- Quando Usar TO ou FOR em Inglês - 3 de julho de 2025
- Responder “Thank you” com “Not for that” – Pode? - 3 de julho de 2025
- Common Sense vs. Good Sense: Qual a diferença? - 3 de julho de 2025
Table of contents
Aviso aos Estudantes: Transcrição do Áudio Disponível Abaixo – Evite Visualizar Antes de Ouvir para um Aprendizado Eficiente!
Transcrição:
Yesterday, I went to the market to pick up some groceries. I wrote down a list of things I wanted to get, including items like eggs, milk, bread, apples, and lettuce. But I was in a rush when I was leaving so I forgot my list at home. I didn’t realize until I already got to the market so I wasn’t able to go back home to pick it up. I tried to remember what was on my list but I couldn’t remember everything. This really bothered me but there was nothing I could do but try my best to recall what I wrote down. I understand now why people often make digital lists on their phones instead of using a notepad. But thankfully, I was still able to purchase most of the things I wanted. When I arrived home, I checked my list and saw the only thing I forgot was granola.
Tradução:
Ontem, fui ao mercado comprar algumas coisas. Anotei uma lista com itens como ovos, leite, pão, maçãs e alface. Mas, como estava com pressa na hora de sair, esqueci a lista em casa. Só percebi quando já estava no mercado, então não dava para voltar e pegá-la. Tentei lembrar o que tinha escrito, mas não consegui recordar tudo. Isso me irritou bastante, mas não havia o que fazer além de tentar ao menos lembrar o máximo possível. Agora entendo por que muita gente prefere fazer listas no celular em vez de usar um bloquinho. Felizmente, consegui comprar quase tudo o que queria. Quando cheguei em casa, conferi a lista e vi que a única coisa que esqueci foi granola.
Transcrição e Tradução
Yesterday, I went to the market to pick up some groceries. I wrote down a list of things I wanted to get, including items like eggs, milk, bread, apples, and lettuce. But I was in a rush when I was leaving so I forgot my list at home. I didn’t realize until I already got to the market so I wasn’t able to go back home to pick it up. I tried to remember what was on my list but I couldn’t remember everything. This really bothered me but there was nothing I could do but try my best to recall what I wrote down. I understand now why people often make digital lists on their phones instead of using a notepad. But thankfully, I was still able to purchase most of the things I wanted. When I arrived home, I checked my list and saw the only thing I forgot was granola.
Ontem, fui ao mercado comprar algumas coisas. Anotei uma lista com itens como ovos, leite, pão, maçãs e alface. Mas, como estava com pressa na hora de sair, esqueci a lista em casa. Só percebi quando já estava no mercado, então não dava para voltar e pegá-la. Tentei lembrar o que tinha escrito, mas não consegui recordar tudo. Isso me irritou bastante, mas não havia o que fazer além de tentar ao menos lembrar o máximo possível. Agora entendo por que muita gente prefere fazer listas no celular em vez de usar um bloquinho. Felizmente, consegui comprar quase tudo o que queria. Quando cheguei em casa, conferi a lista e vi que a única coisa que esqueci foi granola.
Atividades:
2) Principais Estruturas Gramaticais
Simple Past
Estrutura: Subject + verb (past form) Exemplos do texto:
- “I went to the market”
- “I wrote down a list”
- “I forgot my list”
- “I tried to remember” Uso: Descreve ações completas no passado, muito comum em narrativas.
Past Continuous
Estrutura: was/were + verb-ing Exemplo do texto: “I was in a rush when I was leaving” Uso: Indica ação em progresso em momento específico no passado.
Be able to (Ser capaz de)
Estrutura: was/were (not) able to + infinitive Exemplos do texto:
- “I wasn’t able to go back home”
- “I was still able to purchase” Uso: Expressa capacidade ou incapacidade no passado (similar a “could”).
