Análise de Frases no Present Perfect

Você aprendeu aqui no blog que o Present Perfect é o tempo verbal que faz um link entre o passado e o presente. Agora vamos analisar diversos exemplos para que você não fique com nenhuma dúvida.

Afirmações e Negações

Os tempos verbais perfeitos exigem o uso do particípio dos verbos, e este particípio exige um auxiliar, o have. A estrutura básica do Present Perfect, então, é [have/has + particípio do verbo]. Confere só a imagem abaixo:

Análise de frases:

1. She has lived here all her life. – aqui temos o has como auxiliar da terceira pessoa do singular e temos all her life como indicativo de tempo. Quero dizer que, em algum ponto no passado [cuja exatidão não importa agora], ela começou a morar neste lugar e segue aqui até hoje.

2. I have finished my homework. – aqui temos have como auxiliar, pois este acompanha todas as pessoas menos a terceira do singular, e não temos indicativo de tempo. Neste uso, o Present Perfect traz o sentido de “notícia quentinha”, um fato ou situação que aconteceu no passado e ainda tem relevância no presente. Assim, quando aconteceu não importa ou porque sabemos/temos uma ideia, já que é algo recente, ou porque realmente não é relevante, já que o importante é o fato em si.

3. We have been to Canada once. – Aqui estamos tratando das life experiences. Once [1x], twice [2x] e already são expressões comuns.

4. It’s the cutest dog I’ve ever seen. – Ever é uma expressão típica do Present Perfect, e ela traz o significado de “alguma vez na vida”. Assim, aqui estou dizendo que este é o cachorro mais fofo que eu vi.

5. They have never been here before. – esta é uma frase afirmativa com sentido negativo, por conta da expressão never. Aqui dou a entender que, antes deste momento, esta situação nunca aconteceu.

6. She hasn’t finished her homework yet. – Yet é uma expressão usada com o sentido de explicitar que, até este momento, algo ainda não foi feito ou concluído.

7. Our newspaper hasn’t been delivered today. Maybe the delivery boy is sick. – Aqui, uso o Present Perfect para dizer que o jornal não foi entregue hoje. Como hoje é um tempo presente, usamos o Present Perfect porque o dia ainda não terminou – ou seja, o jornal ainda pode ser entregue.

Perguntas com o Present Perfect

Nas perguntas, a estrutura [have/has + verbo no particípio] se separa, e o have vai para o começo da frase. As únicas expressões que passam na frente do have, nas perguntas, são as question words. Olha só:

1. Have you ever been to Canada? – aqui vemos o ever trazendo seu significado de “alguma vez na vida” para as life experiences.

2. Have you finished your homework? – aqui uso o Present Perfect para questionar se alguém fez o tema porque a atividade está sendo feita no tempo corrente, os arredores do agora, e terá o aspecto de “notícia quentinha”, relevante, quando estiver concluída.

3. Have you already seen this movie? – nas perguntas, already e ever tem um sentido parecido: o “”, “alguma vez na vida”. Already soa melhor com atividades, tarefas… e ever soa melhor nas perguntas sobre life experiences.

4. Where have you been? – aqui, precisei da partícula where para perguntar onde alguém esteve, e ela, por ser uma question word, deve ser posicionada à frente na frase.

5. Has she given birth yet? – Assim como already, yet traz a sensação do “já”, mas com um “quê” de urgência, um desejo ou receio implícito de que aquilo esteja concluído.

Let’s practice!

Vou escrever algumas situações para você escrever frases afirmativas, negativas ou perguntas em inglês usando o Present Perfect. Shall we start?

1. Lisa começou a trabalhar [work] em uma empresa em 1989. Estamos em 2022 e ela ainda trabalha lá.
2. Você está com vontade de doces hoje, e só nesta manhã já comeu duas barras de chocolate.
3. Seu irmão e você viajaram para o Canadá quando eram crianças. Divida esta life experience.
4. Conte que sua irmã acabou de ter um bebê.
5. Diga que você nunca foi para a Itália.
6. John e Peter começaram a fazer o tema da escola há algumas horas e ainda não terminaram.
7. Pergunte a alguém se alguma vez esta pessoa foi para os Estados Unidos.

Ficou alguma dúvida? Escreve aqui embaixo! It’ll be a pleasure to help you 🙂

Últimos posts por Redação Equipe (exibir todos)
Se inscreva
Me notifique

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários