A constância ao aprender inglês não é algo que dependa pura e simplesmente do quão motivado você se sente naquele dia para realizar essa tarefa. Existem formas diversas de conseguir mantê-la de forma regular no seu dia a dia.
Leia este artigo e descubra como se manter constante ao aprender a língua inglesa.
Aqui você saberá quais são os dois fatores mais importantes para dar continuidade aos seus estudos e receberá algumas dicas valiosas para se organizar nessa jornada.
Let’s start!
Como manter a constância ao aprender inglês?
Manter a constância ao aprender inglês requer mais do que motivação e disciplina. Estudar uma língua estrangeira de forma contínua é como inserir um novo hábito no seu dia a dia, requer planejamento e bom manejo de tempo.
Na etapa de planejamento, você precisa entender que não adianta estabelecer metas muito agressivas logo de cara. Quando você opta por definir metas muito grandes, aumenta a probabilidade de falhar em seu intento e gerar desmotivação.
Isso, porque os hábitos são criados de forma gradual. Metas menores, como estudar dez minutos de inglês por dia, aumentam as chances de conseguir concretizá-las e sentir aquela sensação de realização.
É essa sensação de realização que aumentará sua motivação para se manter constante na tarefa de aprender inglês.
Já na etapa de manejo do tempo, o mesmo raciocínio também se aplica. Se seus dias são muito agitados e corridos, não adianta se iludir achando que poderá dedicar duas horas diárias ao estudo do inglês. Estabeleça um tempo curto, como alguns minutos, e depois aumente-o com calma.
Você verá que cada vez que cumprir seus minutos diários de inglês, sentirá uma maior satisfação e vontade de se dedicar.
Dicas práticas para criar o hábito de estudar inglês
Além de um bom planejamento e manejo do tempo, existem outras formas de criar o hábito de estudar inglês e se manter constante nessa empreitada. Elas não requerem muito esforço e com certeza mudarão o modo como você se dedica a essa tarefa.
Veja uma lista de dicas práticas que você pode seguir:
- Estabeleça metas simples
Além de começar com metas pequenas, assegure-se de definir metas simples para o seu aprendizado do inglês. Nada de definir uma meta confusa, que nem mesmo você tem certeza do que significa. Quanto mais fáceis de compreender, melhor serão assimiladas e internalizadas pelo seu cérebro. Isso garantirá maior clareza do porquê está realizando essa determinada tarefa.
- Estabeleça metas mensuráveis
Outro ponto importante é estabelecer metas mensuráveis, ou seja, que você consiga medir. Escolha uma data de início, uma data de fim e uma frequência de realização para cada atividade, pois é assim que saberá se está indo bem ou mal na tentativa de concretizar seu sonho.
- Estabeleça gatilhos
Geralmente, sempre escutamos falar de gatilhos mentais de forma negativa, mas você sabia que pode usá-los a seu favor? Por exemplo, se você associa o estudo do inglês a uma playlist de música que gosta de escutar, seu cérebro já se condicionará a realizar essa tarefa sempre que escutá-la. Portanto, você pode estabelecer esse tipo de gatilho mental que fará seu cérebro entender que a hora de aprender inglês chegou.
- Comece com o mínimo esforço
Seguindo a mesma lógica de metas pequenas e tempos curtos, uma boa dica para conseguir manter a constância ao estudar inglês é começar com o mínimo esforço possível.
Se você precisa organizar todo seu escritório, tirar os livros de dentro do armário, ligar o computador, procurar papeis para escrever e uma caneta que sabe-se lá onde jogou antes de começar a estudar inglês, o mais provável é que vá ficar com preguiça.
Portanto, deixe tudo organizado com antecedência, para que seu único esforço seja se sentar e começar. Não gere situações que levam à procrastinação.
- Celebre cada vitória
Por fim, a última dica é comemorar cada uma das suas pequenas vitórias. Se você terminou seus cinco minutos diários de estudo, comemore. Se você aprendeu três novas palavras, comemore. Se você falou com um nativo por 30 minutos, comemore.
Dar um reforço positivo a tudo que faz nesse sentido é muito importante para nutrir sua motivação e se manter constante ao estudar inglês.
E, então? Você já sabia que para criar o hábito de estudar inglês e manter a constância precisava começar com pequenos passos?
Aqui, você viu como se manter firme e forte no estudo do inglês e aprendeu algumas dicas importantes para ter sucesso nisso.
Acesse nosso site para mais conteúdos como este.
See you!
Taís Guerra é tradutora de formação e trabalha como freelancer desde 2017. Seu primeiro contato com o inglês se deu ainda na infância, quando sua mãe a matriculou em um curso extracurricular, muito antes que pudesse suspeitar de que trabalharia com o idioma no futuro. O inglês abriu portas para ela, e está certa de que também abrirá para você. É por isso que hoje se dedica a solucionar suas dúvidas, one blog post at a time. Let’s do this!