O Present Perfect é o tempo verbal que das coisas que aconteceram no passado mas ainda tem relação com o presente.
Você já deve ter ouvido Legião Urbana algum dia na sua vida, né? Tem uma música deles que diz assim: “tenho andado distraído…”, e este “tenho andado” é exatamente o que vamos fazer para estruturar o present perfect. Este tempo verbal é o primeiro a trazer o have como auxiliar. Assim, o have é acompanhado de um verbo e não tem valor de verbo aqui!
Vídeo: Present Perfect
Afirmações e negações no present perfect:
Os auxiliares have e has se contraem em ‘ve e ‘s. Nas negações, temos haven’t e u ao invés de have not e has not.
I‘ve [I have] been to Italy twice. | I haven’t been to Italy yet. |
You‘ve drunk 6 cans of Coke since yesterday. | You haven’t drunk Coke in years. |
He‘s [he has] put a lot of effort in this project. | She hasn’t cared much about the new project. |
We‘ve [we have] traveled to Rio once. | We haven’t visited Lima yet. |
You guys have played too much already. | You haven’t finished your homework. |
They‘ve already traveled the world. | They haven’t traveled yet this year. |
Perguntas com o present perfect:
Nas perguntas, o auxiliar corre para a frente da frase, ficando atrás, apenas e quando houver, das question words:
Where have you been all afternoon? | I was at the bank. |
Has she been to Italy yet? Has John already finished his homework? | Yes, she has. No, he hasn’t. |
Have you guys planned anything for Christmas? | No, we haven’t. / Yes, we have. |
Have John and Katie come back from their trip? | Yes, they have. / No, they haven’t. |
Os usos do present perfect:
Você já entendeu que o present perfect é um tempo verbal que fala do passado – mas de um passado que ainda influencia nosso presente.
Quando você aprendeu o simple past, você aprendeu que ele sempre vem relacionado a uma noção de tempo. Eu preciso saber quando aquilo aconteceu – três anos atrás, ontem, semana passada. Este passado é o passado que já se encerrou por completo. Ele não pode mais ser alterado, e também não tem relação direta com o presente.
O present perfect trata das situações que aconteceram no passado, mas algo ainda pode mudá-las. Olha só:
- perguntar se alguém fez, falar que já fiz algo, ou que ainda não fiz: se eu não pulei de paraquedas até hoje, eu posso dizer: I have never skydived. Se semana que vem eu pular, esta informação terá mudado: I have skydived once. Isso é o que chamamos de life experiences.
- ainda em lógica parecida com as life experiences, usamos o present perfect quando queremos contar algo e focar na ação, e não em quando aconteceu:
My neighbor has called the police several times. – até hoje, ele já chamou a polícia oito vezes. se ele chamar de novo hoje, esta informação se modificará;
My neighbor called the police last night. – quando uso o past simple, a ação [o vizinho ter chamado a polícia] ganha importância pelo acontecimento do fato em si, diferente da frase acima, em que chamar a polícia não aconteceu ontem, mas oito vezes ao longo da vida – e contando, porque “hoje” o vizinho pode precisar chamar novamente.
All my students have always complained about this lesson. – aqui, uma professora se lamenta porque os alunos, ao longo de sua trajetória, reclamam desta lição. isso aconteceu no passado e segue acontecendo hoje.
Todos esses fatos aconteceram no passado, mas eu não estou preocupada em dar a data exata – quero apenas contar que aconteceu.
Essa “nuance” de tempo verbal dá trabalho aos estudantes brasileiros: para nós, o tempo verbal que indica o passado pode ser usado com ou sem definição de data ou tempo definido, mas para quem fala inglês há diferença, sim!
Quando você estiver interessado em dizer quando aconteceu o fato, use o Simple Past, e quando você estiver interessado apenas em contar que alguma coisa aconteceu, mas não está interessado em dar datas, use o Present Perfect. Com esse nome – Present Perfect – não parece ser um tempo passado, né?
Existem algumas expressões comuns a este tempo verbal: ever, never, once, many times, several times, before, so far, already, yet. Confere este artigo a respeito delas, e vamos praticar!
Saiba Mais:
Mapa Mental com Present Perfect / Mental Map for Present Perfect
Present Perfect Negative Form / Forma Negativa do Present Perfect
Present Perfect Adverbs / Advérbios no Present Perfect
Just Present Perfect / Uso do “Just” no Present Perfect
Frases com Present Perfect / Phrases with Present Perfect
Present Perfect Exercícios / Present Perfect Exercises
Has Been / Uso de “Has Been” no Present Perfect
For vs. Since / “For” vs. “Since” no Present Perfect
Simple Past vs. Present Perfect – Exercises / Simple Past vs. Present Perfect – Exercícios
Present Perfect vs. Simple Past / Present Perfect vs. Simple Past
Present Perfect vs. Present Perfect Continuous / Present Perfect vs. Present Perfect Continuous
A Voz Passiva no Present Perfect / The Passive Voice in Present Perfect
Inglês com Música: Present Perfect / English with Music: Present Perfect
Enfrentei muitas dificuldades para aprender inglês depois de adulto, mas consegui superá-las. Foi por isso que decidi criar este blog: para ensinar, compartilhar dicas e motivar você, leitor, a aprender inglês e conquistar seus sonhos. Muitos artigos são escritos por professores e entusiastas que estão aqui, mesmo que o blog leve o meu nome, pois sempre reviso tudo.
Respostas Comentadas:
1. has cooked – “has” é o auxiliar correto para a terceira pessoa, e “cooked” é o particípio do verbo “cook”
2. Have you ever been – Have está na frente porque temos uma pergunta, e “have” é o auxiliar da segunda pessoa. “been” é o particípio do verb to be.
3. haven’t slept – “haven’t” é a contração de have+not; have é o auxiliar da segunda pessoa e “slept” é o passado do verbo to sleep.
4. has finished – “has” é o auxiliar da terceira pessoa, e “finished” é o particípio do verbo regular finish.
5.Has she ever written – “Has” está na frente porque temos uma pergunta, e usamos “has” porque se trata da terceira pessoa. Written é o particípio de write.
6.How many books has she read? – na frase, digo que ela leu três livros. “how many” é a question particle que nos permite responder a respeito das coisas contáveis.
7. I’ve never been to Europe either. – o brasileiro dá um jeitinho na hora de falar das life experiences sem usar o present perfect: as vezes surge um simple present, outras um simple past no meio do caminho. mas a estrutura correta é o have/has + particípio, e nunca se usa os verbos know e meet para falar sobre visitar lugares – usa-se o verb to be!