É uma prática muito condenável de manipular alguém, a partir da distorção ou omissão de fatos. Quem pratica o gaslighting geralmente tem a intenção de obter proveito próprio. O gaslighting é algo que ocorre gradativamente, a pessoa vai manipulando o outro sem que o manipulado sequer se dê contra do que está acontecendo.
Ocorre, por exemplo, quando alguém diz ao outro como ele deve se sentir com relação a algo, tenta explicar as coisas de maneira distorcida e até mesmo diz o que a outra pessoa deve falar em determinada situação. No Brasil, gaslighting é considerado um tipo de abuso psicológico e, dependendo do nível que atinja, pode ser considerado crime e enquadrado na Lei Maria da Penha.
Enfrentei muitas dificuldades para aprender inglês depois de adulto, mas consegui superá-las. Foi por isso que decidi criar este blog: para ensinar, compartilhar dicas e motivar você, leitor, a aprender inglês e conquistar seus sonhos. Muitos artigos são escritos por professores e entusiastas que estão aqui, mesmo que o blog leve o meu nome, pois sempre reviso tudo.