Como lidar com a frustração ao aprender inglês?

O primeiro passo para lidar com a frustração ao aprender inglês é aceitar que esse é um sentimento normal e experimentado por todos os estudantes de línguas estrangeiras.

Todo mundo passa por aquele início de muita empolgação, avança a passos largos e de repente atinge um platô que parece não ter final.

Por isso, se você está passando por esse momento, saiba que não está só! Esta é apenas uma etapa comum a todo processo de aprendizado, e pode ser superada de forma bastante simples.

Vamos ver como?

#1 Identifique a origem da sua frustração

Tendo aceitado que a frustração não é um bicho de sete cabeças, mas apenas parte da jornada de todos os estudantes de idiomas, o seu segundo passo é em direção à identificação do que está fazendo você se sentir dessa forma.

O sentimento de frustração acontece quando expectativas são quebradas, isto é, quando a nossa realidade não condiz com o que esperávamos dela. Então, pergunte-se e reflita:

  • Quais eram as minhas expectativas com o estudo do inglês?
  • Quais são as barreiras à concretização dessas expectativas?
    • Falta de tempo?
    • Dificuldade com vocabulário?
    • Dificuldade com pronúncia?
    • Falta de compreensão do idioma?
    • Perfeccionismo?
    • Autocrítica exagerada?
    • Etc.

Tente encontrar os entraves ao seu crescimento, os limites que atingiu e que estão gerando desmotivação. Isso ajudará a ter uma visão mais ampla do que está acontecendo com você e a definir pontos de melhoria mais palpáveis, o que será ótimo para o terceiro passo que deverá seguir.

#2 Crie um plano de ação

Tendo tornado sua frustração mais tangível, é hora de arregaçar as mangas e pensar em formas de superar os obstáculos que apontou anteriormente.

Chegou a hora de sair em busca do novo, de fazer diferente e tentar descobrir outros caminhos. Afinal, você só irá se desenvolver se substituir o que não está mais funcionando por outros recursos mais eficientes.

Por exemplo, se você identificou que seu maior motivo de frustração é a falta de tempo ou de um ambiente adequado para estudar, precisa pegar pesado na organização. Você precisa saber onde está investindo seu tempo e como remanejá-lo para se dedicar ao objetivo de aprender inglês, além de criar um espaço apropriado para fazer isso.

Se você acha que é muito perfeccionista ou autocrítico com relação a sua pronúncia e por isso não consegue falar em inglês o suficiente para continuar evoluindo, tente mudar sua percepção acerca da função dessa língua. Lembre-se de que o foco principal deve estar na comunicação, em entender e ser entendido, e não apenas na impecável articulação das palavras.

Já se suas barreiras dizem respeito à aquisição de vocabulário ou mesmo compreensão, existem milhares de formas de tentar superar isso. Vá em busca da solução que mais se adequa ao seu perfil. Talvez, você possa ler mais, falar com nativos, inserir mais conteúdos em inglês no seu dia a dia ou se expor mais a vídeos e áudios nessa língua.

O mais importante é ser engenhoso, pesquisar muito e tentar coisas novas, até que se sinta avançando novamente. Planeje, seja persistente e determinado!

#3 Keep calm and carry on

Por fim, a última dica para lidar com a frustração ao aprender inglês é esta: KEEP CALM AND CARRY ON!

Você já deve ter ouvido esse meme um zilhão de vezes, mas nada se aplica melhor a esta situação que está tentando superar. Mesmo que esteja frustrado a ponto de sair arrancando os cabelos, a única coisa que não poderá fazer de jeito algum é desistir.

Agora que já identificou a causa da sua frustração e definiu um plano de ação para vencê-la, o que deve fazer é continuar caminhando pela estrada do aprendizado, por mais lento que pareça avançar nela.

Lembre-se de que se você diminuiu o ritmo, isso não é de todo ruim. Na verdade, significa que seu nível de inglês já atingiu um patamar muito bom, ou seja, você saiu do zero e agora está em busca de estruturas cada vez mais complexas e que demandam um pouco mais de tempo para serem assimiladas.

Demorar mais para entender temas mais aprofundados é N-O-R-M-A-L.

Então, simplesmente mantenha a calma e siga em frente.

Para trás nem para pegar impulso!

Combinado?

Keep going, my friend! You’ll get there!

Download Gratuito

Cronograma Autodidata Para Aprender Inglês Básico Em 34 Dias

Baixe agora clicando no botão abaixo
DOWNLOAD NOW

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Download Gratuito

Cronograma Autodidata Para Aprender Inglês Básico Em 34 Dias

Baixe agora clicando no botão abaixo
DOWNLOAD NOW
close-link
(Grátis) Baixe o E-book Inglês em 34 Dias - Cronograma Autodidata
Baixar Ebook
close-image