As palavras “inglês avançado” no currículo podem ser item de desejo de muitos e até a prova de muito esforço e dedicação ao longo de anos.

É compreensível que várias pessoas usem essas palavras para se descreverem, afinal, entendem bem o idioma e falam e escrevem sem muitas dificuldades.

No entanto, isso é mesmo o suficiente para se considerar proficiente no inglês?

Aliás, o que exatamente é ser proficiente?

            A proficiência em um idioma vai muito além da simples compreensão (infelizmente!).

Em geral, ter inglês avançado significa ter grande conhecimento gramatical e vocabulário diversificado, além de demonstrar facilidade de compreensão e discurso fluido.

Vale lembrar que dominar o idioma também inclui compreender tanto expressões formais quanto informais e até gírias.

            Antes de entender o que realmente é ter inglês avançado, é importante saber que, como tudo que é mensurável, existem parâmetros para saber em qual nível você se encontra.

O mais comumente usados e internacionalmente aceito é o CEFR (Quadro Comum Europeu de Referências para Línguas).

            O CEFR divide o conhecimento da língua em três níveis, A, B e C, cada um com dois subníveis. São eles: A1, A2, B1, B2, C1 e C2. A categoria A representa o nível básico, o B intermediário e o C avançado.

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/68/EUROEXAM_CEFR_equivalence.jpg

            De acordo com a Cambridge English, organização da Universidade de Cambridge voltada aos testes de proficiência da língua, quem possui o nível C2 deve demonstrar aptidão para:

  • Estudar em contextos acadêmicos do mais alto nível, incluindo programas de pos-graduacao e PhD;
  • negociar e persuadir com efetividade em nível gerencial qualificado em cenários de negociações internacionais;
  • compreender as principais ideias de documentos escritos de alta complexidade;
  • abordar verbalmente tópicos complexos ou sensíveis, bem como lidar, de modo confiante, com questões de elevado nível de dificuldade.

            A fluência em um idioma muitas vezes é relacionada ao grau de conhecimento do falante, o que nem sempre é verdade.

Muitos falantes nativos do inglês não atingem a nota máxima ao serem submetidos aos testes de proficiência.

Da mesma forma, não nativos podem demonstrar facilidade ao se comunicar de maneira clara e fluida em situações cotidianas e ao mesmo tempo não conseguir compreender textos e contextos de alta complexidade.

            Estar no nível avançado de inglês significa exatamente ser capaz de compreender essas situações. Na prática, o aluno deve apresentar, além dos aspectos já falados:

Construção de frases mais complexas

Um exemplo clássico aqui provavelmente seja o da voz passiva. Falar “You have made a mistake” (você cometeu um erro) ou “a mistake was made” (“um erro foi feito”/houve um erro) apesar de serem frases muito semelhantes, não possuem o mesmo significado, já que na última, você não culpa ninguém pelo acontecido.

Também é possível citar o uso das conjunções mudando a estrutura da frase.

Por exemplo, imagine uma situação em que você esteja falando sobre seus hobbies e deseja dizer “eu gosto de jogar videogame, correr e estudar”.

A mesma frase em inglês seria “I like playing video game, running and studying”, porém, você pode torná-la mais interessante dizendo “Besides playing video game, I like running and studying”.

Pronúncia clara

Ter uma pronúncia clara significa que você será compreendido sem grandes dificuldades. Essa compreensão vem da sua capacidade de falar de forma coesa e concisa e não está, necessariamente, relacionada ao sotaque. Muitas pessoas carregam o sotaque delas pela vida toda e não há nada de errado nisso, desde que não atrapalhe a clareza do discurso.

Dominar irregularidades da língua

Sim, você pode dizer “I watched tv yesterday” (Eu assisti tv ontem) usando ‘ed’ no final do verbo watch. Porém, se quiser dizer que você comprou uma jaqueta semana passada, o verbo buy (comprar) não muda para “buyed”, a frase correta seria “I bought a jacket last week). Dominar esse tipo e outros de irregularidade e vão demonstrar que você conhece mais do idioma.

Alta compreensão (variações linguísticas, sotaques, contextos acadêmicos, etc)

Aqui estamos falando do famoso listening. Ser proficiente nesse quesito significa ter a habilidade de compreender as mais diversas variações linguísticas, sotaques e contextos, afinal, nem todo mundo se comunica da mesma maneira e nem todos os lugares pedem o mesmo tipo de linguagem.

Certamente você já tem uma noção de qual é o seu nível de inglês ou pelo menos se ele é avançado ou não, o que é um ótimo começo. Porém, pode ser um pouco difícil de decidir isso tudo por conta própria, já que são diversas questões que devem ser levadas em consideração. Existem diversos sites que oferecem testes de nivelamento gratuitos. Alguns deles são:

Testes que você pode fazer para verificar seu nível

Exam English

            Para começar a testar seu inglês já de cara, o Exam English é um site todo em inglês que oferece testes gratuitos para quem está se preparando para alguma prova de proficiência (como IELTS, TOEFL ou Cambridge) ou que apenas deseja saber em qual nível está.

            A prova de nivelamento é divida em duas etapas: uma voltada a gramática e vocabulário e a outra voltada à compreensão. Cada uma delas possui 15 questões que são escolhidas baseadas nas respostas que você dá durante o teste.

            O site e fácil de usar e entender e já na página inicial é possível ver as abas que levam às provas de proficiência. Além disso, o Exam English também possui uma versão para mobile disponível para iOS e Android.

Cambridge English

O Cambridge English é mais um site que oferece o teste de nivelamento gratuitamente. São 25 questões de múltipla escolha e, para acalmar o coração daqueles que ficam ansiosos com uma prova, não há tempo limite para concluir a avaliação! Também é possível analisar as respostas ao terminar todas as questões, diferente do Exam English.

Você encontra o teste de inglês geral e o teste voltado aqueles que ainda estão na escola, com idade entre 11 anos ou mais, uma boa opção para professores do idioma.

EF English

            A prova que a EF English fornece no site é baseada nos testes de proficiência e tem duração de 15 minutos, você precisa apenas se cadastrar no site antes de dar início. A compreensão oral, gramática e vocabulário são avaliados e você recebe o resultado ao final da prova.

Cultura Inglesa

A famosa escola de inglês, uma das melhores do Brasil, carrega um dos testes de nivelamentos mais bem vistos no mercado. Para ter acesso a prova, é necessário cadastrar-se no site. Ao finalizar o teste o resultado é enviado ao email cadastrado.

Yázigi

Outra escola muito bem conceituada no país, a Yázigi oferece o teste de nivelamento totalmente gratuito no site da escola. Assim como no site da EF, aqui você também tem 15 minutos para finalizar a prova e você pode visualizar o resultado já ao terminar as questões. Para ter acesso a avaliacao, você precisa apenas cadastrar alguns dados pessoais como nome, email, telefone, estado, cidade e escolher a unidade mais próxima de você.

Kaplan

Com duração de no máximo apenas 10 minutos, o teste de nivelamento da Kaplan avalia a proficiência nas áreas da compreensão oral, gramática e leitura e o resultado é enviado ao seu email. A Kaplan e uma escola internacionalmente conhecida, com unidades em mais de dez países e possui estudantes de cerca de 150 nacionalidades.

Além disso você pode fazer testes de proficiência como: IELTS, TOELF esse são provas definitivas que você pode tirar para verificar seu nível de inglês.