Quem nunca se levantou de manhã sem muita vontade de realizar as tarefas do dia a dia que atire a primeira pedra. Todo mundo já passou por altos e baixos quando o assunto é manter a constância de uma atividade.
O desânimo faz parte do processo, mas há diversas formas de mitigá-lo. Este artigo vai te ensinar como se motivar para estudar inglês todos os dias.
Aqui, você aprenderá o que é motivação, como mantê-la lá em cima e o que fazer quando nada estiver dando certo.
Keep thriving!
O que é motivação?
Motivação, como o próprio nome já diz, é o motivo que nos leva a realizar uma ação. É aquilo que nos move, que nos faz sair do lugar.
Por isso, antes de saber como mantê-la, precisamos identificá-la.
O que te move a aprender inglês? Já parou para pensar sobre isso?
Talvez, você esteja estudando inglês por um motivo intrínseco, como seu desejo de fazer uma viagem internacional e se comunicar com nativos, ou por um motivo extrínseco, como uma exigência do seu trabalho.
Olhe para o passado e tente se lembrar do porquê começou a estudar inglês. Elabore uma resposta sincera e terá combustível suficiente para manter a chama do seu interesse acesa por muito mais tempo.
Feito isso, anote esse motivo em um pedaço de papel e o deixe sempre visível. Você pode pregá-lo na parede, no espelho do banheiro, na porta do guarda-roupa ou na escrivaninha onde estuda.
O importante é manter esse motivo em mente o tempo todo. Afinal, como diz o ditado, quem não é visto não é lembrado, certo?
Let’s keep going!
Assuma o controle e se motive para estudar inglês todos os dias
O primeiro passo para manter a motivação lá no alto é entender que temos controle sobre ela. A motivação não é algo que surge do nada e logo desaparece do mesmo jeito que chegou. Existe uma série de medidas que podemos tomar para garantir sua consistência.
Assuma o controle e aprenda a cultivar e alimentar sua motivação com as dicas a seguir.
#1 Defina metas curtas
Hoje em dia, vivemos em uma sociedade extremamente acelerada e ficamos cada vez mais acostumados a obter resultados imediatos. Por isso, a definição de metas curtas é uma ótima estratégia para manter os níveis de empolgação elevados.
Se sua meta for aprender uma expressão idiomática por dia, por exemplo, as chances de conseguir dar conta dela são altas, e você se sentirá muito bem por ter conseguido cumprir com seu objetivo.
#2 Celebre suas conquistas, mesmo que pequenas
Ao concluir cada pequena tarefa, é muito importante celebrar sua conquista.
Pode parecer insignificante fazer isso no início, mas logo você verá como esse reforço positivo fará com que se sinta com maior disposição para continuar.
Pode parecer bobo, mas até mesmo uma pequena dancinha após concluir sua tarefa daquele dia já faz diferença. Não deixe de adotar esta estratégia, você vai se surpreender!
#3 Estabeleça recompensas divertidas
No mesmo sentido da dica anterior, estabelecer recompensas divertidas após seu período de estudo pode fazer com que você até mesmo anseie por cumprir suas horas de estudo do dia.
A recompensa escolhida depende dos seus gostos, portanto, use e abuse da criatividade.
O que você fará depois de concluir seu estudo? Assistir a uma série? Comer um chocolate delícia? Descansar enquanto vê um filme? Diga aí!
#4 Estipule uma rotina fácil
Outro ponto muito relevante e que muitos estudantes negligenciam é estipular uma rotina fácil de seguir.
Por exemplo, se você trabalha e estuda, não adianta querer sobrecarregar sua rotina com horas e horas de inglês. Fazer isso é planejar seu próprio fracasso.
Se você tem pouco tempo, não tem problema! Você vai estudar inglês no seu ritmo, mas continuará avançando e se sentindo bem com isso.
Estudar pouco tempo, mas com qualidade, é melhor do que estudar horas com atenção zero. Pense nisso!
#5 Escolha o melhor horário e separe um local de estudos
Você também terá uma rotina muito mais produtiva se souber escolher o melhor horário de estudo e separar um local adequado para essa tarefa.
Nada de escolher estudar à noite, se você sabe que não rende nesse período do dia. Nada de decidir estudar em um lugar caótico, onde milhares de outras coisas competirão pela sua atenção. Seja realista!
#6 Foque no processo e diversifique seu material de estudo
Esta é a dica de ouro! Foque no processo e diversifique seu material de estudo.
Por que ficar o tempo todo pensando na linha de chegada se você pode se divertir agora mesmo com seu processo de aprendizagem?
Concentre-se no processo e torne seu aprendizado do inglês mais leve e diversificado.
Evite fazer a mesma coisa todos os dias. Leia jornais, assista a séries e filmes, leia livros, acompanhe canais do YouTube, siga blogs, baixe aplicativos e escute músicas em inglês.
Todas essas atividades são muito ricas para mergulhar no idioma, e fazê-las de modo alternado ajuda a manter sua vontade de estudar inglês todos os dias.
O estudo tradicional, com gramática, papel e lápis pode não estar funcionando para você. Então, embarque em outras formas de aprender e aposte em outros métodos.
E se mesmo assim faltar motivação?
Sentir-se desmotivado depois de aplicar todos os conselhos deste artigo será muito difícil, mas se acontecer, recorra à disciplina.
Apele para o seu senso de responsabilidade e se mantenha na linha, evitando excessos. Nada pior para a motivação do que o burnout!
Equilibre períodos de descanso e de trabalho, mas nunca desista!
E aí? Curtiu?
Aqui, você aprendeu o que é motivação e como mantê-la de um jeito prático e fácil.
Estamos ansiosos para saber se estas dicas foram úteis para você.
Conte para a gente nos comentários!
See you!
Taís Guerra é tradutora de formação e trabalha como freelancer desde 2017. Seu primeiro contato com o inglês se deu ainda na infância, quando sua mãe a matriculou em um curso extracurricular, muito antes que pudesse suspeitar de que trabalharia com o idioma no futuro. O inglês abriu portas para ela, e está certa de que também abrirá para você. É por isso que hoje se dedica a solucionar suas dúvidas, one blog post at a time. Let’s do this!