Principais Cervejas Irlandesas

Os irlandeses são as pessoas que mais consomem cerveja no mundo. Não é à toa que o país é considerado a ‘terra da cerveja’. 

Por conta disso, eles produzem grande variedade e colocam algumas das principais cervejas irlandesas em destaque mundial.

Na Ilha Esmeralda, cerca de 100 litros por ano são consumidos. É um desses motivos que existem tantos pubs espalhados por todo o seu território.

As cervejas de coloração escura, as famosas stouts, são as que tem maior preferência entre os irlandeses.

No entanto, não são apenas desse tipo. As avermelhadas também possuem destaque no país e são muito bem harmonizadas com pratos de sabor mais forte.

Existem também as de cores dourada que podem ser a preferência de muitos irlandeses.

A porcentagem de álcool entre as principais cervejas irlandesas varia, assim como os ingredientes utilizados no processo de fabricação. Para poder entender e conhecer essas bebidas, selecionamos as 13 principais do mercado e vamos lhe mostrar os motivos que a fazem se destacar.


As 13 principais cervejas irlandesas

1.Guinness 

Principais Cervejas Irlandesas

    Iremos começar falando da cerveja que é o símbolo do país. A Guinness foi fundada a mais de dois séculos e continua sendo uma das mais procuradas pelos locais e também por quem visita a Irlanda.

    Antigamente, ela produzia cervejas mais claras, porém mudou o seu foco para a produção das mais escuras, como ela é reconhecida hoje em dia. Ela possui algumas características que fazem se destacar facilmente em pubs, bares e outros que a estejam vendendo.

    Ela é servida em pints que costumam ter o símbolo da harpa dourada que também é da Ilha Esmeralda. A espuma cremosa é outra característica que todos conseguem reconhecer.

    A sua produção se dá por uma longa relação. Há cerca de 200 anos, são usadas cevadas maltadas fornecidas por agricultores. Ela é moída em moinhos e depois misturada com água aquecida do Lago Poulaphouca localizado em Wicklow.

    A cor escura é feita através da cevada torrada. Após isso, é adicionado lúpulo em grande quantidade para que seja encontrado o equilíbrio do sabor ao ser ingerido.

    Para finalizar a produção, o mosto é esfriado e se é adicionado o fermento da cerveja. Depois, são feitos testes de qualidade. O sabor de uma boa Guinness Draft vem com notas de café torrado e de chocolate, dando uma sensação cremosa na boca e um final suave.

    Porém esse sabor pode mudar conforme ela é servida no pint ou em sua embalagem. As cervejas vendidas em lata poderão perder um pouco do sabor relatado. São cerca de 4,2% de álcool presente nesta cerveja.

    Já as que são servidas em barris precisa que seja feito em duas etapas para que o seu equilíbrio não seja perdido. Existem algumas variações da Guinness que você vai conhecer agora.

    Se hoje em dia existem várias Guinness disponíveis, o motivo é a da Guinness Original. Ela é descendente direta das receitas originais feitos desde o início de sua criação. Vem com um aroma sutil frutado, com um equilíbrio de notas quentes e torradas de café junto com chocolate amargo.

    Tem 4,2% de álcool. A espuma continua cremosa e sua cor escura característica também. A crocância está presente em seu sabor, unindo notas doces, amargas e torradas finalizando com um toque seco.

    Uma cerveja cremosa que dá a sensação de cremosidade e suavidade. A bebida foi criada a partir da permissão de criatividade por parte de seus cervejeiros. Ela possui um aroma torrado com uma característica doce de caramelo e chocolate.

    A sua cor conhecida mundialmente permanece e continua com a sua espuma cremosa. Seu sabor é refrescante e consegue unir o equilíbrio perfeito entre o amargo e doce juntamente com notas torradas de forma suave. Tem 4,5% de álcool.

    A Guinness pensando nas pessoas que não estejam bebendo álcool, lançou sua versão zero da cerveja. Ela é fabricada da mesma forma que a original. No entanto, a parte alcoólatra é retirada por meio de um processo de filtração a frio.

    Os ingredientes se mantêm e por conta disso, consegue permanecer com a mesma cor característica e sabor de chocolate e café, junto com a espuma.

    A cerveja foi criada com o objetivo de ter uma receita perfeita para que a bebida fique fresca, por períodos mais longos. Ele possui 6% de álcool em sua composição.

    Tem um aroma de caramelo somados a leves notas de chocolate. Por outro lado, o seu sabor é conhecido por ser complexo, mas suave com um doce sabor de chocolate.

