Originalmente, a palavra score está associada a esportes. Significa marcar um ponto ou um gol ou pode ser usada também para o placar final de um jogo. Mas a palavra foi mudando seu significado, mas sem deixar de lado seu conceito original.
Usada como gíria, a palavra pode ser usada de duas maneiras. A primeira, mais leve, tranquila, pode ser sinônimo de cool, awesome, expressões do inglês que podem ser traduzidas como legal, bacana, maneiro, massa, irado (dependendo da região do Brasil que você está). Um exemplo de uso dessa maneira seria o seguinte.
A: Next weekend I’m going to the beach with some friends (Próximo final de semana vou para a praia com alguns amigos).
B: Score (legal, maneiro, irado).
Se você parar para pensar, vai ver que a expressão ainda tem um pouco da característica original de “marcar um ponto”. Afinal, um fim de semana na praia com os amigos é um programa super legal e a pessoa com certeza vai marcar um ponto a mais no quesito diversão do que quem ficar em casa estudando ou tiver que trabalhar.
A outra forma de utilização da gíria também mantém a conotação de marcar um ponto. Só que nesse caso o ponto representa uma conquista sexual. Sim, score significa transar e é uma expressão muito usada pelos jovens. Especialmente os meninos, que estão sempre ansiosos para chegar aos finalmentes.
Essa talvez seja a melhor forma de traduzir a expressão. Se algum menino disser I scored last night, ele vai estar afirmando que transou na noite passada, que chegou lá, que marcou um ponto.
Mas como eu disse, é uma expressão mais utilizada por garotos. Uma menina certamente vai ter uma forma diferente de dizer a mesma coisa, talvez um pouco mais doce, delicada.
Outro exemplo poderia ser you need to impress her if you want to score (você precisa impressioná-la se quiser chegar lá).
Enfrentei muitas dificuldades para aprender inglês depois de adulto, mas consegui superá-las. Foi por isso que decidi criar este blog: para ensinar, compartilhar dicas e motivar você, leitor, a aprender inglês e conquistar seus sonhos. Muitos artigos são escritos por professores e entusiastas que estão aqui, mesmo que o blog leve o meu nome, pois sempre reviso tudo.