Until (Até que)
Estrutura: didn’t + verb + until + clause Exemplo do texto: “I didn’t realize until I already got to the market” Uso: Indica o momento em que algo aconteceu ou foi percebido.
There was/were
Estrutura: There + was/were + noun Exemplo do texto: “there was nothing I could do” Uso: Expressa existência no passado.
Modal Could
Estrutura: could/couldn’t + base verb Exemplos do texto:
- “I couldn’t remember everything”
- “nothing I could do” Uso: Expressa capacidade ou possibilidade no passado.
3) Vocabulário Principal
Lista de Compras
- groceries = compras de supermercado
- eggs = ovos
- milk = leite
- bread = pão
- apples = maçãs
- lettuce = alface
- granola = granola
Verbos de Ação – Passado
- went = foi
- wrote down = anotou
- forgot = esqueceu
- realize = perceber
- got to = chegou a
- tried = tentou
- remember = lembrar
- bothered = incomodou
- recall = recordar
- purchase = comprar
- arrived = chegou
- checked = verificou
Expressões e Colocações
- pick up = pegar/comprar
- in a rush = com pressa
- go back = voltar
- try my best = tentar o meu melhor
- write down = anotar
- digital lists = listas digitais
Conectivos e Marcadores
- but = mas
- so = então/portanto
- when = quando
- until = até que
- including = incluindo
- instead of = em vez de
- thankfully = felizmente
- still = ainda
Expressões de Tempo
- yesterday = ontem
- already = já
- often = frequentemente
- when I arrived = quando cheguei
4) Pronúncia
- groceries [ˈɡroʊsəriz] – “GRÔU-se-riz” (Três sílabas, acento na primeira)
- purchase [ˈpɜːrtʃəs] – “PÂR-tches” (Som de “tch” no meio)
- realize [ˈriːəlaɪz] – “RÍ-a-laiz” (Três sílabas, “z” no final)
- bothered [ˈbɒðərd] – “BÓ-dherd” (Som de “th” suave)
- granola [ɡrəˈnoʊlə] – “gra-NÔU-la” (Acento na segunda sílaba)
5) Answer Key
Gabarito Consolidado:
- B
- B
- C
- B
- C
6) Extension Activity
Speaking/Writing Activity: “My Shopping Disaster Story”
Objetivo: Praticar narrativas no passado simples e vocabulário relacionado a compras e problemas cotidianos.
Instruções:
- Preparation (5 minutos): Pense em uma experiência de compras que não saiu como planejado. Considere:
- Where did it happen?
- What went wrong?
- How did you feel?
- How did you solve the problem?
- What did you learn?
- Pair Work – Storytelling (15 minutos): Em pares, conte sua história usando:
- Simple past para a narrativa principal
- Past continuous para ações em progresso
- Sequencing words (first, then, after that, finally)
- Emotion vocabulary
- What were you trying to buy?
- Why couldn’t you get what you wanted?
- How did you handle the situation?
- Writing (15 minutos): Escreva sua história (100-120 palavras) seguindo a estrutura:
- Setting: When and where
- Problem: What went wrong
- Attempts: What you tried to do
- Resolution: How it ended
- Lesson: What you learned
Modelo de início: “Last [time], I went to [place] to buy… I was in a rush because… When I got there, I realized that… I tried to… but I couldn’t… In the end…”
Estruturas úteis:
- I was trying to… when…
- I couldn’t… because…
- I wasn’t able to…
- I should have…
- Next time I will…
Vocabulário extra para a atividade:
- shopping cart = carrinho de compras
- checkout = caixa
- receipt = recibo
- sold out = esgotado
- forgot my wallet = esqueci minha carteira
- wrong size = tamanho errado
- expired = vencido
- mix-up = confusão
- lesson learned = lição aprendida
Descubra a seleção dos melhores cursos de inglês online que realmente funcionam para brasileiros. Compare os métodos, preços e benefícios de cada um.
Ver os Cursos de Inglês Online