Irlanda ou Holanda? Qual melhor país para morar para brasileiros?

Irlanda ou Holanda? Qual melhor país para morar para brasileiros? Se você tem essa dúvida é porque realmente deseja morar no exterior. 

Os dois países trazem muitas vantagens para seus habitantes, no entanto, é muito importante antes de fazer essa mudança em sua vida, saber o máximo de coisas sobre eles para que vá e não encontre tantos problemas.

O que esperar morando na Holanda?

Irlanda ou Holanda

A Holanda é um dos países que são o destino favorito dos brasileiros. Atualmente, existem cerca de 76.500 pessoas vivendo no país.

O país tem uma alta qualidade educacional proporcionando estudos em todos os níveis num alto padrão.

O transporte público também apresenta boa qualidade e seu sistema ferroviário possui diversas conexões e horários.

O sistema de saúde no país exige hoje em dia que seja comprado uma espécie de seguro de saúde que permite ter acesso a assistência médica. Quem consiga comprovar não ter condições de pagá-lo, poderá contar com ajuda do governo.

 Agora você verá o que é preciso saber e quais as suas características.

Visto

Para os brasileiros que possuem a intenção de passar mais de 90 dias no país o governo recomenda a solicitação do visto de longa permanência chamado de matchtiging voorloping verblijf (MVV).

Porém, se você já tiver uma cidadania europeia, tudo fica mais fácil. Será necessário apenas fazer o seu registro na prefeitura quando chegar na Holanda.

Qual a língua falada?

O inglês é uma língua universal e com isso, é importante tê-lo caso queira fazer alguma viagem internacional.

Se não falar holandês, não se preocupe.

No país as pessoas que conseguem falar na língua inglesa, terá o suficiente para poder se comunicar no cotidiano. Algumas empresas fazem a exigência do inglês para ter a possibilidade de contratar o candidato.

Mas uma dica, ter o holandês em seu currículo pode ser o diferencial para que conquiste a sonhada vaga de emprego no país.

Mercado de trabalho 

A Holanda tem diversas opões de emprego, ao todo, existem mais de 200 mil vagas abertas. No entanto, as áreas que estão em alta e tem mais chances de admissão são: T.I., Petróleo e Gás, Logística, Energia Renovável, Moda e Marketing.

O país tem por característica ter uma jornada de trabalho flexível. Com isso, as pessoas podem optar pelo emprego de horário integral ou parcial. 

A cultura de trabalho holandesa permite e abraça a diversidade e tem o objetivo de respeitar a autonomia individual, a igualdade e um ambiente de trabalho mais equitativo.

É um dos poucos países que garantem benefícios como férias generosas, assistência médica e políticas progressistas relacionadas a licença parental e outras formas de suporte aos funcionários.

A segurança no trabalho e regulamento rigorosos visando investimentos contínuos, são outros fatores característicos do mercado de trabalho holandês.

A taxa de desemprego é considerada baixa. Neste ano, ela se encontra em 3,6%, sendo uma das mais baixas da Europa. Contudo, a escassez de mão de obra continua presente.

O salário mínimo por hora atualmente é de 13,27 euros enquanto o salário mínimo mensal para quem trabalha 36 horas semanais é de cerca 2.700 euros mensais

Economia

A economia da Holanda está pautada em muitos aspectos, no agronegócio. Assim como no Brasil, o país está entre os que mais exporta produtos da agropecuária para o mundo.

No entanto, ele tem diferenças, sua extensão territorial equivalente é inferior a muitos países, incluindo a Irlanda. Possui 18 milhões de habitantes, o que faz ser uma região com uma alta densidade demográfica.

Ela intensificou ao longo dos anos, seus investimentos de capital nesse setor junto com mão de obra qualificada. Forte no agro, mas recebendo fortes críticas sobre a causa ambiental e animal.

Isso porque é um dos lugares que mais possuem aves, bovinos e suínos, o que faz ter uma grande produção relacionada. 

No entanto, isso é sinônimo de altas emissões de nitrogênio provenientes de dejetos animais em excesso a partir da amônia que também causa a acidificação de solos, perda da biodiversidade e poluição atmosférica e de águas subterrâneas.

Moradia

Uma dificuldade que você terá é de encontrar moradia na Holanda. Isso porque a procura está maior do que a demanda e os preços cada vez mais estão altos. Em alguns locais o preço dos aluguéis é entre 1.500 a 2.000 euros mensais.

O que esperar morando na Irlanda?

Para você fazer o comparativo de Irlanda ou Holanda? Qual melhor país para morar para brasileiros? Vamos falar de um dos países que mais atraem brasileiros.

A Ilha Esmeralda é um país multidiversificado. Seus habitantes já estão acostumados com a alta demanda de turistas e de imigrantes morando no país.

Assim como na Holanda, o sistema educacional irlandês é de qualidade tanto no ensino básico quanto no superior.

A saúde é privada, então terá que gastar caso necessite de cuidados médicos.

Visto 

A resposta é depende. Quando chegar na Irlanda você deve ir à imigração e informar que pretende passar mais de 90 dias no país.

O Stamp 3 é o visto a ser pedido para quem queira morar, mas sem trabalhar, salvo quem esteja acompanhando seus parceiros que tenham visto de trabalho.

Já o General Employment Permit é aquele visto para quem já tenha uma proposta de emprego antes mesmo da viagem. Ele é pedido ainda no Brasil e o processo é realizado por quem contrata.

Língua oficial

Na Irlanda existem duas línguas oficiais, o irlandês e o inglês. Porém, esse último é mais falado no país e isso permite uma fácil comunicação para quem é novo na região.

Mercado de Trabalho

É um mercado bastante flexível. Você pode trabalhar em pubs, na construção civil, bares, restaurantes, hotéis, cafés caso não consiga emprego na sua profissão.

Os cargos que mais estão em alta no país são: T.I., Engenharia de Software e Civil e Vendas.

O salário mínimo mensal é de 3.683,00 euros e são pagos 12,70 por hora.

Economia

Assim como na Holanda, a Ilha Esmeralda tem passado por alguns problemas econômicos. Inflação aumentou, as famílias reduziram o seu poder de compra, dentre outras coisas.

Mas no fim de 2023 isso começou a melhorar. A expectativa dos economistas é que em breve, a taxa de inflação diminua mais e que as pessoas possam ter uma economia mais saudável.

Moradia

A Irlanda também passa por problemas imobiliários. Muitas pessoas precisaram ir morar nas ruas devido ao alto valor dos aluguéis e a escassez de moradia.

O governo tem tentado reverter essa situação, no entanto, não há previsão para conseguir solucionar totalmente esse problema.

Irlanda ou Holanda? Qual melhor país para morar para brasileiros?

Bom em vista de trabalho, a Holanda se apresenta um pouco melhor pelos benefícios concedidos, mas na Irlanda você também terá boas chances de melhorias profissionais.

A moradia é problema nos dois casos, a educação é de qualidade. A economia dos dois países tem votado a crescer enquanto a linguagem não será problema se tiver estudado inglês.

É importante analisar muito bem o que cada um oferece e se enquadra nos seus objetivos. Após isso, viaje e seja muito feliz nessa nova história de sua vida!

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comments
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x