Como usar o chatgpt para aprender inglês

ChatGPT é uma ferramenta online no formato de diálogo, uma forma de inteligência artificial que utiliza base de dados massiva e atualizada para apresentar soluções à comandos. Seu endereço da web é chat.openai.com e lá é possível conversar e pesquisar ao mesmo tempo, da forma que às vezes gostaríamos que fosse possível com o Google.

            A sigla GPT significa Generative Pre-trained Transformer, em português: Transformador pré-treinado generativo. Foi o nome dado a este tipo de linguagem para inteligência artificial, e a empresa OpenAI é pioneira nesta tecnologia, que apresenta resposta ao usuário de forma amigável, e simples ou complexa na medida que o sistema avalia como ideal para aquilo que foi introduzido no chat.

            Como qualquer tecnologia em desenvolvimento, o chatGPT não é infalível e tudo extraído dele deve ser checado em outras fontes confiáveis. Além disso, a forma como você escreve e fala com o sistema é a chave para receber respostas realmente úteis. É possível aproveitar melhor a ferramenta prestando atenção aos tipos de comandos introduzidos, direcionando o processamento da inteligência artificial.

É exatamente isso que este guia vai ensinar para você: como usar o chatGPT da melhor forma possível quando seu objetivo é estudar inglês. Abaixo estão listadas funções interessantes da inteligência artificial para o estudante, sem ordem de importância. Avalie quais abordagens se encaixam no seu cotidiano de estudos e seu nível de conhecimento.

1. Direcionamento e resumo de conteúdos

         → Exemplo no Nível A1

utilizando o chatgpt

Imagem: Exemplo de diálogo inicial no chatGPT

         Acima, temos um exemplo de comando simples, onde inseri apenas um nível de inglês e o assunto que quero estudar. A resposta que recebi foi completa e correta, mencionava que o to be é um dos verbos mais importantes no inglês, o que ele expressa, sua conjugação no Simple Present, oito frases afirmativas de exemplo, e duas perguntas de exemplo cuja resposta curta deve ser formulada com verbo to be.

            É crucial informar no chat seu nível de acordo com o padrão internacional de aprendizado de inglês como idioma estrangeiro (EFL – English as a Foreign Language), ou seja, entre A1 e C2. Se está começando a estudar por conta própria e não sabe por qual assunto começar, seu comando pode ser pedir ajuda nisso também. Por exemplo, ao perguntar os cinco principais assuntos a se estudar no nível A1, a resposta que recebi foi:

utilizando o chatgpt

Imagem: Resposta do chat aos 5 principais assuntos para estudar no nível A1

Ao pedir um resumo em cinco parágrafos ou tópicos sobre cumprimentos em inglês, recebi uma resposta com cerca de 300 palavras. Em seguida, pedi um resumo em tópicos mais curtos, que mencionaram o que é importante, sem as explicações dadas anteriormente.

Um dos tópicos indicados foi vocabulário básico, então pedi um resumo em 5 tópicos do vocabulário básico mais utilizado em inglês. A resposta mencionou números, cores, membros da família, alimentos, entre outros tópicos essenciais do vocabulário neste nível. Esse tipo de resumo é ótimo para um contato inicial com o idioma e se familiarizar com conteúdos a serem estudados.

Escolhendo um dos tópicos sugeridos pelo chat, membros da família, recebi um resumo em português com frases de exemplo usando os termos:

utilizando o chatgpt
utilizando o chatgpt

Imagem: Resumo de conteúdo em português para iniciantes.

→ Exemplo no Nível C1

O chatGPT é capaz de responder em múltiplos idiomas, basta começar a conversar. Para os estudantes em níveis avançados, esta é uma grande oportunidade de treinar a expressão escrita enquanto utiliza a ferramenta para estudar.

Da mesma forma que nos demais níveis, estudantes no nível C1 e C2 também podem ter dificuldade em encontrar um direcionamento resumido do conteúdo que precisam estudar, especialmente se forem autodidatas.

utilizando o chatgpt

Imagem: Recorte, chatGPT fornece um resumo de vocabulário estudado no nível C1.

