Se você está se perguntando se vale a pena aprender inglês depois dos 40 anos, saiba que estudar um novo idioma traz inúmeras vantagens às pessoas de todas as idades, tanto a nível pessoal quanto profissional.
Esqueça aquela ideia de que apenas crianças e adolescentes conseguem adquirir uma nova língua, pois esse pensamento já está bem ultrapassado.
O que se sabe hoje é que ninguém é velho demais para estudar um idioma novo, e este artigo provará isso com cinco benefícios irrefutáveis.
Vamos ver quais são eles?
#1 Você terá mais oportunidades profissionais
Como você já deve saber, o inglês é a língua mais conhecida do mundo e por isso também se tornou a língua dos negócios.
No Brasil, muitas empresas exigem que seus funcionários tenham conhecimento do inglês, principalmente, se querem ocupar altos cargos dentro da corporação, fazendo com que esse idioma seja imprescindível para quem quer avançar na carreira.
Contudo, esse não é o único tipo de oportunidade que você poderá ter ao falar o idioma.
Com o advento da globalização, da internet e mais recentemente do home office, muitas empresas internacionais estão recrutando brasileiros que falam inglês para trabalhar de casa.
Já pensou continuar morando no Brasil, mas ganhar em dólar? Esse não é mais um sonho tão distante assim! Pense nisso!
#2 Você terá acesso a novas culturas
Além de ampliar suas possibilidades profissionais, o inglês também é uma forma de ampliar e muito o seu conhecimento do mundo.
A língua é a forma como comunicamos nossas heranças culturais, identidades, costumes, ideias e formas de apreender a realidade em que vivemos.
Portanto, conhecer um outro idioma tem um impacto direto na sua capacidade de conhecer e entender o outro, aceitar a diversidade e até mesmo ser criativo. Afinal, entrar em contato com o diferente nos faz repensar nossos próprios hábitos, comportamentos e crenças.
Veja o estudo do inglês como uma oportunidade de crescer, amadurecer e ver o mundo por outros olhos, de uma forma que nunca tinha visto antes.
#3 Você terá maior independência e autonomia
Já pensou não precisar de tradutor para ter acesso a milhares de conteúdos online que só estão disponíveis em inglês? Já pensou viajar e não precisar recorrer ao Google Tradutor para se comunicar?
Pois é! Aprender o inglês também é uma forma de ser mais independente e autônomo em suas atividades diárias e de lazer.
Como o inglês é a língua mais conhecida e falada internacionalmente, existe uma grande quantidade de informações, inclusive informações ao turista, que só são publicadas nesse idioma.
Assim, saber falá-lo também significa que você nunca mais precisará de intermediários para correr atrás do que deseja. Você se sentirá mais empoderado e livre. Isso seria demais, não acha?
#4 Você terá mais foco e memória
Estudos já comprovam que ser bilíngue tem um impacto direto na nossa capacidade cognitiva, foco e memória.
Ao aprender um novo idioma, você precisa fazer uso da atenção e da memorização sempre que quiser aprender novas palavras e estruturas, o que aumenta e muito sua capacidade de reter informações e manter-se concentrado.
Além disso, ao se expor a novos contextos sociais de uso dessa língua, você estará o tempo todo estimulando seu cérebro a trabalhar, mantendo-o mais jovem e ativo, e isso nos leva ao nosso último benefício.
#5 Você terá um cérebro mais saudável
Por último, mas não menos importante, o estudo do inglês pode sim proteger a saúde do seu cérebro. Você sabia disso?
Alguns estudiosos demonstraram que o estudo de uma nova língua pode prevenir e atrasar o desenvolvimento de doenças como a demência precoce e o Alzheimer, que pode aparecer conforme vamos envelhecendo.
O motivo para esse benefício é que estudar uma nova língua faz o cérebro se exercitar, tendo neurônios e sinapses mais ativas.
Aprender inglês ajudará na memória de trabalho e função executiva do seu cérebro, ou seja, na capacidade de gerenciar e processar informações, assim como na capacidade de evitar distrações.
Portanto, como você pode ver, o estudo do inglês não só trará vantagens profissionais, como também pessoais e físicas.
É você se mantendo atualizado, jovem e saudável por muito mais tempo!
Não deixe que crenças limitantes façam você ficar para traz. Arregace as mangas e comece agora mesmo.
Sua idade não será uma restrição para falar inglês perfeitamente, e falar inglês depois dos 40 anos vale a pena sim.
Just do it!
Taís Guerra é tradutora de formação e trabalha como freelancer desde 2017. Seu primeiro contato com o inglês se deu ainda na infância, quando sua mãe a matriculou em um curso extracurricular, muito antes que pudesse suspeitar de que trabalharia com o idioma no futuro. O inglês abriu portas para ela, e está certa de que também abrirá para você. É por isso que hoje se dedica a solucionar suas dúvidas, one blog post at a time. Let’s do this!