    Podemos dizer que uma das principais cervejas irlandesas é essa. Vem cheia de sabor e foi criada para pessoas que tem sede de aventura. Tem em sua fabricação, um lúpulo extra que a fez ter uma característica ousada.

    Tem um aroma bastante robusto e a presença de um torrado com notas intensas de chocolate preto, frutos secos e caramelo. Possui 7,5% de álcool.

    Seu gosto presente é de café encorpado junto com um equilíbrio de uma sutil doçura.

    Essa é a cerveja especialmente irlandesa com um toque belga. A ideia era exportar para a Bélgica com o objetivo de agradar o paladar dos consumidores de lá. 

    Com isso, ela tem um aroma de álcool forte até por ter 8% dele em sua composição. É complexa e rica misturada com uma doçura de notas de biscoito maltado.

    Ela tem a aparência mais escura, praticamente toda preta. Já o seu gosto é bem encorpado, com uma suave cobertura na boca alcoólica e possuindo um doce sabor amargo que persiste. Essa cerveja foi criada com o intuito de aproximar o povo americano a marca. 

    Criada em Dublin em 2015, essa cerveja é feita por um duplo lúpulo. Foi lançada em um show interativo que permitiu tours na cervejaria e degustação. Ela não é escura como a stout. 

    São usados alguns ingredientes nela como levedura Guinness exclusiva, cevada irlandesa, lúpulo American Mosaic e lúpulo Australian Galaxy. Para quem a consome, pode sentir um aroma frutado e sabores de pêssego e damasco trazendo uma refrescância. 

    Sua cor é dourada com uma espuma branca de marfim, crocante e não é muito amarga, mas com um final maltado. Possui 4,1% de álcool.

    Pensando nos amantes de café, os especialistas da Guinness criaram essa cerveja. Com 4% de álcool em sua composição, ela consegue unir um perfeito equilíbrio de caramelo amargo e doce junto com café torrado.

    Na boca, a sensação se torna rica, cremosa e com um final notável de café. A coloração permanece escura com uma espuma generosa e cremosa. O seu aroma presente é de café e caramelo.

    2.Murphy’s 

      Criada em Cork no ano de 1856, James J. Murphy junto com seus irmãos, idealizaram aquela que seria uma das principais cervejas irlandesas. Ela tem cor escura e tem característica suave, sedosa, com tons de café e caramelo.

      Quase não possui amargor, mas tem um final cremoso que não dá para resistir. 

      Seu conteúdo alcoólico é de 4,0%, tendo em composição água, extrato de lúpulo, cevada maltada, cevada e nitrogênio.

      No entanto na década de 80, a empresa foi comprada pela Heineken e sofreu modificação em seu nome. Atualmente existe a fábrica Heineken Brewery Ireland Ltd, localizada em Leitrim em Cork.

      Hoje o nome Murphy’s é apenas o nome fantasia. Em sua história, possui prêmios pela sua qualidade como o da Exposição de Dublin em 1892 e de Manchester em 1895.

      Existe outro modelo de Murphy’s que você verá a seguir.

      Essa variação da cerveja traz uma refrescância maior se comparada com a stout. Com mais de 150 anos de tradição, ela tem uma cor cobre avermelhada que a faz se diferenciar em meio a algumas bebidas de coloração escura. 

      A cerveja vermelha foi a primeira a ser produzida pelos irlandeses, porém, tem perdido um pouco de espaço com a stout.

      Sua graduação alcoólica é de 5,0% e harmoniza muito bem para ser consumida juntamente com frutos do mar, peixe frito, massas ao molho pesto, defumados, comida japonesa, tailandesa, indiana, dentre outros.

      Ela é muito fácil de beber e se torna uma boa opção para ser uma cerveja de introdução, para aqueles que começaram a beber recentemente. É suave, maltada, equilibrada e com uma espuma branca.

      O seu aroma lembra a malte doce e a pão fresco. Tem presente notas de caramelo, com uma doçura maltada e toque de baunilha. O malte nela se faz ter bastante presença, mas é possível detectar o lúpulo no final de cada gole.

      3.Beamish Irish Stout

      Principais Cervejas Irlandesas

        A Beamish Irish Stout é uma cerveja que muitos comparam com a Guinness pelo seu sabor e qualidade, porém sendo um pouco mais leve. Foi criada por dois comerciantes de Cork em 1792. 

        Tem uma cor preta profunda com um sabor torrado e rico de notas de café e de chocolate amargo. Seu teor alcoólico é de 4,1%. O malte torrado e pesado vem com um leve toque de doçura quando a bebida é ingerida.