            No exemplo acima, a conversa foi iniciada em inglês. A imagem mostra um recorte da resposta fornecida pelo chatGPT, com uma lista de 12 tópicos essenciais a se estudar no nível C1. A partir desta lista, pode-se pedir um resumo de cada um dos tópicos.

Alguns exemplos de comandos em inglês para seguir adquirindo bons resumos:

  • Briefly explain how to use 20 common nouns (objects, people, places and abstract concepts) for a C1 English level student.
  • Provide an overview of common idioms and figurative expressions for a C1 English level student.
  • Give a summary of C1 English level adjectives to learn and how to use them in sentences.

2. Tirar dúvidas específicas

         Durante os estudos é garantido que iremos encontrar algumas dificuldades, como confusões e dúvidas. O chatGPT pode ajudar a compreender de forma simplificada os pontos em que lhe surgiram dúvidas quando recebe perguntas diretas. Observe o exemplo de uma dúvida que pode surgir durante uma leitura em inglês:

utilizando o chatgpt

Imagem: Exemplo de dúvida e resposta.

            Diferentemente dos resumos de conteúdo que fornecem uma visão mais geral de assuntos a serem estudados, quando perguntamos sobre aspectos específicos do idioma comumente recebemos respostas mais objetivas e resolutivas, o que permite economizar bastante tempo em relação a uma pesquisa no Google, em que será necessário abrir diferentes páginas e procurar a informação desejada nelas.

            Em paralelo, no caso do exemplo acima, pode ser que o estudante já tenha pesquisado a tradução do termo e não se sentiu satisfeito, ou ainda restaram dúvidas sobre porque tal termo foi utilizado no texto que estava lendo.

            Lembre-se: não importa se sua pergunta é curta ou longa, desde que ela indique objetivamente o ponto central da sua dúvida, aquilo que você deseja saber: o significado de um termo, como se escreve, se a expressão é formal ou informal, etc.

3. Testar os seus conhecimentos

            A inteligência artificial consegue aplicar perguntas conforme comando e corrigir as respostas fornecidas à elas, funcionando como um “treinador” ou parceiro de estudos aplicando um simulado, testando seus conhecimentos. Para tanto, indique seu nível e o tópico que está estudando. Depois, peça um determinado número de perguntas sobre aquilo e para que suas respostas sejam corrigidas. Observe:

utilizando o chatgpt

Imagem: Exemplo de perguntas “surpresa” para testar conhecimento

            Adquirir o hábito de testar seu domínio de assuntos novos pode fazer muita diferença, principalmente para autodidatas que não possuem um professor para aplicar testes, mas também para estudantes se preparando para provas em escolas de idiomas.

            A correção feita pelo chatGPT costuma indicar se a resposta foi totalmente ou parcialmente correta ou incorreta, explicar exatamente onde estão os erros e fornecer a resposta correta ou alternativa.

Numere suas respostas e, se preferir, envie uma de cada vez. O bot é capaz de corrigir sua resposta e retomar a lista que criou em seguida.

utilizando o chatgpt

Imagem: Resposta parcialmente incorreta para a pergunta 1.

utilizando o chatgpt

Imagem: Correção à resposta fornecida para a pergunta 1.

4. Incentivar a sua criatividade

         Não deixe de se expressar em inglês por não saber sobre o que escrever, ou quais palavras utilizar. O chatGPT pode sugerir opções ao usuário que está criando algo, como escrevendo uma redação ou uma poesia. Isso é bem diferente que pedir que a inteligência artificial produza um conteúdo por você, pois apenas fornece sugestões que impulsionam sua criatividade, sem substituí-la. Na imagem abaixo, observe a resposta ao pedido de palavras que rimam com “bread” (pão) e podem ser usadas para falar de comida:

utilizando o chatgpt

Imagem: Sugestão de termos que rimam com “bread” e são usados no contexto alimentar.

