Italki: funciona? Quanto custa? Por que escolher esse site?

Hi, guys! Antes de começar, eu quero saber, você conhece a plataforma italki?

Eu encontrei o italki há um tempo, enquanto procurava por cursos de inglês. Contextualizando um pouco a minha história, eu sou formada em Letras Inglês, mas por não ter contato contínuo com a língua acabei ficando estagnada no nível intermediário.

Por isso, eu sabia que o que eu precisava era ter contato com falantes nativos do idioma, principalmente para destravar o meu speaking. Acontece que por eu ser da área de linguagem, eu não apenas consigo reconhecer as minhas dificuldades, mas também sei os métodos mais eficazes para o aprendizado de uma segunda língua.

Foi nesse contexto em que me deparei com o italki, a plataforma que permite você contratar tutores particulares do seu idioma alvo, tanto nativos quanto professores experientes.

Nesta review, eu vou falar um pouco sobre como a plataforma funciona e se o italki vale a pena ou não. Assim, ao final, você será capaz de saber se o italki vale o seu precioso dinheiro ou se é melhor investir em outro curso.

Então siga aqui comigo!

Pros e contras

Pros do italki

  • Tenha aulas personalizadas para as suas reais necessidades: Uma grande vantagem do italki é poder estudar exatamente aquilo que você quer, ou seja, focar especialmente em sua dificuldade. Por exemplo, se você sabe que é meio mais ou menos com phrasal verbs, basta escolher um professor que foca nesse assunto ou pedir para o seu tutor trabalhar mais esses aspectos em suas aulas. Assim, você terá um programa próprio capaz de te fazer alavancar mais rápido, sem perder tempo com conteúdos que você já domina.
  • Cabe em todos os bolsos: Os preços do italki variam entre R$20,00 a R$398,00 a hora, permitindo que pessoas com diferentes realidades financeiras possam ter todos os benefícios de uma aula particular. Você ainda pode adquirir apenas 1 aula por tutor ou fechar um pacote de horas por um desconto bacana.
  • Estude onde quiser e como quiser: Um outro grande benefício é a total autonomia para seus estudos. É você quem faz os seus horários, além de poder ter aulas pelo computador ou pelo italki app.
  • Troque experiências com quem está na mesma jornada que você: O italki tem uma comunidade para os estudantes de idiomas, em que, além de interagir com outras pessoas que estão aprendendo a mesma língua que você, também conta com muito material extra para alavancar a sua influência. Entre esses materiais estão blog posts com dicas, podcasts e exercícios rápidos.
  • Faça amigos de sala e os reveja todas as semanas: A opção de cursos em grupo permite que você tenha aulas em cursos estruturados, com pessoas que se reúnem regularmente. Essas lições são focadas em um único tópico que vai sendo desenvolvido ao longo das semanas. 
  • Aprenda qualquer idioma: Se você é o tipo de pessoa que quer ser poliglota, então o italki é o lugar perfeito para você. O app conta com professores particulares de mais de 150 línguas!
Acesse Aqui E Ganhe Aula Experimental Com 50% De Desconto e Reembolso

Contras do italki

  • Não existe padrão: O italki é apenas uma plataforma que conecta alunos com professores, sendo que todo o material e a didática utilizada é de total responsabilidade do tutor. Sendo assim, não há um padrão nas aulas e nem nos conteúdos.
  • Pode demorar para encontrar um tutor: Por essa questão da falta de padrão, encontrar o professor ideal pode ser uma missão não tão rápida, principalmente considerando que é preciso ter um match não apenas no conteúdo que se quer aprender, mas também na didática escolhida. Assim, tem que ir testando até encontrar aquele que você sabe que vai conseguir aprender de verdade.

Italki vale a pena?

Depois de muito pesquisar, eu posso dizer com segurança que depende muito do que você procura.

Para começar, o italki vale a pena pelo valor. O que você gastaria em um curso comum de inglês, com uma sala em alunos com diferentes dificuldades, você investe em uma aula particular focada exclusivamente em você e no seu aprendizado. Isso é muito bom para quem procura aperfeiçoar o seu inglês.

