Future Continuous – Gramática Explicada

O tempo Future Continuous também é conhecido como “Future Progressive”. É um tempo muito usado no dia a dia do falante de inglês por isso vale a pena dominá-lo!

O Future Continuous é usado para falar de uma ação futura que já vai estar acontecendo há algum tempo num ponto mencionado ou suposto, também no futuro. Por exemplo, veja algumas coisas que farei no futuro – vou usar o Future Continuous:

I‘ll be watching this documentary when you arrive. (quando você chegar eu já vou estar assistindo ao documentário há algum tempo!)

At five o'clock, I'll be taking a shower. (meu banho vai começar antes das cinco da tarde, por isso às cinco horas eu já vou estar no banho há algum tempo!)

Parecido com português, não é?

Também se usa o Future Continuous para falar de algo que vai acontecer como se imagina, em lugar do Future Simple. Veja esta frase:

My boss will be organizing a meeting this morning.

Neste caso acima, o uso do Future Continuous dá uma ideia de que está tudo preparado já para o “meeting” esta manhã, não há mais apenas um desejo!

É curioso notar esse tipo de nuance de sentidos, o que dá para ser percebido nestas duas frases que parecem iguais (mas não são!):

Future Continuous: When will you be leaving?  (pergunta educada só para saber quando você vai partir)

Future Simple: When will you leave? (pergunta que pode indicar pressa em ver você partir!)

Minicurso Grátis: Clique aqui para fazer o curso gratuito que mostra exatamente como aprender inglês em 6 meses estudando 30 minutos por dia.

Não sei se você notou, mas o Future Continuous é um tempo verbal que criou uma “mania” no Brasil de usá-lo por aqui, só que em situações inadequadas. Você nunca ouviu a frase “Vou estar te enviando”, ou “vou estar te ligando”?

Ouviu sim… essas frases acima estão ERRADAS. Como você viu acima, o Future Continuous indica uma ação prolongada por um tempo, o que não faz sentido nas frases em português que deixei acima, concorda? Devemos dizer “Vou te enviar” ou “vou te ligar”, percebe? São ações pontuais no futuro, não são ações que vão se estender por um tempo! Trata-se de uma apropriação do Future Continuous mas de forma inadequada.

E para terminar, veja como se forma o Future Continuous:

Will + be + main verb no present participle

E é uma forma igual para qualquer pessoa!

Na afirmativa:

He will be leaving

We will be leaving

will be leaving

Na negative:

You won´t be leaving

She won´t be leaving

It won´t be leaving

Na interrogative:

Will he be leaving?

Will we be leaving?

Will Jude and Grace be leaving?

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Subscribe  
Notify of