Imagine um estudante que gosta muito de escrever poemas e está acostumado a escrevê-los em português, mas decidiu tentar começar a escrever poemas em inglês para unir uma preferência e hábito pessoal com o aprendizado do idioma. O problema é que seu vocabulário em inglês é mais limitado que o grande número de palavras que lhe ocorrem com facilidade em português, e mesmo sabendo sobre o que quer escrever, a pessoa tem dificuldade em encontrar termos que se conectem com o tema central do poema e rimem entre si. A facilidade de receber sugestões com IA torna a ferramenta um fator importante para que o estudante não desista quando decide estudar de forma criativa.

A partir dos termos sugeridos pelo chatGPT, além de usá-los nos versos, é possível visualizar com mais facilidade as semelhanças fonéticas entre formas não-idênticas de escrita, como é o caso no exemplo entre as terminações -ed e -ead.

Essa capacidade de sugestões aleatórias dentro de uma limitação como um tema, um objetivo, uma característica qualquer, se aplica para qualquer assunto em inglês.


5. Preparar para provas de proficiência (IELTS, TOEFL, etc)

            Principalmente por suas taxas serem relativamente altas e suas datas de aplicação limitadas, as provas de proficiência de inglês podem gerar muita ansiedade. Ninguém quer repetir o processo de pagar e fazer uma prova por horas por ter obtido uma nota ruim, e com razão, a maioria dos estudantes leva muito a sério a preparação para esse evento.

Um comando para a IA tão simples quanto “Crie um simulado da prova IELTS” já resulta em quatro exercícios preparatórios de alta qualidade, um de cada parte da prova (Speaking, Writing, Listening, Reading). Da mesma forma, é possível pedir que o chatGPT crie um simulado voltado somente para uma das quatro seções.

            Em paralelo à criação de simulados, outro hábito positivo durante a preparação para uma prova como IELTS ou TOEFL é usar a inteligência artificial para corrigir eventuais erros em suas respostas e avaliar as redações escritas como estudo.

            Seja qual for sua dificuldade específica, a ferramenta tem um enorme potencial de facilitar sua preparação e tirar suas dúvidas em relação à tão temida prova de proficiência.

6. Montar um cronograma de estudos

            Seja autodidata ou não, é muito comum que quem esteja aprendendo inglês (ou qualquer outro assunto) veja a própria organização como um obstáculo. Apesar de existir muito conteúdo online auxiliando a construir um cronograma de estudos, se estiver procurando uma sugestão particular ao seu caso, a IA pode ser a melhor solução.

            Se você pedir pela construção de um cronograma de estudos, o chat responderá com um planejamento de prática diária. Contudo, seu comando pode direcionar o planejamento ao indicar suas limitações, por exemplo: “Crie um cronograma de estudos de inglês (nível intermediário) para alguém que pode estudar dois dias por semana.”

7. Encontrar novos materiais

            Se você for uma pessoa que não dispensa um bom livro, a inteligência artificial também pode ser útil para você! Primeiramente, é importante lembrar que qualquer obra literária e artística em domínio público pode ser acessada pela IA, portanto se quiser relembrar uma passagem de um livro originalmente escrito em inglês como Orgulho e Preconceito (Pride and Prejudice) de Jane Austen, ela é capaz de a citar.

            No mais, o chatGPT tem acesso aos títulos e informações de qualquer obra propriamente catalogada e mencionada na internet. Se está procurando, por exemplo, livros curtos de suspense – por ser seu gênero favorito – para treinar o inglês, é possível pedir um número de indicações deste tipo de obra, e indicar no comando quaisquer limitações desejadas (como número máximo de páginas, nacionalidade do autor, etc).

8.  Mapas mentais

Existem diversas capacidades do chatGPT que passam despercebidas pela grande maioria dos usuários, e uma delas é a de criar mapas mentais.

