Para quem busca carreira internacional ou ingressar em alguma instituição educacional que faça uso do inglês, o TOEFL é uma prova essencial.

Nesse artigo, vamos prover informações essenciais sobre o teste, desde a inscrição até o grau de conteúdo necessário para um bom resultado.

O que é o TOEFL?

O TOEFL (Test Of English As A Foreign Language – teste de inglês como segunda língua, em tradução livre) é uma avaliação que determina sua capacidade de utilizar o inglês a nível universitário.  O exame vem sendo aplicado desde 1964 e tem grande aceitação em universidades ao redor do mundo, principalmente nos EUA e Canadá.

Nestes dois países, mais de 4.400 universidades e instituições de ensino requerem o certificado de aprovação no TOEFL para estrangeiros.  No mundo, são cerca de 8.500 instituições que exigem ou aceitam o exame de forma a comprovar a proficiência em inglês.

O teste é administrado pela ETS – Educational Testing Sevice, empresa super bem conceituada que administra testes de conhecimentos variados nos EUA e Canadá.

PARA QUE SERVE O TOEFL

Fazer o TOEFL é a primeira providência que você deve tomar se pensa em ingressar em universidade estrangeira. Alguns órgãos e empresas internacionais também requerem o exame para contratar falantes de outras línguas, apesar de que, nestes casos, o exame mais requerido é o TOEIC (Test of English for International Communication), também aplicado pela ETS.

O QUE É O TOEFL ITP?

O TOEFL ITP significa “INSTITUTIONAL TESTING PROGRAM”, ou programa de teste institucional, em tradução livre.

O nível de dificuldade desta avaliação é relativamente menor que a prova regular e é mais usado para nivelamento do estudante. É uma forma de mensurar a suas habilidades atuais com a língua inglesa.

Esse teste é vendido a instituições, como empresas ou escola de idiomas e geralmente não tem muita validade fora desse âmbito. A instituição aplica a seus afiliados para medir seu nível de proficiência.

Este teste é bastante usado por cursos de inglês, cursos acadêmicos de curta duração ou cursos onde o inglês não é a língua predominante. Pode ser usado, inclusive, com fins curriculares/profissionais, para comprovar proficiência em empresas nacionais.

Aula Grátis: Clique aqui para fazer a aula gratuita que mostra exatamente como aprender inglês em 6 meses estudando 30 minutos por dia.

Não substitui o TOEFL regular para ingresso em universidades e instituições internacionais, pela finalidade do exame. A parte falada, neste teste, sequer é avaliada.

A pontuação fica assim dividida:

  • Pontuação obtida entre 200–500: iniciante/intermédio
  • Pontuação obtida entre  310–677: intermédio/avançado.

Esta pontuação segue o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas – Common European Framework of Reference – Nível 1 e Nível 2.

O resultado do TOEFL ITP, como o iBT, tem validade de somente dois anos.

O valor desta prova é cerca de R$380,00 em 2018.

UNIVERSIDADES QUE ACEITAM TOEFL ITP

Algumas universidades até aceitam o TOEFL ITP para ingresso em seus cursos, na grande maioria cursos de graduação. No entanto, são poucas e geralmente fora dos EUA e Canadá.

A maioria das instituições separa os alunos pela nota obtida. Se a nota tiver sido baixa, pode ser requerido que o aluno faça um semestre inteiro de língua inglesa antes de ingressar efetivamente na graduação ou pós graduação escolhida.

Por isso, é muito importante que você pesquise junto à universidade de sua escolha quais são os requerimentos mínimos quanto à pontuação no teste e mesmo se aceitam o ITP para falantes de inglês como segunda língua.

O QUE É O TOEFL IBT?

O TOEFL iBT (Internet Based Test)é o teste regular, feito através da internet. Apesar de ser online, o examinando deve se dirigir a um dos centros espalhados pelo país para fazer a prova.

Atualmente, somente este tipo de prova está disponível no Brasil e é aplicado em 96% de todas as localidades no mundo que oferecem o exame.

COMO SE INSCREVER

Para se inscrever no TOEFL, basta a acessar essa página aqui. Você precisará criar uma conta com seus dados e se certificar que os dados documentais inseridos sejam os mesmos que os levados para o dia da prova.

