Present Perfect Continuous – Explicação Fácil Com Exercícios

Quando aprendemos o Present Perfect, aprendemos um pouquinho sobre as tenses perfeitas e seu link com o presente [ou futuro]. Entender este link como a constante entre os tempos perfeitos é fundamental para você assimilar os outros tempos verbais, como o Present Perfect Continuous.

Antes de entrarmos no Present Perfect Continuous em si, quero que você acompanhe comigo o raciocínio do verbo “to jog” em diferentes tempos verbais:

1. I jog every morning. – Simple Present para indicarmos um hábito que se repete, neste caso, toda manhã;
2. I‘m jogging at night this week because I’m on vacation. – Present Continuous indicando um novo padrão que acontece agora [ou nos arredores do agora];
3. I only jogged twice last week. – Simple Past indicando um fato passado, que não pode mais ser alterado;
4. I‘ve jogged on Monday and on Wednesday. I’ll jog today and on Sunday. – Present Perfect falando de ações passadas [ter corrido Segunda e Quarta] que ainda implicam no presente, pois estou considerando minha atividade corrida como um todo ao longo de um período de tempo que não acabou [semana, mês…];
5. I‘ve been jogging with Mike. – Present Perfect Continuous.

A estrutura do Present Perfect Continuous

Assim como acontece com outros tempos perfeitos, o Present Perfect Continuous exige o uso do have ou has como auxiliar. Este tempo, por ser contínuo, também exige o uso de gerúndio no verbo principal. Só que o gerúndio também não vem sozinho! Ele puxa um verb to be para acompanhá-lo. Por termos um tempo perfeito, o verb to be usado como auxiliar estará sempre no past participle. Olha só a imagem abaixo:

Para fazer perguntas, o auxiliar corre para o começo da frase:

Have you been jogging?
Has she been crying?
What have you guys been doing lately?

Quando usar o Present Perfect Continuous?

Uma das maiores dificuldades do aluno de inglês é identificar o tempo certo em que gostaria de colocar sua frase ao escrever ou falar – como ainda não os entende com exatidão, muitas vezes pretere o uso de alguns tempos [como o Present Perfect Continuous] por não julgar importantes. Só que a única possibilidade de você aprender é praticando, e este tempo verbal não é um bicho de sete cabeças!

Assim como o Present Perfect, o Perfect Continuous faz um link entre passado e presente. A diferença fundamental está no ponto de vista do que estamos dizendo. O Present Perfect tem seu foco em contar uma notícia quentinha, algo que aconteceu no passado mas implica no presente por ainda ser relevante, enquanto o Present Continuous tem como foco deixar implícita a [nova] repetição daquela atividade, o fato de que aquilo vem acontecendo de forma ativa e relevante em minha vida. Para entendermos, vamos comparar exemplos com os dois tempos verbais:

I work from 9 to 5. Actually, I’ve been working from 9 to 3 for a few months because our demand is low. – aqui, uso o Present Perfect Continuous para enfatizar a ação que se repete como novo hábito ou como algo não-padrão há algum tempo. A frase “I’m working from 9 to 3 now…” também estaria correta, mas ajustaríamos o “for a few months” para “now” para que o ponto de vista temporal esteja adequado ao tempo verbal.

I‘ve worked from 9 to 5 since day #1, but we’re working from 9 to 3 now because our demand is low. – aqui, meu foco não é dizer que venho fazendo a mesma coisa, mas mostrar algo como um todo, a constância de um fato passado que nunca [ou muito pouco] se alterou, e segue sendo verdade até hoje. “We’re working…” poderia ser reajustado para “we’ve been working…”, alterando “now” para “for a few months” ou uma expressão equivalente ao tempo verbal. Olha só:

Vídeo: Present Perfect Continuous

Oportunidade: Quer aprender inglês rápido? Veja o ranking dos melhores cursos de inglês online – Clique Aqui

Análise de frases

Giovanna has been going to the gym very often recently. – aqui, para ilustrar que Giovanna está indo com frequência à academia, se usa o PPC.
Giovanna has gone to the gym very often recently. – esta frase também estaria certa, mas não dá a ênfase correta no fato de Giovanna estar praticando exercícios. soa como se ela simplesmente estivesse indo lá algumas vezes.

My brother has been reading a lot. – o -ing nos traz a ideia de que, nos últimos tempos, “meu irmão” tem lido bastante.
My brother has read a lot. – aqui, como o PP nos traz primeiramente a ideia de life experience ou algo novo, entende-se que ele já leu muito ao longo da vida ou leu muito a respeito de algo recentemente, mas mais uma vez não nos traz a ideia de continuidade ativa no tempo.

I’ve been waiting for Ernest since midday.
I‘ve waited all night for him to call.

Na primeira frase, eu ainda estou aqui esperando por ele. Na segunda, eu esperei por ele por um bom tempo e provavelmente recém fui ou estou prestes a ir embora.

I‘ve been calling his attention to the importance of studying every day.
I‘ve called his attention three times during class.

Na primeira frase, a ênfase está no ato da conversa, a chamada de atenção que vem acontecendo. Na segunda frase, a ênfase está no fato de que ele teve a atenção chamada três vezes até agora.

Let’s practice!


Não Fique de Fora:

E, se você está procurando algo definitivo, do básico a fluência, e nada que você já tentou deu certo. Veja se você já não viu essas opções que já ajudaram mais de 1300 pessoas a aprender inglês fluente. Clique no botão abaixo para ver:


redes sociais:

Recomendados para você:

    Se inscreva
    Me notifique

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    0 Comentários
    Comentários em linha
    Exibir todos os comentários