Simple Future – Como Usar – Com Exercícios (Vídeo)

O simple future é o tempo verbal que fala das coisas que ainda não aconteceram. Temos duas formas bem simples de falar do futuro: usando o modal will ou a estrutura going to:

It will rain this afternoon.
I‘ll pay for the card boxes.

Victoria will never eat this cake.
John won’t come today. His daughter’s sick.

Will you leave soon?
Will your friends sleep here?

O futuro com will é muito simples: a estrutura é a mesma para todas as pessoas, will + verb.
Em todas as frases abaixo, coloquei uma frase de contexto antes para explicar a você que o will fala do futuro sem intenções, sem nada realmente planejado e confirmado. É o futuro das ações imediatas, dos desejos, das ações recém decididas:

Vídeo: Simple Future

https://vimeo.com/819735729/a16b2f532d?share=copy


I’m tired to party. I‘ll go home early today.
She hasn’t been doing a good job. I bet she‘ll be fired soon.
The twins are very bright kids. I’m sure they‘ll get into Med School in no time.

1. Na primeira frase, digo que estou cansada para estar em uma festa. Eu estou me dando conta disso apenas agora, e agora decidi que, em algum momento no futuro breve, nas próximas horas, eu já estarei em casa.
2. Na segunda frase, falo de alguém que não vem desempenhando um bom trabalho na empresa e faço meu próprio veredicto premonitório: she’ll be fired soon. Eu não sou o chefe, eu não sou o RH, eu não tenho como saber se ela vai ser demitida ou não. Estou fazendo uma suposição futura baseada no que vi.
3. Na última frase, afirmo que os gêmeos são muito espertos, e afirmo que eles entrarão na faculdade de medicina muito em breve. Mais uma vez, eu não sou Deus para adivinhar quando eles vão ser aceitos. Mas eu posso supor baseado no que conheço deles.

Para formar frases interrogativas, basta puxar o will para o começo da frase. Nas negações, basta acrescentar not para formar a contração won’t:

Will they come back home for the holidays?
– Unfortunately, they won’t spend Christmas with us. But they‘ll be here for New Year.

Agora vamos entender a estrutura “going to”. Diferente do futuro will, o going to fala de um futuro mais planejado, mais cheio de intenção:

What are you going to wear for the party? I‘m going to wear my new black dress. (ela já pensou nisso, já planejou sua roupa)

We‘re going to stay here until you leave, ok? (já decidimos, vamos ficar aqui esperando mesmo)

O futuro com going to exige a conjugação com o verb to be:

I’m going to open a restaurant next year.
You’re going to the doctor tomorrow, don’t forget!
He/she/it is going to spend six months in China in December.

We aren’t going to cook tonight.
Are you kids going to study at the computer? Yes, we are. / No, we aren’t.
Are they going to stay the night? Yes, they are. / No, they aren’t.

Leia Mais:

  1. Mapa mental future simple: Comece com uma visão geral para entender a estrutura e o uso do Simple Future.
  2. Texto com Simple Future: Leia um texto utilizando o Simple Future para entender como esse tempo verbal é usado em contexto.
  3. Simple future – Frases em Inglês: Pratique com frases avulsas para aprimorar sua compreensão e uso do Simple Future.
  4. Exercícios Simple Future: Faça exercícios para aplicar o que você aprendeu e reforçar seu entendimento.
  5. Going to exercícios: Como “Going to” é outra forma de falar sobre o futuro em inglês, é bom também praticar com exercícios específicos para esse caso.
  6. Simple Future – Inglês com Música: Encerre seu estudo de forma divertida, usando músicas que empregam o Simple Future para consolidar o aprendizado.
Download Gratuito

Cronograma Autodidata Para Aprender Inglês Básico Em 34 Dias

Baixe agora clicando no botão abaixo
DOWNLOAD NOW

1 comentário em “Simple Future – Como Usar – Com Exercícios (Vídeo)”

  1. Respostas Comentadas:

    1. is going to crash – um evento como um acidente, neste caso o avião batendo, não é possível prever, mas é possíver acompanhar a IMINÊNCIA DA AÇÃO, ou seja: quando você presencia uma tragédia e a anuncia, você não está prevendo, você está falando de algo que, apesar de não estar planejado, vai acontecer com certeza, ou seja, é algo iminente. para AÇÕES IMINENTES, usamos o going to.

    2 – are going to be – aqui duas crianças falam sobre o que vão ser quando crescerem. independente se elas vão mudar de ideia ou não, esta discussão não cabe para a questão, o ponto é que elas estão planejando algo. quando planejamos algo, quando colocamos INTENÇÃO, usa-se going to.

    3. will be – forecast significa “previsão”. ainda que se tenha 99% de certeza, ainda é uma previsão. por isso, para weather, usamos will. a não ser que…

    4. is going to – …a não ser que estejamos, por exemplo, passando o dia na praia, curtindo o sol e o calor. em algum momento, você nota que o sol ficou mais fraco, o vento começou a atacar… mas ainda vale a pena estar ali aproveitando a areia e o calorzinho. algumas horas passam e, quando você se dá conta, o ceu está se acobertando em nuvens e o sol deu tchau há algum tempo. você está vendo a chuva chegar. assim como no caso do acidente, a chuva aqui é uma ação iminente, então você deve usar o going to.

    5. Are you going to do – aqui, ambas “going to” e “will” cabem. o que nos leva a responder “going to” é a resposta que a pessoa dá: “no, nothing special”. quero dizer: todos nós fazemos ALGUMA COISA, que seja assistir tv, sair com os cachorros… o ponto é que qualquer coisa é alguma coisa, então se alguém me pergunta “will you do anything tomorrow evening?”, bom, claro que vou! alguma coisa eu estarei fazendo, por mais banal que seja! mas se você me pergunta “are you going to do anything tomorrow evening?”, você quer saber se tenho PLANOS, então posso te responder “no, nothing special”, porque I WILL BE DOING SOMETHING, BUT I’M NOT GOING TO DO ANYTHING SPECIAL.

    6. will open – aqui usa-se will porque se trata de uma ação não planejada, uma offer a partir do request implícito de algúem.

    7.are going to travel

    8. will – aqui temos outra previsão, por isso o uso de will.

    9. Will you play – aqui, o time precisa de mais um jogador. a pergunta que é feita a alguém entra na categoria offers/requests. “precisamos de um jogador. quer jogar com a gente? você joga com a gente amanhâ?” – é com este sentido que “will” é usado. caso perguntasse “are you going to play with us tomorrow?”, o interlocutor estaria em busca de um sim ou não sobre jogar a partida, sobre estar fazendo parte do compromisso.

    10. will only happen – aqui, temos uma condição – você precisa casar para que algo aconteça, ou seja, temos uma condição e uma promessa, uma previsão. 

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Download Gratuito

Cronograma Autodidata Para Aprender Inglês Básico Em 34 Dias

Baixe agora clicando no botão abaixo
DOWNLOAD NOW
close-link
(Grátis) Baixe o E-book Inglês em 34 Dias - Cronograma Autodidata
Baixar Ebook
close-image