Se você preferir não usar a internet, o que é cada vez mais raro, há a possibilidade de se inscrever por telefone (ligação direta para os EUA. Então, tenha certeza que seu inglês esteja bem afiado) ou por correio, preenchendo este formulário e encaminhando-o para o endereço indicado (também nos EUA).

A inscrição pela internet é super fácil, não tem porque se desgastar em ligação internacional ou encaminhar documentos por correio e ainda ter que pagar a respectiva taxa.

ONDE FAZER O TOEFL

O TOEFL é oferecido em muitos lugares no Brasil, mas infelizmente, ainda não está em todos os estados do território nacional.

Consulte aqui onde e quando o teste está disponível. O site pedirá que você crie uma conta para informações mais detalhadas do local exato da prova. A consulta geral somente informa a em que estados e cidades ocorrem os exames.

QUANTO CUSTA O TOEFL

O valor para o teste é informado em dólares americanos e, no ano de 2018, este valor é de USD$215,00, cerca de R$850,00.

COMO É O TESTE

O teste é dividido em quatro partes< que irão aferir sua capacidade em:

  • Expressão oral ou speaking: verifica sua capacidade de comunicação em inglês. Não há um avaliador, essa parte será gravada e enviada para avaliação à distância, como é feito com todas as outras partes do teste.
  • Compreensão auditiva ou listening: são algumas gravações de aulas universitárias que o examinando ouve e, posteriormente, responde algumas perguntas relacionadas ao conteúdo das mesmas. Além disso, há algumas conversações mais informais, sobre as quais serão respondidas 5 perguntas por cada situação.
  • Compreensão de leitura ou Reading: são cerca de 14 questões baseadas em textos acadêmicos. Ter relação ou conhecimento sobre o conteúdo do texto não faz diferença, pois a avaliação recai sobre a capacidade de compreender o aspecto geral do mesmo.
  • Redação ou writing: o examinando deverá escrever dois textos, com no mínimo 300 palavras cada uma. Uma das atividades será escrever sobre uma das aulas que foi passada na prova de listening. A outra fará uma pergunta específica e o examinando deverá responder de acordo com a própria opinião sobre o assunto.

O DIA DO TESTE

Como o teste é todo feito no computador, não é necessário se preocupar em levar canetas, nem qualquer outro material. Somente é necessário que você leve impresso seu cartão de confirmação da inscrição e seu documento com identidade usado para se cadastrar no site.

Verifique bem o dia, a hora e o local exatos para que não haja atrasos. Você deverá comparecer com 30 minutos de antecedência ao local da prova. Por isso, no dia anterior confirme se todas as informação estão corretas e planeje sua viagem até o local.

Não é permitido nenhum aparelho eletrônico nem comida no recinto da prova, prepare-se então para comer antes. Você poderá ir ao banheiro sem problemas durante a prova, mas cuidado para não perder tempo demais, pois as provas são cronometradas.

Você terá 4 horas aproximadamente para fazer TODA  a prova. Portanto, é muito importante que faça antes alguns simulados online e que saiba bem a média de tempo que você deverá gastar com cada questão. Sob nenhuma hipótese será concedido tempo suplementar, então é melhor treinar bastante antes.

RESULTADO TOELF

A pontuação máxima do TOEFL é de 120pontos, igualmente divididos entre todos os quatro pontos da prova.

De acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, que citamos acima, assim você será avaliado:

  • entre 57-86: nível B1 em Inglês, nível intermediário
  • entre 87-109: nível B2, intermediário maior.
  • entre 110-120: nível C1, nível avançado.

Assim será avaliada a sua pontuação no exame:

Se você tirar nota que qualifique como nível “baixo” de proficiência, não estará apto a ingressar a nível acadêmico nas instituições estageiras. A sugestão é que você estude mais um pouco ou pratique mais cada etapa da prova e refaça o teste.

Validade do certificado do TOEFL

O certificado do TOEFL é válida pelo período de apenas dois anos. Após esse período, a instituição organizadora elimina os resultados de seu banco de dados.