        É muito apreciada nos pubs e casas espalhadas por toda a Irlanda. Assim como a Murphy’s, atualmente pertence a empresa holandesa Heineken, mas continua sendo genuinamente da Ilha Esmeralda.

        4.O’Hara’s Irish Stout

          É uma bebida que é conhecida pelos seus consumidores pela sua autenticidade e também pela qualidade. O trigo faz parte de sua composição. Ela se parece bastante em sabor com as clássicas stouts irlandesas do passado.

          Sua produção se dá pela cervejaria Carlow Brewing Company, sendo uma das maiores da Irlanda.

          Tem 4,3% de conteúdo alcoólico e harmoniza muito bem com frutos do mar e queijos. É recomendada beber em temperatura ambiente.

          A cervejaria possui outras versões de cerveja O’Hara’s.

          A cerveja vermelha está nessa lista de as principais cervejas irlandesas por impressionar e também por ser saborosa. É suave sendo complementada pelo seu amargor e sua complexidade.

          Possui 4,3% de teor alcoólico e pode ser consumida em barril na velha tradição irlandesa ou em garrafa.

          Uma combinação picante e um amargo refrescante com um longo final. É uma cerveja levemente carbonata e tem um aroma intenso combinado de notas florais e frutadas.

          Tem 5,2% de álcool possuindo um estilo contemporâneo, mas não esquecendo o seu toque irlandês. Essa versão já ficou entre as 10 melhores cervejas mundiais.

          Essa variação de O’Hara’s mostra como uma stout pode ser saborosa. Ao beber é possível sentir tons de chocolate amargo unindo notas de baunilha e um suave aroma de moca.

          Ela possui um clássico lúpulo de teor amargo europeu que traz um toque fresco quando passa o sabor do chocolate. Tem 6,0% de álcool e o ideal é ser ingerida em temperatura ambiente.

          Existem outras variações de cerveja O’Hara’s, para saber de todas elas, acesse o seu site.

          5.Porterhouse Stout

          Principais Cervejas Irlandesas

            É uma das cervejas mais diferenciadas da Ilha Esmeralda devido a sua composição. 

            São usadas ostras frescas nos tanques de fermentação, o que traz um toque específico de salmoura na bebida.

            Se torna uma cerveja forte também por ter ingredientes como alcaçuz e algas marinhas. O malte torrado, caramelo, chocolate e café se unem ao lúpulo encorpado.

            Entretanto, ela vai além, sal, iodo e algumas especiarias também fazem parte da receita, a tornando única. É mais encontrada em garrafas do que em barris e possui 4,6% de teor alcoólico.

            Existem muito mais cervejas da marca Porterhouse, algumas delas são sazonais, para conhecer mais, vá até o site da cervejaria. Elas são de qualidade e fazem frente a outras marcas como Guinness e O’Hara’s.


            6.Smithwick’s

              Essa cerveja foi feita especialmente para competir em um festival de cerveja em Kilkenny no ano de 1710.

              No entanto, se tornou uma das principais do país e também uma das mais populares.

              Uma curiosidade dela é que a sua cervejaria era localizada em um mosteiro onde os monges franciscanos por tradição, já produziam esse tipo de bebida da mesma cor.

              Com conteúdo alcoólico de 4,5%, a Swithwick’s Red Ale possui malte tostado com caramelo, média carbonatação, grãos de leve lúpulo trazendo um final seco, um leve amargor residual e um pouco adocicado.

              Seu aroma é de frutas doces, ameixa e uma presença de malte tostado fazem seus consumidores a reconhecerem rapidamente. O final do sabor se torna doce com um gosto levemente tostado.

              É a mais conhecida das versões da marca e tem coloração avermelhada.

              Já a Swithwick’s Pale Ale tem sua cor dourada, teor alcoólico de 4,5% e tem inspiração em receitas antigas da cervejaria. Rica em sabor, ela é levemente seca, mas com um início suave.

              Tem um pouco de fruta e lúpulo em seu fina. Sua carbonatação média a faz ser suave. Além disso, tem aroma moderado unindo notas de lúpulo frutados com algumas notas terrosas.

              É produzida com lúpulos aromáticos Amarillo que dá um sabor mais completo e também frutado.

              Por último, a Swithwick’s Blond Ale tem características crocantes, cítricas e limpas. Ela é mais uma cerveja no estilo American Blond Ale, possui um aroma moderado contendo um lúpulo frutado e notas terrosas.

