Tandem: vale a pena para aprender inglês?

Às vezes, quando estamos aprendendo inglês, parece que ficamos travados, não é? 

Pior do que isso é só sentir que apesar de toda a sua dedicação, ainda não consegue se comunicar de forma natural.

Bem, acontece que para que se consiga falar naturalmente em inglês é necessário muito treino, de preferência com falantes nativos.


Mas aí nós temos um outro problema: como que se faz isso se não conhece estrangeiro nenhum?

Foi levando esses pontos em consideração que foi criado o Tandem, um aplicativo de intercâmbio linguístico que permite que pessoas do mundo inteiro se conectem para aprender e ensinar idiomas de forma espontânea e amigável.

Então, bora conhecer mais sobre esse aplicativo, como ele realmente funciona e se, claro, vale a pena.

Mas, afinal, o que é o Tandem?

tandem

O Tandem é uma plataforma de aprendizado de idiomas que conecta usuários de diferentes partes do mundo com o desejo mútuo de desenvolverem suas habilidades linguísticas em um idioma estrangeiro.

Seu objetivo principal é proporcionar a troca linguística e cultural por meio de oportunidades autênticas de prática de conversação.

O aplicativo é muito similar a qualquer outra rede social, mas com a diferença de ser focado estritamente na troca de conhecimentos entre as pessoas que o utilizam. 

Por isso, o app possui um rígido conjunto de princípios que devem ser respeitados na comunidade.

São três os princípios da comunidade Tandem, sendo eles:

  1. “Estamos aqui para aprender” 

O Tandem não é um aplicativo de relacionamentos, por isso, os usuários não devem utilizá-lo para a finalidade única de fazer novos amigos ou arranjar parceiros românticos.

  1. “Celebramos a nossa diversidade” 

Não são toleradas quaisquer formas de discriminação e preconceito.

  1. “Nós compartilhamos honestidade” 

É proibido fazer divulgações de produtos, serviços ou canais de mídias sociais.

Estando de acordo e seguindo essas regras, você pode ter uma experiência muito proveitosa no aplicativo, principalmente porque ele é, praticamente, gratuito. 

Claro, há a versão pro e vamos conhecer mais sobre ela.

Como é o Tandem Pro?

O Tandem Pro é para quem procura por uma experiência mais otimizada, já que permite que encontre membros nas proximidades, tenha traduções ilimitadas, veja quem visitou o seu perfil e tudo sem nenhum anúncio.

O valor é R$114,99 por ano.

Agora, vamos ver um pouco mais detalhes sobre o app.

Como funciona o app?

Ao ingressar no aplicativo, é necessário criar um perfil detalhado indicando os idiomas de interesse e o nível de proficiência.

Depois disso, o seu perfil vai para a análise, que pode levar até 7 dias (mas pode ser mais rápido se você fizer a assinatura).

Tendo o seu perfil aprovado, é hora de procurar por usuários que falem o idioma desejado e que estão interessados em aprender o seu. Geralmente, o próprio app já oferece essa correspondência.

tandem

Mas você pode filtrar os resultados para encontrar o melhor parceiro linguístico para você, podendo ser por região e país.

Além disso, você também pode filtrar por gênero, idade, por quem está próximo e pelo idioma que você deseja praticar no dia, além de poder pesquisar por tópicos específicos.

Se encontrar alguém que parece legal de se conversar e com quem acredita que tem o que ensinar e aprender, basta entrar no perfil da pessoa e ver o que os outros falam sobre ela.

tandem

Escolhido seu companheiro de aprendizado, é o momento de mandar uma mensagem.

O Tandem funciona, sobretudo, por meio de mensagens de texto, o que permite que o usuário pratique a gramática, o vocabulário e a construção de frases.

Para facilitar ainda mais a conexão e a comunicação com pessoas de países diferentes, o chat possui duas funcionalidades importantes: a correção e a tradução. 

Correção

Com a correção, os usuários podem enviar mensagens de texto, áudio ou vídeo para seus parceiros de idiomas, e estes têm a oportunidade de corrigir possíveis erros. 

Essa abordagem colaborativa e prática é valiosa para aprimorar as habilidades linguísticas, permitindo que os usuários aprendam com seus erros de maneira construtiva.

Tradução

Já a tradução permite que as mensagens sejam traduzidas automaticamente para o idioma desejado. Isso possibilita a interação entre pessoas que estão no processo de aprendizado de diferentes línguas, ampliando as oportunidades de prática e troca de conhecimento.

Fora isso, o usuário também pode se comunicar por áudio ou chamada de vídeo, praticando a o speaking e o listening.

Qual é a metodologia do Tandem?

A metodologia do Tandem é baseada na promoção de uma experiência imersiva de troca mútua através de interações reais e significativas com falantes nativos.