O QUE/COMO ESTUDAR PARA O TOEFL

A matéria cobrada no TOEFL não tem limitação: é requerido que você tenha pleno domínio da língua inglesa. Vamos dar algumas dicas importantes se você está começando a se preparar para o teste:

LIVROS RECOMENDADOS

Alguns livros podem ser melhor utilizados que outros, por serem mais direcionados.

Claro que você pode utilizar gramáticas completas (certifique-se de que a obra seja bem avaliada, tenha reconhecimento no mercado), mas um livro direcionado ao teste te dará mais insights sobre a prova e seguirá a linha de questões cobradas.

Eis alguns livros indicados especialmente para a preparação para o exame:

Todas as obras podem ser encontradas facilmente na Amazon ou outra livraria online de sua preferência.

O site da ETS, empresa que aplica o teste, tem bastante material de treino. Vale a pena circular e acessar alguns dos testes previstos ali.

Além disso, há um aplicativo chamado TOEFL GO, com material mais simples, que pode servir muito bem como revisões no dia a dia.

SIMULADOS ONLINE DO TOEFL

O site test den oferece diversos simulados online. É muito importante que seja feitos simulados antes da prova, não somente pelo conhecimento adquirido sobre o conteúdo e o tipo de questão exigida, mas como uma forma de controlar seu tempo.

Neste site, você encontrará simulados preparatórios não somente para o TOEFL, mas para outras provas internacionais. Isso pode te ajudar muito a se preparar!

O TOEFL INTERACTIVE SAMPLER dá acesso a provas anteriores do TOEFL, para todas as seções da prova. O site te direciona diretamente para o download, é só baixar e

CURSOS PREPARATÓRIOS RECOMENDADOS

Há cursos preparatórios online para o TOEFL. Eis os principais:

A Cultura Inglesa oferece também um curso muito bem conceituado, mas é presencial. Então, verifique se na sua localidade há uma unidade e se este curso é oferecido.

Hpa muito outros cursos disponíveis online que são oferecidos por organizações estrangeiras. No entanto, o pagamento é feito em dólar, então o valor do Cãmbio deve ser um fator de decisão a ser bem considerado.

Este site oferece um mini-curso gratuito que vale a pena dar uma olhada.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE TOEFL E IELTS

O TOEFL é atualmente oferecido em 180 países, enquanto o IELTS EM 105. Nenhum dos exames utiliza o formato “aprovado” ou “reprovado”. É dada uma nota ao aluno, de acordo com um escala pré-estabelecida, que indicará o nível de proficiência.

FORMATO

A diferença mais básica é na forma: hoje em dia o IELTS ainda é oferecido em papel, enquanto o TOEFL é feito através da internet, ambos presencialmente em dos centros que aplicam a prova – ETS para o TOEFL e BRITISH COUNCIL  para o IELTS.

PONTUAÇÃO

No IELTS, a pontuação concedida é de 1 a 9. Aqui você pode ver o que cada pontuação obtida significa.

No TOELF, funciona assim:

  • entre 57-86: nível B1 em Inglês, nível intermediário
  • entre 87-109: nível B2, intermediário maior.
  • entre 110-120: nível C1, nível avançado.

Assim é a equivalência entre as notas:

VALIDADE DO EXAME

O TOEFL tem validade de apenas dois anos. O argumento para a validade é que o nível de proficiência pode variar nesse período.

Já o IELTS não tem validade.

ACEITAÇÃO EM UNIVERSIDADES

O TOEFL não é mais aceito em universidades do Reino Unido e, de maneira geral, o IELTS é mais aceito nas universidades da Europa.

No entanto, a maioria das universidades ao redor do mundo aceita ambas as provas de forma a comprovar a proficiência em inglês, então veja diretamente na instituição de sua escolha qual a prova eles requerem.

QUAL É MAIS FÁCIL TOEFL OU IELTS

O TOEFL e o IELTS são exames de complexidade muito similar. Até mesmo as seções da prova são as mesmas e avaliam as mesmas capacidades técnicas.

É importante lembrar que o inglês britânico é a tônica do IELTS. Se você passou a vida toda estudando e ouvindo o inglês americano, talvez o TOEFL seja uma melhor opção.

Veja