              É uma bebida leve com sabor de malte inglês, açúcar branco e lúpulo gramado trazendo equilíbrio. Seu conteúdo alcoólico é de 4,1%.

              7.Kilkenny Irish Cream Ale

                A cerveja originária de Kilkenny, tem sua cor avermelhada e uma cremosidade parecida com a da Guinness. Ela é mais velha do que muitos países existentes.

                Seus ingredientes são: cevada maltada, cevada maltada torrada, água, levedura e lúpulo. No entanto, esse último tem menos finalização, e ajuda a diferenciá-la.

                Além de ser bastante conhecida na Irlanda, Canadá e Austrália são outros países que mais consomem essa cerveja. Tem cerca de 4,3% de volume alcoólico.

                O sabor ao chegar na boca se mistura tudo de uma vez com o de malte torrado e de âmbar, a tornando doce, cremosa e com um toque de amargor.

                8.Harp Lager

                  Uma cerveja originária de Dundalk que atualmente é produzida pela mesma empresa da Guinness na capital irlandesa.

                  Mesmo sendo uma novata entre gigantes, ela já conseguiu se consolidar no mercado e tendo respeito entre consumidores, marcas e vendedores.

                  A Harp Lager possui 4,5% de álcool, e tem em sua descrição como tendo sabores de malte de biscoito que combinados, levam um amargor de lúpulo sendo bem parecida com uma pilsner da Alemanha.

                  É uma bebida leve, crocante, mas que oferece um bom gosto e expectativa quando se é ingerida. Possui um aroma de pão e de fermento que a faz se destacar.

                  Um de seus destaques também é a refrescância, então não é todos os dias que ela será ideal para a sua diversão na Ilha Esmeralda.

                  Por outro lado, o toque de doçura é bem agradável que a faz ser lembrada por quem a bebe.

                  9.Black Rock Irish Stout

                    Uma cerveja nova em comparação com as demais, mas que já mostrou a sua qualidade para seus clientes. É produzida pela pequena cervejaria de Dungarvan, em Waterford.

                    No entanto, mesmo sendo nova e pequena, a cerveja já tem o objetivo em competir contra grandes marcas como Guinness e O’Haras.

                     A sua combinação fica perfeita em refeições fartas como pratos de carnes robustos e também de queijos. Ela possui 4,3% de conteúdo alcoólico. A surpresa já começa em seu sabor, é fino, macio com aromas de baunilha, chocolate e anis.

                    Você ainda não conseguirá encontrar a bebida em chope, apenas em garrafa. Ela é vendida na própria cervejaria e em pubs locais. Já conquistou alguns destaques em premiações das quais competiu.

                    Em 2011 foi medalha de ouro no Blas na hEireann e no mesmo ano, conseguiu a medalha de bronze no Brewing Industry International Awards. Muitas pessoas que já experimentaram comentam que essa cerveja tem o sabor da stout de antigamente.

                    Isso porque é feito com cevada torrada dando um sabor rico e achocolatado unindo com o processo de não filtrar e nem de pasteurizar. É totalmente vegana tendo seus ingredientes naturais na composição.

                    Ela não possui o mesmo amargor das demais cervejas e por causa disso, tem sido bastante recomendada para cozinhar ou assar no preparo das refeições, mas é claro que a recomendamos mesmo é beber diretamente de sua garrafa.

                    10.Rockshore

                      A Rockshore é uma bebida light da Costa Oeste irlandesa que se destaca entre os clientes pela sua refrescância.

                      Com teor alcoólico de 4%, a cerveja tem em sua composição, cereais, lúpulo leves e malte se tornando suave, saborosa, nítida, doce e refrescante.

                      Tem uma coloração translúcida com creme branco que contém média duração.

                      Tanto o aroma quanto o sabor se encontram com o predomínio do malte. E não se preocupe com quantidade de calorias, ela tem apenas 106.

                      É ideal para aquelas viagens com amigos e familiares com destino a praias ou qualquer outro roteiro que seja leve e descontraído.

                      11.Galway Hooker

                        Aqui iremos falar de uma marca nova, mas que já conseguiu seu lugar no disputado mercado de cervejas artesanais irlandesas. Desde 2006, ela tem usado criatividade e qualidade para cativar os seus clientes.

                        Um exemplo, é que a marca é percursora de produzir a Irish Pale Ale original que se tornou conhecida no país. E possui uma boa coleção de bebidas.

