Por que aplicativos não ensinam inglês: dúvidas comuns

Se você já baixou mais de um aplicativo para aprender inglês, empolgou por um tempo e logo depois deixou para lá, saiba que não foi a única pessoa a ter essa experiência. Os aplicativos com esse fim são muito bons para iniciantes ou para ter um primeiro contato com uma língua estrangeira, mas seus benefícios não costumam ser duradouros.

Então, se está aí se perguntando por que você não consegue aprender com aplicativos, relaxe! O motivo não é você, sua falta de disciplina, motivação ou qualquer outra coisa que possa atribuir a si. 

Esses apps simplesmente possuem limitações que não permitem um aprendizado contínuo e aprofundado de uma língua. Neste artigo, você descobrirá quais são essas limitações, e finalmente deixará de se culpar por isso.

Aqui, você entenderá como os aplicativos de idiomas funcionam, e por que não conseguiu aprender inglês de forma aprofundada com eles.

Are you ready?

Como os aplicativos para aprender inglês funcionam?

Os aplicativos para aprender inglês são plataformas de ensino que têm se popularizado cada vez mais entre crianças, jovens e adultos. Elas oferecem boa parte de seus conteúdos de forma gratuita, e acabam democratizando o acesso a outras línguas, sendo muito boas para quem está começando.

Embora não seja uma regra, a grande maioria desses aplicativos faz uso da gamificação para engajar seus usuários. Isto é, aplicam um conjunto de mecanismos e dinâmicas similares a um jogo para que seus usuários tenham a sensação de aprender um idioma de um jeito divertido.

Por serem inicialmente gratuitos e agradáveis, muitos chegaram a achar que, ao baixar uma dessas plataformas, sairiam falando e dominando qualquer idioma. Contudo, a realidade é outra.

Na prática, essas soluções ainda possuem limitações que restringem nosso aprendizado. Vamos saber quais são elas!

Por que você não consegue aprender inglês com aplicativos?

Se você chegou até aqui, já entendeu que o fato de não ter aprendido inglês com a ajuda de um aplicativo não tem muito a ver com sua personalidade ou atitude. Existem importantes aspectos desse tipo de apps que dificultam a concretização dessa tarefa.

Veja quais são os cinco motivos mais comuns de não conseguir aprender com aplicativos:

  1. Aprender inglês é mais do que adquirir vocabulário

O estudo de uma língua estrangeira vai muito além de adquirir vocabulário. Ele requer contexto, socialização e imersão cultural. Contudo, você já deve ter percebido que, na maioria dos apps, muitos dos conteúdos e exercícios trazem palavras soltas, fora de uma situação social que lhes atribua real significado. 

Para aprender inglês de verdade, você precisa mergulhar em cenários diversos, buscar interações humanas e produções culturais, como livros, filmes, séries, músicas etc. Só assim treinará o ouvido para entender tudo que os nativos falam, dominará a pronúncia e os diferentes usos de uma mesma palavra ou expressão. 

  1. Praticar inglês não é um jogo, é uma vivência

A gamificação dos aplicativos de idiomas pode parecer muito legal, mas também pode acabar fazendo você se esquecer do seu propósito inicial. Depois de um tempo, talvez, você nem mesmo esteja se importando com adquirir conhecimento, mas sim com ganhar vidas, aumentar seus pontos ou passar os outros competidores. Isso acontece porque esse tipo de “jogo disfarçado” acaba viciando suas ações. 

Outro ponto importante sobre a gamificação é a constante penalização de erros e acertos. O usuário se vê obrigado a interromper seu aprendizado quando suas vidas ou pontos acabam, e muitas pessoas podem ter seus medos de cometer erros em uma língua estrangeira reforçados. 

  1. Estudar inglês requer um aprendizado ativo

Aprender um novo idioma requer um aprendizado ativo. Isto é, um aprendizado que exija certas interações com o conteúdo estudado, seja realizando anotações, escutando áudios, produzindo ou lendo textos mais longos. Isso nem sempre é possível quando se utiliza um aplicativo como sua principal fonte de ensino.

Você já deve ter notado que muitas dessas plataformas oferecem questões objetivas de múltipla-escolha, o que não requer tanto raciocínio ou mesmo ação. Você acaba tendo uma postura passiva e pouco produtiva. 

  1. Entender a língua inglesa requer mais do que explicações padronizadas

As explicações oferecidas pelos aplicativos de inglês também não costumam ser as mais direcionadas. Você, talvez, tenha se deparado com muitas dessas respostas robotizadas ou mecânicas para as suas dúvidas, as quais não conseguiu solucionar, não é mesmo?

Isso é algo muito comum porque muitos desses apps apostam em respostas pura e simplesmente baseadas na gramática, com termos difíceis e nem sempre úteis no dia a dia.

  1. Aplicativos para aprender inglês podem causar desmotivação 

Por último, mas não menos importante, é que, depois de um tempo em nossos celulares, esses aplicativos acabam se tornando um peso. Talvez, você tenha se esquecido ou não tido tempo de finalizar seus 10 minutos de inglês daquele dia. Então, essas tarefas começam a acumular, você perde as recompensas do aplicativo, e isso passa a gerar desmotivação.

O excesso de notificações e a sensação de que está falhando podem acabar tornando aquilo só mais uma tarefa chata que você se sente na obrigação de realizar. Essas associações negativas com seu aprendizado do inglês vão acabar levando tudo por água abaixo. 

Então, o que posso fazer para finalmente aprender inglês? 

O mais importante quando se propor a aprender inglês novamente é entender que não existe uma solução mágica! Como tudo na vida, o estudo do inglês requer paciência, dedicação e recursos variados.

Esse artigo não significa que você precisa abandonar todos os apps de idiomas de uma vez por todas. Tente equilibrar suas fontes de informação, balanceando o uso de aplicativos, os cursos online ou presenciais, as aulas particulares, as leituras de blogs para tirar suas dúvidas, a imersão nos produtos culturais como livros, músicas, filmes etc. e até mesmo viagens internacionais.

Sua consciência ficou mais tranquila agora? Aposto que sim!

Agora, você já entende como os aplicativos de idiomas funcionam, por que não consegue aprender com eles e como pode solucionar essa questão. Don’t give up!

Dê continuidade ao seu estudo do inglês com os outros artigos do nosso site. Leia nossos conteúdos, faça anotações e não se esqueça de manter uma postura sempre ativa.

See you!

Download Gratuito

Cronograma Autodidata Para Aprender Inglês Básico Em 34 Dias

Baixe agora clicando no botão abaixo
DOWNLOAD NOW

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Download Gratuito

Cronograma Autodidata Para Aprender Inglês Básico Em 34 Dias

Baixe agora clicando no botão abaixo
DOWNLOAD NOW
close-link
(Grátis) Baixe o E-book Inglês em 34 Dias - Cronograma Autodidata
Baixar Ebook
close-image