçoamento – e mais conhecimento – do idioma. Abrange, em seu conteúdo, diversos exercícios, como palavras-cruzadas, para aprimorar gramática, vocabulário, leitura, dentre outros. Por isso é indicado para quem já tem alguma base de inglês e deseja se aprofundar no idioma. Traz alguns assuntos mais complexos como verbos irregulares, ebooks voltados para leitura e escrita.

Os ebooks são gratuitos e muito completos, e incluem testes indispensáveis ao aprendizado. Incentivam o estudante a se arriscar a escrever, ler e pronunciar palavras e, ainda, mostra como os erros na fase de aprendizado (e posteriores) são absolutamente naturais. O conhecimento em inglês faz com que o estudante tenha novas perspectivas e trace novos planos. Um emprego melhor, fazer uma viagem internacional, um intercâmbio, quando tudo isso passar. Almejar uma nova vida pode ajudar a manter o foco, mesmo diante de adversidades.

Neste rol de materiais, os que mais indicamos são:

<https://www.english-4u.de/PDF/grammar-ebook-1.pdf>

<https://www.english-4u.de/PDF/grammar-ebook-2.pdf>

<https://www.english-4u.de/PDF/grammar-ebook-3.pdf>

<https://www.eslpages.com/skills/grammar/download-free-english-grammar-books-and-worksheets>

<https://www.eslpages.com/wp-content/uploads/2015/06/Free-English-Grammar-Book-1.pdf>

<https://www.eslpages.com/wp-content/uploads/2015/06/Free-English-Grammar-Book-2.pdf>

5. PDF DRIVE – Ebooks para download – disponível em

Neste site, o estudante pode encontrar apostilas e e-books diversos. Há conteúdo para todos os níveis de inglês, desde gramática e vocabulário básico, até mesmo aperfeiçoamento para fluência avançada do idioma. O mais interessante deste site são as formas de aprender inglês: o site traz livros de romance, livros de piada, exercícios dinâmicos. Não apenas de inglês, mas também de outros idiomas (como francês e inglês, por exemplo). Além disso, há variantes e opções para todos os níveis de conhecimento. O bom é que dá pra filtrar os materiais de acordo com o idioma escolhido:

PDF DRIVE

São diversas opções de aprendizado. E aqui, uma coisa muito importante: é de suma importância comprar o produto original para apoiar o autor. Muitos autores acabam fornecendo os materiais gratuitamente em razão do enorme rol de apostilas gratuitas que a internet proporciona. Esses são instrumentos para aprendizado deste idioma universal.

E aqui, algumas dicas: você é o protagonista, portanto, aja a favor do seu crescimento pessoal e aprenda inglês. Dê o primeiro passo e comece do básico: organize seu tempo, pratique o writing (escrita), reading (leitura), independentemente do nível em que se encontre de inglês.

Tudo que aprendemos pode e deve ser aplicado em nossas vidas. O inglês é o idioma falado em grande parte do mundo. Quem adquire esse conhecimento é capaz de se comunicar em qualquer tipo de situação. Disso, extraímos a seguinte lição: estude.

A propósito, é muito importante desenvolver um mindset para aprender inglês isso significa “a sua maneira de pensar; de encarar as coisas”. Agora que você decidiu aprender inglês sozinho e a encontrar conteúdo de inglês para iniciantes, é preciso ter em mente que tudo precisa girar em torno disso.

São outras dicas que ajudam muito: trocar as legendas de séries e filmes de português para inglês, trocar o idioma do celular, das redes sociais, do notebook, da televisão… Caso tenha dúvida sobre o que ouviu, pode checar na legenda. É um jeito surpreendente de praticando o listening (compreensão auditiva). Além disso, outros hobbies e coisas leves são coisas como música. Pare para ouvir uma música e prestar atenção na letra e cante junto! Se force a ler livros em inglês. Por mais difícil que isso pareça, a cada dúvida, cheque o dicionário. Além de livros, podemos ouvir podcasts, livros ditados… são muitas as opções. Basta se forçar (sim, forçar!) e querer. E mãos à obra.


Não Fique de Fora:

E, se você está procurando algo definitivo, do básico a fluência, e nada que você já tentou deu certo. Veja se você já não viu essas opções que já ajudaram mais de 1300 pessoas a aprender inglês fluente. Clique no botão abaixo para ver:


redes sociais:

Recomendados para você:

    Mario Anaya
    Últimos posts por Mario Anaya (exibir todos)
    Se inscreva
    Me notifique

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    0 Comentários
    Comentários em linha
    Exibir todos os comentários