                        Com amargor lupulado e um sabor cítrico que persiste e satisfaz ao beber, tem ainda uma fresca sensação e um picante com aroma floral. Tem teor alcoólico de 4,3% e ingredientes como água, lúpulo e malte.

                        Tem cor dourada somada a uma espuma branca e sólida. Ideal para brindar em grandes momentos.

                        Com 5,5% de teor alcoólico, essa cerveja tem um sabor no início de malte, sendo no meio um agradável e também rico de caramelo e o amargor do lúpulo em seu final. Ainda oferece sabores de toranja, pinho junto com uma picância adjacente.

                        Tem coloração de âmbar escura, com boa carbonatação e uma fofa espuma branca presente.

                        Uma bebida única que contém malte orgânico, água e lúpulo orgânico e conteúdo de álcool de 4,1%. É limpa, crocante e refrescante trazendo um aroma floral e um sutil amargor do malte levemente tostado.

                        Se tornando mais ainda especial, essa cerveja da Galway Hooker ainda possui um picante de lúpulo.

                        Essa cerveja une a intensidade com a refrescância. É feita com malte irlandês com porções generosas de aveia e trigo que proporciona uma base macia e fofa.

                        O lúpulo vem nela com muitas notas tropicais, cítricas e de pinhos vindos de Idaho7 e Mosaic junto com a umidade do Strata. Conteúdo alcoólico de 5,2%.

                        É uma das versões mais alcoólicas da marca tendo 7% em sua composição. É encorpado e também suave. Sua fermentação se dá com a levedura lager em baixas temperaturas por dois meses.

                        Após isso, se acrescenta mais ingredientes como as ondas de chocolate e caramelo provenientes do malte e notas subjacentes de cereja e passas.

                        Uma das principais cervejas irlandesas fará você sentir um aroma de pão recém-assado, camomila herbácea e florais delicados. O seu malte equilibrado com um leve amargor possui 6% de teor alcoólico.  

                        Com 8% de álcool, esta cerveja oferece uma explosão de sabores e aromas. Você vai encontrar a cada gole notas tropicais, toques de especiarias, frutas de caroço junto com um amargor bem equilibrado.

                        Já o aroma será de damascos maduros, tangerina, toranja e de pinhos terrosos.

                        12.Barefoot Bohemian Pilsner Lager

                          Uma pequena cervejaria de Cork que já está recebendo premiações por algumas de suas criações. Fundada por dois amigos, o seu objetivo é entregar cervejas com personalidade e sabor.

                          E conseguiram, são modelos crocantes, aromáticos, refrescantes, notas de caramelo, com presença de frutas cítricas, maltadas, com amargor de lúpulo. Todas de extrema qualidade e com variações alcoólicas.

                          Existem ainda as cervejas sazonais, que são nove no total. Todos esses modelos são possíveis ver no site da empresa. 

                          13.Black Donkey Brewing

                            Criada para ser uma cerveja fora dos padrões do mercado e que sejam exclusivamente irlandesas.

                            Um de seus diferenciais é que as suas cervejas na produção não são filtradas, nem pasteurizadas e são condicionadas em garrafas e barris.

                            É uma cervejaria tradicional que produz cervejas tradicionais, e por este motivo, que faz parte da lista das principais cervejas irlandesas. É uma empresa nova, porém está conseguindo ter o seu espaço no mercado desse tipo de bebida.

                            São selecionados os melhores ingredientes somados com as melhores formas de técnicas no processo da produção. Isso resulta em um produto de qualidade para seus consumidores.

                            Tem diferentes sabores como cítricos, de frutas, maltosos, fermento selvagem e lúpulo utilizado de diferentes formas conforme a receita.

                            São 19 modelos de cervejas variadas produzidas e vendidas pela marca, algumas são sazonais, de barril envelhecido e outros tipos. Você pode vê-las todas em seu site.

                            Por causa disso, é possível realizar diversas harmonizações e fazer com que seus consumidores possam desfrutar de uma boa Black Donkey em qualquer ocasião.



                            Download Gratuito

                            Cronograma Autodidata Para Aprender Inglês Básico Em 34 Dias

                            Baixe agora clicando no botão abaixo
                            DOWNLOAD NOW

                            Deixe um comentário

                            Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

                            Download Gratuito

                            Cronograma Autodidata Para Aprender Inglês Básico Em 34 Dias

                            Baixe agora clicando no botão abaixo
                            DOWNLOAD NOW
                            close-link
                            (Grátis) Baixe o E-book Inglês em 34 Dias - Cronograma Autodidata
                            Baixar Ebook
                            close-image