Present Perfect – Explicação, Regras (Vídeo e Exercícios)

O Present Perfect é o tempo verbal que das coisas que aconteceram no passado mas ainda tem relação com o presente.

Você já deve ter ouvido Legião Urbana algum dia na sua vida, né? Tem uma música deles que diz assim: “tenho andado distraído…”, e este “tenho andado” é exatamente o que vamos fazer para estruturar o present perfect. Este tempo verbal é o primeiro a trazer o have como auxiliar. Assim, o have é acompanhado de um verbo e não tem valor de verbo aqui!

Vídeo: Present Perfect

Afirmações e negações no present perfect:

Os auxiliares have e has se contraem em ‘ve e ‘s. Nas negações, temos haven’t e u ao invés de have not e has not.

I‘ve [I have] been to Italy twice.I haven’t been to Italy yet.
You‘ve drunk 6 cans of Coke since yesterday.You haven’t drunk Coke in years.
He‘s [he has] put a lot of effort in this project.She hasn’t cared much about the new project.
We‘ve [we have] traveled to Rio once.We haven’t visited Lima yet.
You guys have played too much already.You haven’t finished your homework.
They‘ve already traveled the world.They haven’t traveled yet this year.

Oportunidade: Quer aprender inglês rápido? Veja o ranking dos melhores cursos de inglês online – Clique Aqui

Perguntas com o present perfect:

Nas perguntas, o auxiliar corre para a frente da frase, ficando atrás, apenas e quando houver, das question words:

Where have you been all afternoon?I was at the bank.
Has she been to Italy yet?
Has John already finished his homework?
Yes, she has.
No, he hasn’t.
Have you guys planned anything for Christmas?No, we haven’t. / Yes, we have.
Have John and Katie come back from their trip?Yes, they have. / No, they haven’t.

Os usos do present perfect:

Você já entendeu que o present perfect é um tempo verbal que fala do passado – mas de um passado que ainda influencia nosso presente.

Quando você aprendeu o simple past, você aprendeu que ele sempre vem relacionado a uma noção de tempo. Eu preciso saber quando aquilo aconteceu – três anos atrás, ontem, semana passada. Este passado é o passado que já se encerrou por completo. Ele não pode mais ser alterado, e também não tem relação direta com o presente.

O present perfect trata das situações que aconteceram no passado, mas algo ainda pode mudá-las. Olha só:

  • perguntar se alguém fez, falar que já fiz algo, ou que ainda não fiz: se eu não pulei de paraquedas até hoje, eu posso dizer: I have never skydived. Se semana que vem eu pular, esta informação terá mudado: I have skydived once. Isso é o que chamamos de life experiences.
  • ainda em lógica parecida com as life experiences, usamos o present perfect quando queremos contar algo e focar na ação, e não em quando aconteceu:

    My neighbor has called the police several times. – até hoje, ele já chamou a polícia oito vezes. se ele chamar de novo hoje, esta informação se modificará;
    My neighbor called the police last night. – quando uso o past simple, a ação [o vizinho ter chamado a polícia] ganha importância pelo acontecimento do fato em si, diferente da frase acima, em que chamar a polícia não aconteceu ontem, mas oito vezes ao longo da vida – e contando, porque “hoje” o vizinho pode precisar chamar novamente.

All my students have always complained about this lesson. – aqui, uma professora se lamenta porque os alunos, ao longo de sua trajetória, reclamam desta lição. isso aconteceu no passado e segue acontecendo hoje.

Todos esses fatos aconteceram no passado, mas eu não estou preocupada em dar a data exata – quero apenas contar que aconteceu.

Essa “nuance” de tempo verbal dá trabalho aos estudantes brasileiros: para nós, o tempo verbal que indica o passado pode ser usado com ou sem definição de data ou tempo definido, mas para quem fala inglês há diferença, sim!

Quando você estiver interessado em dizer quando aconteceu o fato, use o Simple Past, e quando você estiver interessado apenas em contar que alguma coisa aconteceu, mas não está interessado em dar datas, use o Present Perfect. Com esse nome – Present Perfect – não parece ser um tempo passado, né?

Existem algumas expressões comuns a este tempo verbal: ever, never, once, many times, several times, before, so far, already, yet. Confere este artigo a respeito delas, e vamos praticar!

Let’s practice!


Não Fique de Fora:

E, se você está procurando algo definitivo, do básico a fluência, e nada que você já tentou deu certo. Veja se você já não viu essas opções que já ajudaram mais de 1300 pessoas a aprender inglês fluente. Clique no botão abaixo para ver:


redes sociais:

Recomendados para você:

    Últimos posts por Redação Equipe (exibir todos)
    Se inscreva
    Me notifique

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    1 Comentário
    Mais Votados
    Novos Antigos
    Comentários em linha
    Exibir todos os comentários