Notícias Em Inglês – Por Onde Começar? – 7 Sites Que Você Não Conhecia E Vão Te Ajudar!

Não é incomum ver professores e escolas falando sobre a importância de compreender o que se é falado em jornais. Alunos lutam tentando decifrar o que leem (ou tentam), principalmente aqueles que estão aprendendo por conta própria. Se até em português às vezes não temos certeza sobre o que uma palavra ou outra significa, imagine em inglês?

            O que acontece na maioria das vezes é que vamos direto aos grandes jornais, selecionamos a primeira matéria (quando muito, selecionamos algo que temos interesse) e começamos a ler um artigo sem preparação prévia. Quando terminamos a leitura, se terminamos, simplesmente guardamos aquelas informações e seguimos nossa vida. Não que isso seja errado! Mas existem outras maneiras de fazer com que essa leitura seja mais ativa e que você de fato absorva o que lê.

            Além de mudar a técnica de estudo, também é importante ter acesso a materiais que disponham de ferramentas que irão te ajudar nessa jornada. Pensando nisso, fizemos uma lista com os melhores jornais para quem quer aprender inglês!

7 Melhores Sites de Notícias em Inglês

Teaching Kids News

            Não vá achando que o assunto aqui é só desenho animado e ídolo teen. O Teaching Kids News possui uma proposta muito interessante e além do que se imaginaria.

Joyce Grant, jornalista freelancer e escritora, se juntou ao professor de seu filho em 2009 a fim de criar algo novo para as crianças de sua classe. Uma vez por semana, por 30 minutos, Grant visitava os alunos para conversar sobre o que estava acontecendo no mundo, trazendo as mais diversas notícias. Depois de certo tempo, as crianças estavam preparadas para conversar sobre o meio ambiente, o G20 e outros assuntos que pareciam complexos demais para elas.

Com o sucesso da apresentação semanal, a jornalista decidiu realizar o sonho do seu filho e criar um site de notícias para crianças, assim muitas outras crianças poderiam ter acesso à informação.

Oportunidade: Quer aprender inglês rápido? Veja o ranking dos melhores cursos de inglês online – Clique Aqui

E é aqui que você estudante de inglês entra na história! O site traz, em linguagem simples e parágrafos curtos, notícias sobre esportes, artes, política e outros. Definitivamente o site perfeito para quem não quer passar alguns minutos lendo livros infantis, mas lendo sobre coisas que de fato acontecem ao nosso redor e ao mesmo tempo aprender um novo idioma.

Kids News

            O site australiano Kids News conta com o apoio da News Corp Australia, dona de diversos jornais no país, para produzir matérias direcionadas ao público infantil e que sem dúvidas pode melhorar (e muito!) seu inglês.

As matérias aqui são divididas em duas principais categorias (“news” e “sport”) e outras 17 subcategorias. Dentre elas, assuntos como tecnologia, meio ambiente, saúde e até uma subcategoria para explicar fatos e dúvidas que possam vir a mente de qualquer criança, e até mesmo na de um adulto, no decorrer do dia, como por exemplo, o que faz os nossos olhos terem cores diferentes ou o porquê de termos o dia 1 de abril especialmente para pregar pegadinhas uns nos outros.

Além disso, o Kids News separa as matérias em três níveis de leitura. São eles: Green (verde), Orange (laranja) e Red (vermelho), respectivamente do mais fácil ao mais difícil. O site fornece a opção de ouvir as matérias e também conta com um glossário, caso você não tenha entendido alguma palavra.

Como se todas as ferramentas anteriores já não fossem boas o bastante, o site ainda conta com quizzes no final das matérias, ou seja, você pode checar o quanto você entendeu do que leu. Mas não só isso. O Kids News prepara atividades para serem feitas no final de cada matéria e, apesar de serem voltadas as crianças, podem te ajudar a praticar o writing e consolidar ainda mais o conhecimento adquirido durante a leitura.

 Com certeza um site que vale a pena visitar!

Breaking News English

            Criado pelo britânico Sean Banville, o Breaking News English foca no aprendizado de inglês através de jornais, se diferenciando um pouco dos sites anteriores, que tem como objetivo principal tornar jornais mais fáceis de entender e atrativos a crianças.

            O site possui matérias divididas em 7 níveis, do básico ao intermediário e o interessante aqui é que você pode encontrar a mesma matéria em diferentes níveis. Importante dizer que esses níveis podem ser divididos em dois grupos: um focado em iniciantes (1 ao 3) e outro para quem possui inglês intermediário ou avançado (4 ao 7), sendo os níveis 3 e 7 os mais difíceis dentro dos seus grupos. Assim, você encontra textos mais precisos em relação ao seu nivel de ingles.

