Rosetta Stone Funciona? É Bom Mesmo?

Será que vale a pena investir no Rosetta Stone?

Como base apenas em experiência, faço essa avaliação: Será que ajuda à alcançar a fluência mais rapidamente?

O que é o Método Rosetta Stone?

A origem da palavra é muito interessante: era uma pedra em que havia grafias egípcias e gregas que traduzia as duas línguas, através da qual a humanidade moderna teve uma chance única de entender a língua falada naquela época.

Já o software é também bastante antigo, eu o conheci em meados de 2012, mas já existia há muito mais tempo do que isso. Diz-se que ele é pai do Duolingo entre outras dezenas de programas de aprender inglês que existem hoje no mercado.

Oportunidade: Quer aprender inglês rápido? Veja o ranking dos melhores cursos de inglês online – Clique Aqui

O curso online funciona da seguinte maneira, pelo menos assim que funcionou comigo: o programa não utiliza tradução, e trabalha basicamente a forma orgânica de aprendizado, ou seja, natural assim como uma criança que é capaz de produzir os verbos e falar normalmente, distinguindo verbo no passado, presente e futuro, sem ter que ter aprendido toda a “matemática” gramatical.

É é trabalhado da seguinte maneira: é apresentado para você uma situação, uma imagem, e você tem que dizer qual o significado daquela imagem.

E eles trabalham isso de diferentes formas: por reconhecimento de voz, o que é excelente, já que é possível saber se você está pronunciando corretamente sem a necessidade de uma pessoa; por escrita, em que  você vê a imagem e deve dizer o que ela representa; e por encaixe de imagem, em que  você encaixa a frase na imagem correspondente.

No começo, se você tem o zero de inglês, começará a aprender por tentativa e erro. Por exemplo, se você vir a foto de uma mulher correndo, vão aparecer 4 alternativas para selecionar a correta.

Mesmo que você não saiba, se errar, o sistema mostrará a correta, e vai repetir o exercício em outro momento.

O interessante disso é que uma única vez que você acerta, é muito difícil esquecer a palavra, e a probabilidade de você acertar de novo é muito grande! Isso acontece devido a associar a palavra e a pronúncia a uma imagem e não à tradução.

É mais eficaz dessa forma, já que é muito comum – e eu fui meio que vítima disso por ter estudado os anos iniciais em uma escola tradicional – se usar muito a metodologia de tradução, de pensar em português para depois pronunciar as palavras em inglês. Isso me tornava deficiente de diversas maneiras, como meu raciocínio que era mais lento.

Exemplo dessa época é que arrumei um amigo por internet, ele morava na África do Sul, e foi bem sincero comigo dizendo que apesar de eu entender e responder parecia que eu ficava boiando toda hora e a conversa se tornava extremamente chata, já que meu raciocínio não era natural… eu demorava para responder, pois traduzia mentalmente o que ele dizia e tinha que traduzir o que eu produzia. Então ficava muito desconfortável para mim pronunciar a língua.

Ou seja, são línguas diferentes e deveria pensar e falar como se fosse minha língua nativa.

E a melhor forma de substituição da tradução é a tentativa e erro, e a ligação da palavra com a imagem.

O sistema também utiliza a metodologia de memorização espaçada, ou seja, nos tempos corretos o sistema vai lembrá-lo de algo que aprendeu novamente te perguntando para você resolver.

E o mais incrível é que você irá deduzir. Hoje eu não consigo ter a mesma mentalidade da época, já que hoje me considero nível fluente e provavelmente não teria o mesmo efeito, mas lembro que na época era bastante produtivo porque aprendia, conforme a curva do esquecimento.

Se você for um fã de gramática, pode esquecer…: outro ponto positivo na minha opinião é fato do sistema não ter explicação gramatical.

O sistema utiliza a metodologia de aprendizado por compreensão, que significa você entender os padrões da língua com base no uso e na repetição;

Pontos Negativos

O preço é um pouco caro… é lógico, se comparado a uma solução definitiva que você vai ter para sempre e, se comparado às escolas tradicionais, é uma pechincha!

Mas encontrei por no mínimo 175 dólares na Amazon, os 5 módulos de inglês.

Outro ponto negativo é que as lições – o “modelo” – são repetitivas,  então chega um momento em que você se cansa, mas isso é normal em qualquer curso online, e é uma das grandes desvantagens de fazer um curso de online. Veja bem: isso está mais relacionado à culpa do aluno! Em tudo eu percebo que o principal erro das pessoas não aprenderem o idioma é que elas desistem facilmente.

Algumas coisas que você pode fazer para evitar isso, se você por exemplo entrou no Rosetta Stone ou qualquer outro curso, é se desligar de qualquer blog de inglês e se desligar de qualquer canal do youtube de inglês. Por que a probabilidade de outra pessoa lhe dar outra sugestão mais fácil é enorme e vai lhe fazer desistir…  só que por experiência própria você vai se arrepender no fim se desistir e não terá conquistado o segundo idioma.

Outra forma de evitar que isso aconteça é você entender a curva de sucesso no inglês. No começo você realmente poderá apresentar um resultado pífio, mas se continuar no dia a dia, depois de alguns meses seu crescimento é exponencial. E você precisa ter paciência para continuar até o fim – de outra forma você não conseguirá ter sucesso com o seu idioma.

Veredito

Acredito que, em questão de software, o Rosetta Stone é um dos melhores. Infelizmente na época eu fiz apenas o primeiro módulo e desisti por que tinha me matriculado em uma escola tradicional e o curso não era meu, eu havia pegado emprestado de um amigo que queria me ajudar, e na época havia me recomendado o produto.

Só que cai naquela cabeça jovem e burra achava que nada funcionava e que não iria aprender o idioma daquela forma e decidi mudar uma péssima decisão que até hoje eu me arrependo mas que não tem volta. Por isso se você quiser fazer e pode pagar eu acho uma excelente opção, e você pode usar mais o Duolingo – é uma excelente combinação para aprender inglês!

Muitos comentários negativos que vejo na internet são principalmente por a pessoa já ter um intermediário de inglês e achar que o sistema era para ele, por isso não recomendo se você já tem o intermediário de inglês. Há também pessoas que acham tudo muito chato, mas essas nunca vão aprender, mesmo preferem ficar apenas criticando sem fim.

Onde adquirir o Rosetta Stone?

Atualmente tem o aplicativo bem mais fácil


Não Fique de Fora:

E, se você está procurando algo definitivo, do básico a fluência, e nada que você já tentou deu certo. Veja se você já não viu essas opções que já ajudaram mais de 1300 pessoas a aprender inglês fluente. Clique no botão abaixo para ver:


redes sociais:

Recomendados para você:

    Mario Anaya
    Últimos posts por Mario Anaya (exibir todos)
    Se inscreva
    Me notifique

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    2 Comentários
    Mais Votados
    Novos Antigos
    Comentários em linha
    Exibir todos os comentários