Assim, o seu método é baseado em 3 princípios:

  • Troca Recíproca: Os usuários se tornam tanto tutores quanto aprendizes, criando um ambiente de aprendizado colaborativo. É uma via de mão dupla, onde ambos os participantes se beneficiam da interação.  
  • Conversação Autêntica: Ao invés de simular situações, o Tandem oferece uma experiência verdadeira de conversação. As interações são reais, proporcionando uma imersão genuína da língua, das suas particularidades e até de suas expressões idiomáticas.  
  • Diversidade Cultural: Os usuários não aprendem apenas o idioma, mas também descobrem mais sobre costumes, tradições, perspectivas e curiosidades de diferentes culturas, o que enriquece o aprendizado. 

Além disso, para possibilitar ainda mais interações ricas, o aplicativo conta com duas mais funcionalidades, além do chat individual: os clubes e as festas.

Clubes 

Possibilitam a criação de uma comunidade centrada em temas específicos. Os usuários podem participar de Clubes que abordam interesses pessoais, como hobbies.

Além disso, é uma ótima oportunidade para estar em contato com diferentes culturas.

Isso porque os clubes possibilitam que os membros compartilhem experiências culturais, tornando o aprendizado de idiomas mais autêntico e contextual.

Na verdade, os clubes funcionam de forma muito similar a uma rede social, em que os participantes são livres para compartilharem suas opiniões, suas dificuldades, pedir ou oferecer ajuda, assim como interagir uns com os outros diretamente.

Festas de Idiomas

As festas são eventos virtuais que reúnem falantes de diferentes idiomas para conversarem sobre determinado assunto. 

O objetivo é que os participantes estejam em um ambiente virtual confortável, em que podem trocar ideia por áudio ao mesmo tempo em que aprendem.

Assim, elas proporcionam uma atmosfera descontraída para praticar sem a pressão de uma interação mais formal, sendo uma maneira divertida de aprimorar habilidades linguísticas em um contexto social. 

Esses dois recursos enriquecem ainda mais a experiência do aprendiz de inglês na plataforma, permitindo que, além de criar conexões, possa ir ganhando confiança em sua comunicação.

Em suma, os clubes e as festas são um diferencial que fortalece a comunidade global do Tandem, propiciando os aspectos sociais que são tão importantes para o aprendizado de idiomas, mas que é frequentemente deixado de lado.

Vale a pena usar o Tandem?

Sim, vale a pena usar o Tandem como apoio aos seus estudos, principalmente se você está em um nível intermediário e ainda tem dificuldade em se comunicar com naturalidade.

Também acho que vale a pena para quem é mais avançado no idioma, pois permite que você esteja sempre treinando e que não esqueça do que aprendeu pela falta de uso.

Eu só acho que o Tandem não vale a pena para quem quer aprender uma língua do zero, já que ele é um ambiente mais informal. Ou seja, você não vai aprender de forma muito direta.

Então, procure ter uma educação mais formal na língua antes de usar o aplicativo, mas você pode se aventurar por ele mesmo como um iniciante.

E o melhor, você pode aproveitar toda a experiência do aplicativo sem precisar pagar nada por isso!

Então, sim, vale muito a pena usar o Tandem.

O que eu achei do Tandem?

Eu adoro a proposta do Tandem e a facilidade que ele permite, ainda mais por ser gratuito. De vez em quando eu o uso, mas admito que não por muito tempo.

No entanto, não é problema com o app, é só que eu não tenho o costume de me comunicar muito por texto, então eu acabo esquecendo de responder as pessoas que me mandam mensagens.

Apesar disso, já tive conversas muito interessantes e pude até aprender sobre os livros clássicos de alguns países, legal, não é? 

Se eu precisasse citar um problema com o app, é que obviamente algumas pessoas não seguem as diretrizes do aplicativo, então por vezes fui abordada por gente divulgando os seus canais de Youtube ou até mesmo por brasileiros, o que foge do propósito de intercâmbio linguístico.

Mas em geral acho que o aplicativo cumpre muito bem com o seu propósito e é um ótimo aliado para o aprendizado de inglês

Se você está querendo aprender inglês online, então confira o nosso post sobre os 35 melhores aplicativos para aprender inglês!


Download Gratuito

Cronograma Autodidata Para Aprender Inglês Básico Em 34 Dias

Baixe agora clicando no botão abaixo
DOWNLOAD NOW

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Download Gratuito

Cronograma Autodidata Para Aprender Inglês Básico Em 34 Dias

Baixe agora clicando no botão abaixo
DOWNLOAD NOW
close-link
(Grátis) Baixe o E-book Inglês em 34 Dias - Cronograma Autodidata
Baixar Ebook
close-image