Outro ponto também muito interessante é a flexibilidade que o app te proporciona, tanto em questão de horários e locais, quanto de professores. Você pode ir testando os tutores até encontrar o perfeito para você ou então pode fazer uma grade de estudos de diferentes tutores, por exemplo, ter aula um dia com um que é muito bom ensinando general english e no outro ter com um que é ótimo com business english, quem sabe outro ainda que tem um sotaque britânico

É você quem decide o que aprender, quando aprender e como aprender.

Talvez você pense que esse tanto de liberdade pode ser um problema, mas não é desde que você tenha disciplina em seus estudos (o que é essencial tanto para o italki quanto em cursos tradicionais).

Claro, a plataforma seria melhor se houvesse algum tipo de padrão entre as aulas, isso faria com que a procura por tutores fosse mais simples, já que todos estariam em um nível similar de ensino.

Mas parte do que faz o italki app valer a pena é justamente as diferentes possibilidades de aprendizado, quase como um grande buffet de conteúdos de idiomas para escolher, combinar e chegar na fórmula que funciona perfeitamente para você.

Então, que tal ir no site agora mesmo para ver as diferentes alternativas?

Acesse Aqui E Ganhe Aula Experimental Com 50% De Desconto e Reembolso

Para quem é o italki?

Você vai amar italki se:

  • Quer se tornar fluente em inglês, mas sem gastar muito.
  • Procura por flexibilidade total na hora de aprender.
  • Gosta de experimentar coisas novas, como aulas de diferentes tutores e de assuntos que você ainda não domina.
  • Gosta de ter liberdade em escolher o que estudar e o que não vale a pena ver de novo.
  • Está com o speaking enferrujado.
  • Gosta de conhecer pessoas e aprender sobre diferentes culturas, enquanto aprende um idioma.

Você não vai amar italki se:

  • É muito tímido e não gosta de falar durante as aulas.
  • Procura por algum conteúdo mais pragmático.
  • Não tem disciplina para aprender um idioma online.

O que é o italki?

O italki é uma plataforma online que conecta aprendizes de idiomas a professores nativos do mundo todo. Isso permite com que o aluno vá além dos métodos tradicionais de aprendizado, oferecendo a oportunidade da prática real do idioma, com vocabulário autêntico e plano de estudo feito sob medida. 

Desse modo, o aluno pode focar no que realmente importa em suas aulas personalizadas e ter um feedback individualizado; aprender mais de um idioma ao mesmo tempo; e ter flexibilidade na hora de estudar.

E se você não sabe muito bem quais os seus pontos mais fracos que precisam de atenção, o italki conta com um teste de nivelamento para você saber qual é a sua fluência no idioma e o que é preciso fortalecer.

E para te ajudar ainda mais, recentemente a plataforma passou a oferecer um plano de estudo personalizado feito por inteligência artificial. Esse plano de estudo irá criar um caminho para te ajudar a alcançar a tão sonhada fluência e acompanhar o seu progresso, além de prover essas informações para seus tutores para que possam ensinar de acordo com suas necessidades.

Além disso, o italki também conta com resumos das lições por IA, que focam em vocabulário aprendido, gramática/estruturas e correções do tutor. 

Minha opinião sobre a plataforma

O que eu gostei:

  1. É mais barato do que cursos de idiomas tradicionais

Uma das melhores coisas do italki é o seu preço. Como dito antes, ele se encaixa em qualquer investimento que você tem disponível. É claro que, quão melhor for o professor, mais caro é a sua hora aula, é bom ter sempre isso em mente.

  1. Um ótimo aliado para melhorar o speaking

O speaking é uma daquelas competências difíceis de desenvolver constantemente, pois requer uma segunda pessoa. Para isso, o italki é uma ótima solução, já que não apenas você pode treinar a conversação, mas aprende sobre diferentes temas ao mesmo tempo.

O que eu não gostei

  1. A falta de um padrão de material e didática

O fato de não existir um material fixo, que sirva de padrão para os professores, pode comprometer muito a qualidade das aulas, já que cada um faz aquilo que bem entender para ensinar. Sendo assim, pode ser que um professor utilize apostilas e materiais de apoio, mas outro faça tudo a partir da sua própria cabeça.

