Como Está Economia da Irlanda em 2024?

Vai morar na Irlanda? Então você precisa saber Como Está Economia da Irlanda da Atualidade.

Isso porque o país tem sido sinônimo de ser um bom lugar para morar já que nele pode encontrar uma grande melhoria de vida, se comparado a outros países.

Por conta disso, esta matéria irá lhe contar em como a economia da Irlanda tem se comportado ao longo destes últimos anos e quais são as previsões para os próximos. Assim você conseguirá decidir o melhor destino.

Multinacionais impulsionam a economia da Irlanda

Economia da Irlanda

A produtividade de trabalho irlandesa é muito alta no país. Ela chega a números maiores quando, se comparados aos demais países europeus que estão na União Europeia.

De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) as multinacionais têm impulsionado a economia do país.

Isso porque, após uma pesquisa sobre valor agregado das empresas estrangeiras com as empresas irlandesas, se mostrou números significativos.

A pesquisa de valor agregado é uma medição para saber o nível de produtividade de cada cidade ou país.

Ele mostra que o valor agregado por trabalhador das multinacionais era de 414 euros por hora. Enquanto em relações a empresas locais, o valor era de somente 55 euros. São dados obtidos no segundo semestre de 2023.

Além disso, a Irlanda chama a atenção das grandes multinacionais devido ao seu baixo custo no pagamento de impostos. 

Antigamente, essas empresas pagavam 43% de IRC (Imposto Sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas), em 2023 é preciso pagar apenas 12,5%.

Uma força de trabalho bastante qualificada, estar na UE e ter como a língua oficial o inglês, colabora para uma economia que chama a atenção dos economistas e atrai as multinacionais.

Indústria farmacêutica e tecnológica ajudaram em 2020

A Covid-19 afetou o mundo em diversos setores, principalmente no de saúde e na economia, porém, a Irlanda não sofria com tanto impacto no início.

Por conta disso, seu Rendimento Nacional Bruto (RNB), cresceu 3,4% em 2020, influenciado pelas multinacionais e, principalmente, pelas empresas do setor farmacêutico e do tecnológico.

Isso se dá porque o mundo precisou aumentar seus esforços para combater o vírus e precisava de uma tecnologia de ponta e o melhor da área de saúde. As exportações aumentaram 6% nesse período.

No entanto, retirando a influência das multinacionais, o RNB da Ilha Esmeraldina estava passando por uma recessão, ele tinha caído para 5,4% naquele ano. Isso impactou empresas e famílias que estavam na Irlanda.

Os gastos dos consumidores também sofreram uma queda caíram 9%. Para se ter uma noção, esse número era o dobro do que aconteceu no ano de 2009 quando teve a crise financeira internacional.

Isso é um indicativo de que os números das multinacionais estabelecidas no país irlandês podem mascarar o verdadeiro resultado econômico e dificultar ações efetivas do governo para resolver alguma questão econômica.

PIB retrocedeu em 2021

O PIB (Produto Interno Bruto) irlandês sofreu com algumas baixas. Ele ficou em 10,8%, entretanto, a sua expectativa para a metade de 2021, era de ser 1% acima do resultado que obtiveram.

Segundo o Escritório Central de Estatísticas (CSO), foram as multinacionais que fizeram com que o PIB não ficasse estagnado. Em contrapartida, os gastos dos irlandeses e moradores do país com bens de serviços teve uma queda de 0,7%.

Porém, seus números econômicos estão aumentando nos últimos 30 anos

Como Está Economia da Irlanda da Atualidade? Essa é uma pergunta que muitos podem fazer. Mas para isso, é preciso saber como antigamente a Irlanda estava economicamente.

Para explicar, iremos pegar para fins comparativos, Portugal. Tanto a Irlanda quanto o país que também fala português, estavam em 1990 com números parecidos em relação ao RNB.

Eles dois estavam na parte de baixo quando se investigavam esses números entre os países. Mas, isso mudou. Agora, três décadas depois, a Irlanda apresenta dados que apontam que cresceram cerca de 208% e de forma constante.

Os impostos baixos para as empresas multinacionais auxiliaram bastante para essa mudança. Enquanto isso, o seu companheiro de UE ainda não encontrou uma forma de melhorar seus números econômicos.

Inflação começou a dar sinais de queda no ano passado

No segundo semestre de 2023, a economia irlandesa começou a apontar que a inflação estava caindo. Isso ia contrário do que acontecia no início daquele ano já que apresentava um encolhimento de 4,6%.

Um dos motivos era a queda no setor farmacêutico e instaurou uma recessão técnica no país. A recessão técnica é quando um país indica uma queda no PIB por dois ou mais trimestres seguidos. A Irlanda teve quatro trimestres em sequência.

Os setores que mais foram afetados pela inflação foram: eletricidade, água, habitação, gás, outros combustíveis, bebidas não alcoólicas e comida. Por outro lado, o governo havia dito que não tinha pretensões de intervir.

Economia da Irlanda tem expectativa em voltar a crescer

A previsão de crescimento do PIB irlandês para o ano de 2024 era de 2,5%. No entanto, mudaram para 2,8%. Esse indicador conta com a atividade do setor multinacional na Irlanda.

A expectativa é que em 2025 e em 2026 ele também cresça, mas num processo mais lento do que esperado pelos especialistas.

O Banco Central da Irlanda (ICB), prevê em outras pesquisas números que não estejam ligados às multinacionais, com isso, os indicadores seriam mais fiéis. 

Deste modo, eles pensam que a Procura Interna Modificada (MDD), ficará em 2,2%, porém 0,3 pontos a menos do que antes se havia previsto.

O motivo seria pela “fraca procura global e também dado às restrições de capacidade na economia doméstica”.

O mercado de trabalho da Ilha Esmeraldina ainda encontra uma escassez de mão de obra especializada em alguns setores do país. Isso faz com que a Irlanda precise recrutar trabalhadores de outros países.

A expectativa que o desemprego pelos próximos três anos fique na casa dos 4,5%, contudo, a ideia é que os salários tenham um aumento de 4,5% nesse período.

Um país com um problema que todos gostariam de ter

Devido aos grandes investimentos das empresas estrangeiras, a Irlanda conseguiu reunir cerca de 10 bilhões de euros em caixa. A previsão para 2024 é que esse número chegue a 16 bilhões de euros.

Até agora o governo ainda não se decidiu ao certo no que fazer. Algumas opções estão entre investir em infraestrutura do país, pagamento de dívidas ou simplesmente guardá-lo para poder ser usado num futuro.

Como Está Economia da Irlanda da Atualidade?

Mas, mesmo sem uma decisão definitiva do governo sobre o que fazer com o dinheiro. Isso é um grande indício de que você pode ir para a Irlanda caso a sua pergunta seja Como Está Economia da Irlanda da Atualidade.

Todos os países sofreram economicamente nos últimos anos, algumas guerras iniciadas também têm colaborado com essa instabilidade, já que o mundo se tornou global e dependente de outros países em suas relações.

Porém, a Irlanda tem grandes indícios de que é um dos locais mais apropriados para quem deseja uma mudança de vida. E esses motivos você encontrou nesta matéria.


Gostou deste artigo? Então leia mais Irlanda aqui!

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comments
Mais votado
mais recentes mais antigos
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x
Índice