Como perder a vergonha de falar inglês em público?

Sentir aquele frio na barriga antes de falar inglês com outras pessoas é absolutamente normal. Muitos estudantes experimentam essa sensação nas primeiras vezes que usam o idioma.

Contudo, se você sente tanto medo a ponto de não conseguir se comunicar de forma assertiva, é hora de verificar o que está acontecendo e se empenhar para superar essa barreira.

Continue a leitura deste artigo e descubra como perder a vergonha de falar inglês em público de maneira prática e eficaz.

Vamos lá?

Comece pelo porquê

Um passo importante para superar a vergonha de falar inglês na frente de outras pessoas é identificar o motivo de estar sentindo isso.

A vergonha não é um traço de personalidade, mas uma insegurança causada pelo medo de fazer feio ou se expor ao ridículo.

Portanto, você pode estar se sentindo assim por vários motivos. Talvez, tenha sido corrigido muitas vezes na frente dos seus colegas; talvez, tenha sido exposto a constrangimentos; talvez, pense que não é bom o suficiente.

Pergunte-se: por que sinto vergonha? Em que situações mais sinto medo de falar inglês? Quando eu me senti assim pela primeira vez? O que aconteceu para que eu me sentisse assim? Há algo que justifique esse comportamento?

Tente analisar a situação de um ponto de vista mais racional e logo adote as indicações a seguir em seu dia a dia.

Permita-se cometer erros

Um dos maiores motivos de sentir vergonha ao falar inglês é o medo de cometer erros e receber críticas. Muitas vezes, esse julgamento pode até mesmo vir de dentro, quando você percebe que errou ainda que ninguém tenha reparado ou comentado sobre isso.

Se esse é o seu caso, chegou o momento de aceitar que os erros simplesmente fazem parte do processo. É claro que ninguém gosta de cometer esses deslizes, mas na verdade são eles que nos fazem avançar.

Tente mudar o mindset, vendo cada tropeço na língua como uma oportunidade de aprendizado e crescimento, não de crítica e reforço negativo.

E, se isso não der certo, lembre-se: até mesmo nativos cometem um errinho aqui e ali na hora de falar inglês, então, por que você, um aprendiz da língua, não poderia?

Não busque aprovação

Muito parecido com o medo de cometer erros, uma outra fonte de vergonha é a constante busca por aprovação, ou seja, focar na opinião dos outros e no que eles vão achar da sua pronúncia, da sua gramática etc.

Se esse é o seu maior medo, tente enxergar situações de interação social em inglês de uma outra perspectiva. Você não está ali para ser avaliado, mas sim para se comunicar. Afinal, essa é a principal função de qualquer língua.

Você não precisa falar perfeitamente ou receber um elogio de outra pessoa para começar a usar um idioma estrangeiro. Na verdade, se você não começar falar em inglês de uma vez por todas, as suas chances de atingir qualquer nível de perfeição diminuirão consideravelmente e permanecerão baixas.

Prepare-se com antecedência

Em situações comunicativas, ter o controle de tudo é quase impossível, mas você pode tentar se preparar e guardar algumas cartas na manga antes de sair interagindo com falantes do inglês.

Em caso de conversas casuais, você pode preparar alguns tópicos de small talk para não ficar sem assunto, pode aprender as estruturas mais utilizadas em certas situações e assim por diante.

Se estiver se preparando para uma apresentação ou palestra, estabeleça um cronograma para praticar. Escreva seu discurso, leia em voz alta, memorize e repita até que saia natural. Pode soar meio robótico no início, mas logo você pegará o jeito.

Foque no seu interlocutor

Por fim, uma dica certeira ao se comunicar em inglês é focar no seu interlocutor em vez de se focar em si mesmo. Não entendeu? É simples.

Preste atenção em quem está falando com você, foque no que essa pessoa tem a dizer, faça perguntas sobre o que ela está dizendo e se mostre interessado.

Ao fazer isso, você desviará o foco da sua atenção de si mesmo para o outro, diminuindo a pressão dessa situação comunicativa. Você não ficará o tempo todo se perguntando se está pronunciando as palavras corretamente porque estará ocupado demais realmente conversando com a outra pessoa.

Viu só?

Aprender inglês não é só trabalhar gramática, vocabulário e compreensão auditiva, mas também trabalhar a confiança na hora de se comunicar.

Tente colocar as dicas em prática e depois volte nos comentários para nos contar como tem se saído.

Be brave!

Download Gratuito

Cronograma Autodidata Para Aprender Inglês Básico Em 34 Dias

Baixe agora clicando no botão abaixo
DOWNLOAD NOW

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Download Gratuito

Cronograma Autodidata Para Aprender Inglês Básico Em 34 Dias

Baixe agora clicando no botão abaixo
DOWNLOAD NOW
close-link
(Grátis) Baixe o E-book Inglês em 34 Dias - Cronograma Autodidata
Baixar Ebook
close-image