Esse tipo de anotação de conteúdo ajuda a visualizar expressões em inglês de forma lógica e de fácil compreensão, e também ajudam a memorizar os termos mais rapidamente. Basta comandar a criação de um mapa mental sobre determinado assunto em inglês para receber uma sugestão de anotação que pode ser copiada no caderno de estudos, observe:

Imagem: Mapa mental sobre pronomes em inglês.

Caso conheça os pronomes em inglês, você deve ter percebido que as informações no mapa mental criado estão totalmente corretas, mas a ferramenta não foi capaz de “desenhar” este mapa da forma mais coerente possível, afinal sua terceira linha está parcialmente desalinhada das demais, podendo gerar confusão.

Este é um exemplo de algo criado pela IA que precisaria ser checado em fontes confiáveis e consertado, porém ainda assim tal função seria muito útil ao estudante que está criando mapas mentais.

9.  Criação de Flashcards (para testar sua memória)

Os chamados flashcards podem ser usados de diferentes formas, mas seu propósito principal é testar a memória. São cartões dupla-face comumente usados para fixação de vocabulário novo ou que o estudante tenha dificuldade de memorizar, contendo o termo ou expressão de um lado do cartão e seu significado do outro lado.

Se for comandado a criar flashcards sobre vocabulário, por exemplo, acadêmico, o chatGPT fornece dez termos populares dentro da categoria e seu significado resumido. Basta checar e copiar as informações nos cartões e começar a usá-los!

Imagem: Recorte das sugestões para flashcards.

10.  Praticar conversação

            A maioria dos estudantes de inglês já deve ter recebido a sugestão de encontrar um parceiro de estudos, ou um parceiro de conversação, para praticar a expressão e a compreensão do idioma. Infelizmente, muitas vezes não é tão fácil encontrar a pessoa ideal, e o processo pode ser um enorme desafio aos mais tímidos ou introvertidos.

            Com a inteligência artificial, este cenário muda bastante, afinal é totalmente garantido que o chatGPT é fluente em inglês, podendo até mesmo corrigir os erros que o usuário cometer ao se expressar (se for comandado para tal), e pode ser ele mesmo um parceiro de conversação.

            Apesar deste guia estar repleto de dicas de como usá-lo especificamente para criar ou encontrar materiais voltados ao estudo, este último item pode indicar a função mais útil e que deve ser mais frequente, já que nada ensina mais que a tentativa real de se comunicar. Não importa qual seja seu nível de conhecimento, inicie um diálogo sobre qualquer assunto.

Imagem: Início de um diálogo para praticar inglês.

            Observe como, no exemplo acima, a IA consegue compreender que meu objetivo é praticar inglês e que, para manter uma conversa, nada melhor que fazer perguntas. Como eu sugeri conversar sobre séries de televisão, a pergunta gerada me questiona sobre qual série ou característica eu gostaria de falar a respeito.

            Em seguida, ao escolher uma série e comentar meus motivos para gostar da obra, o chatGPT acrescentou mais comentários (claro, bem generalistas, pois a IA não assistiu à série de fato), e deu sequência ao diálogo me perguntando se há algum personagem com o qual eu me identifiquei em especial ou algum aspecto específico da série que eu acho importante mencionar.

            Por mais que não seja uma troca genuína entre duas pessoas que assistiram a mesma coisa, a ferramenta impulsiona o estudante a se expressar de uma forma objetiva, algo útil que muitos parceiros humanos não serão capazes de fazer com tamanha eficácia.

Download Gratuito

Cronograma Autodidata Para Aprender Inglês Básico Em 34 Dias

Baixe agora clicando no botão abaixo
DOWNLOAD NOW

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Download Gratuito

Cronograma Autodidata Para Aprender Inglês Básico Em 34 Dias

Baixe agora clicando no botão abaixo
DOWNLOAD NOW
close-link
(Grátis) Baixe o E-book Inglês em 34 Dias - Cronograma Autodidata
Baixar Ebook
close-image