  1. Você gasta dinheiro até encontrar o professor perfeito

Encontrar o tutor que entrega o que você procura e da forma que você precisa pode ser demorado e custoso. Isso porque você precisa pagar por todas as aulas teste. Tudo bem, elas custam menos do que as aulas semanais, mas esse “pouquinho” multiplicado pelo número de professores que você precisará testar irá se tornar em “muitão”.

Acesse Aqui E Ganhe Aula Experimental Com 50% De Desconto e Reembolso

Como funciona o italki?

Agora que já sabemos o que é o italki, é hora de falar mais sobre algumas de suas particularidades:

Professores profissionais vs tutores da comunidade

Todos os professores do italki possuem experiência e/ou formação na área da educação, oque faz com que tenham mais conhecimento a cerca de didática e na escolha dos materiais de suas aulas. Já os tutores da comunidade são pessoas disponíveis para ajudar os estudantes na prática da conversação, não sendo necessário experiência.

Aulas individuais e em grupo

O italki oferece aulas tanto individuais quanto em grupo. Enquanto as aulas individuais proporcionam atenção personalizada do professor, focando nas necessidades específicas de aprendizado do aluno, as aulas em grupo oferecem uma experiência mais interativa e colaborativa, permitindo que os alunos pratiquem o idioma com outros estudantes.

Duração das aulas

Os professores podem oferecer diferentes durações de aulas, o que faz com que seja ainda mais fácil de acrescentar o estudo de uma segunda língua na rotina corrida. As opções incluem aulas de 30, 45, 60 ou até mesmo 90 minutos.

Comunidade ativa

Além das aulas, o italki também oferece uma comunidade ativa de aprendizes e professores. Fóruns, grupos de estudo e eventos promovem a interação entre os usuários, criando um ambiente colaborativo e enriquecedor.

Diferentes categorias de aulas

No italki, você pode tanto fazer aulas comuns de prática conversação como também pode focar em outras competências, por exemplo:pronúncia, gramática, leitura, escrita e compreensão. Fora isso, também é possível fazer aulas focadas em inglês para negócios e para preparação de teste de proficiência (TOEFL, IELTS e entre outros).

Conclusão

O italki vale a pena para quem precisa de uma opção barata e personalizada. Particularmente, recomendo ele para pessoas de nível intermediário e avançado. Já para quem é de nível básico, ele será melhor aproveitado como um complemento de outras fontes de estudos e não como a principal.

Por que eu digo isso? Por dois motivos, o primeiro é a falta de um material fixo pode deixar um iniciante perdido nos estudos, já que ele não possui uma base e não sabe ainda quais são os seus pontos fracos e fortes. O segundo é a falta de vocabulário e segurança, as aulas no italki são feitas por videochamada, então é necessário que o aluno se comunique, se ele ainda não tem uma base para isso, vai ser uma tarefa bem mais difícil do que deveria. 

Mas se você já tem um certo domínio no idioma, então se jogue e seja feliz. Aproveite para focar nos pontos que você tem a melhorar e em seus objetivos linguísticos.

Se você quer um professor particular, mas não tem certeza se o italki é a plataforma ideal, há outras alternativas

Acesse Aqui E Ganhe Aula Experimental Com 50% De Desconto e Reembolso

Alternativas 

  1. Cambly

Um grande diferencial do Cambly são os seus currículos, que nada mais são do que cursos estruturados com conteúdos a serem trabalhados e plano de estudos. Esses currículos focam no ensino de vocabulário, gramática e expressões idiomáticas, ao mesmo tempo em que oferecem a prática da conversação.

Apesar de ser mais caro do que o italki, eu considero essa questão padronizada do Cambly como um ponto muito positivo e que vale a pena o investimento.

  1. Preply

O Preply é bem semelhante ao italki, mas eu diria que a sua principal vantagem é a possibilidade de reembolso 100% caso você feche um pacote de aulas com um professor e ele não for exatamente aquilo que você esperava.

Download Gratuito

Cronograma Autodidata Para Aprender Inglês Básico Em 34 Dias

Baixe agora clicando no botão abaixo
DOWNLOAD NOW

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Download Gratuito

Cronograma Autodidata Para Aprender Inglês Básico Em 34 Dias

Baixe agora clicando no botão abaixo
DOWNLOAD NOW
close-link
(Grátis) Baixe o E-book Inglês em 34 Dias - Cronograma Autodidata
Baixar Ebook
close-image