Future Perfect Continuous – explicação + exercícios

O Future Perfect Continuous é um tempo verbal que indica uma ação com uma continuidade e um fim no futuro, enfatizando sua duração ou explicitando uma relação de causa e efeito futura. A formação de uma frase nesse tempo verbal segue o esquema:

Will (informal) ou Shall (formal) + have + been + verb (-ing)

Portanto, o Future Perfect Continuous é composto pelo marcador do Simple Future, will para situações cotidianas ou shall para situações mais formais ou uma literatura antiga, seguido do marcador do Present Perfect: have, do verb to be conjugado no past participle, been, e pelo verbo principal da ação no gerúndio, que normalmente é usado em tempos verbais chamados Continuous, ou seja, acrescido de –ing no final.

Affirmative phrases

A forma afirmativa de uma frase no Future Perfect Continuous segue o exemplo acima, acrescido de um sujeito no começo da frase

In December, the biology teacher will have been teaching at my school for 10 years (Em dezembro, o professor de biologia estará ensinando na minha escola há 10 anos)

Oportunidade: Quer aprender inglês rápido? Veja o ranking dos melhores cursos de inglês online – Clique Aqui

I shall have been doing half of my homework by this time tomorrow (Eu estarei fazendo metade da minha lição de casa a essa hora amanhã)

Negative phrases 

Para formar a negativa desse tempo verbal, basta acrescentar not entre o will e o have, ou usar a contração will + not = won’t

Anna will not have been living abroad for that long when her mother marries (Anna não estará vivendo no exterior por tanto tempo quando a mãe dela se casar)

Mark won’t have been using this bike since summer (Mark não estará usando essa bicicleta desde o verão)

Atenção! A contratação shall + not é shan’t, porém seu uso é praticamente nulo no inglês contemporâneo, sendo preferida a expressão shall not.

Interrogative phrases

Para fazer uma pergunta usando o Future Perfect Continuous é preciso apenas mudar o will ou o shall para antes do sujeito:

Will I have been running on the street this afternoon even though it is raining? (Eu estarei correndo na rua essa tarde mesmo que esteja chovendo?)

How long shall we have been playing the piano in the class tomorrow? (Por quanto tempo nós estaremos tocando o piano na aula amanhã?)

Comparando o uso do Future Perfect Continuous com os outros tempos futuros

Um dos motivos de se usar o Future Perfect Continuous é a possibilidade de enfatizar o quanto uma ação durou no futuro antes de acabar. Por exemplo, o fato de Tom conversar com Emma, no futuro pode ser retratado de acordo com as diferentes ênfases no:

  1. Planejamento da ação ao usar going to:

Tom is going to talk to Emma (Tom vai conversar com Emma)

  1. Desejo ou promessa de que a ação aconteça com o Simple Future:

Tom will talk to Emma (Tom conversará com Emma)

  1. Término da ação ao utilizar Future Perfect:

Tom will have talked to Emma by the end of the day (Tom terá falado com Emma até o final do dia)

  1. Tempo no qual acontecerá tal ação com o Future continuous:

Tom will be talking to Emma when the class starts (Tom estará falando com a Emma quando a aula começar)

  1. E, por fim, tempo que essa ação durará com o Future Perfect Continuous:

Tom will have been talking to Emma for 2 hours when the class starts (Tom terá falado com a Emma por 2 horas quando a aula começar)

Relação de causa e efeito

Outro típico uso do Future Perfect Continuous é a relação de causa e efeito, ou seja, uma ação X só se realiza se a ação Y se cumprir, como nos exemplos abaixo:

Janice will be tired when she get home because she will have been running for more than 3 hours (Janice estará cansada quando chegar em casa porque ela terá corrido por mais de 3 horas)

My French will be excellent when I return from Paris because I will have been living with natives the whole semester (Meu francês estará excelente quando eu voltar de Paris porque eu terei morado com nativos o semestre todo).

Let’s practice!


Não Fique de Fora:

E, se você está procurando algo definitivo, do básico a fluência, e nada que você já tentou deu certo. Veja se você já não viu essas opções que já ajudaram mais de 1300 pessoas a aprender inglês fluente. Clique no botão abaixo para ver:


redes sociais:

Recomendados para você:

    Amanda Capelli
    Últimos posts por Amanda Capelli (exibir todos)
    Se inscreva
    Me notifique

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    1 Comentário
    Mais Votados
    Novos Antigos
    Comentários em linha
    Exibir todos os comentários