            É possível realizar atividades ao final da leitura, já que o site as disponibiliza para quem quiser aprender mais ou usar em aula, no caso de professores. As atividades são disponibilizadas no site e em pdf e publicadas a cada dois dias. Também é possível testar seus conhecimentos através dos quizzes e testar seu listening e speaking através dos áudios disponíveis no site, que podem ser ouvidos em diferentes velocidades.

            Apesar de oferecer diversas ferramentas, o site nao e tao agradavel visualmente quanto outros, mas com certeza cumpre muito bem seu papel de tornar o caminho até o inglês mais fácil e tranquilo.

Voice of America (VOA)  Learning English

            Aqui além da proposta ser a de ensinar inglês, também é fazer isso de maneira dinâmica e multimídia. O Voice of America possui em seu site muito mais do que apenas notícias escritas e é excelente para todos que querem aperfeiçoar o inglês.

            Financiado pelo Governo Federal dos EUA, o VOA por si só é um site normal de notícias como qualquer outro. Porém, anos atrás iniciou o VOA Learning English, que como o nome já diz é especial para aqueles que pretendem expandir seus conhecimentos do idioma e ao mesmo tempo saber o que está acontecendo no mundo.

            Os níveis são divididos em três: iniciante, intermediário e avançado e cada um deles tem uma proposta diferente.

O primeiro deles tem como objetivo introduzir alguns conceitos básicos do idioma antes de começar com as notícias. Tambem oferece o programa “Ask a Teacher”, onde você pode ter sua pergunta respondida por um professor, e o “News Words”, que são vídeos curtos explicando palavras usadas em textos jornalísticos.

Já no nível intermediário, as notícias começam! São divididas em Health and Lifestyle (saúde e estilo de vida), Science and Technology (ciência e tecnologia) e Arts and Culture (artes e cultura). Além disso, também possui programas de audio e video voltados a pessoas desse nível, contendo o vocabulário apropriado, como English in A Minute, English @ the Movies, Everyday Grammar TV e Learning English TV.

            Por fim, o nível avançado e como o VOA nao esta para brincadeira, separou essa parte do site para trazer o programa American Stories, que apresenta literatura clássica aos estudantes da língua. Claro que você não ficaria desamparado nesse momento difícil, então o site disponibiliza quizzes, glossários e vídeos que contam a mesma história, exatamente como ela está escrita para que você possa acompanhar enquanto lê. Também é possível aprender expressões do inglês com o programa Words and Their Stories, estudar gramática com o Everyday Grammar, entre outros programas que também são oferecidos aos leitores deste nível.

            Sem dúvidas colabora, e muito, na aprendizagem. Talvez um dos melhores sites para dar o primeiro passo antes de começar a ler um jornal tradicional.

News in Levels

            Um pouco mais direto ao ponto, o News in Levels traz notícias que podem ser lidas em três níveis diferentes (1, 2 e 3), é possível ler a mesma matéria em diferentes níveis, e no final de cada matéria você encontra um vídeo com o áudio do texto sendo lido. Além disso, o News in Levels possui algumas abas como “Grammar” ou “Learn” que te direcionam a outros sites que contém atividades que você pode usar nos seus estudos.

            O design do site é bem fácil de entender apesar de não ser um dos mais bonitos. No quesito “idioma”, o News in Levels traz o necessário para que qualquer um que queira consiga dar um passo a mais no inglês.

The Times in Plain English

            Sem filiação alguma ao The New York Times, o site The Times in Plain English é comandado por Arthur Schiff e traz, como o nome diz, noticias em um inglês simples.

            As matérias são baseadas em textos já existentes, porém o vocabulário e estrutura do texto são alterados para tornar a leitura mais fácil e fluida ao leitor. Além disso, também são separadas em alguns grupos como “Health & Education” (Saúde e Educação) ou “Money & Work” (Dinheiro e Trabalho).

            Logo ao acessar o Times in Plain English, é possível perceber a simplicidade dele. E justamente por isso que recomendamos o site para aqueles que já estão em um nível intermediário ou mais de ingles, ja que ele não conta com nenhum programa extra, recursos audiovisuais ou tarefas a serem realizadas. Mais uma das opções de site para checar antes de começar a entrar de fato nos sites de jornais maiores.

The New York Times – The Learning Network

            Ok, você provavelmente já ouviu falar e conhece esse aqui. O que poucas pessoas sabem é que o The New York Times possui uma parte do seu site dedicada àqueles que ensinam e aprendem inglês chamada The Learning Network.

            O The Learning Network além de trazer notícias, também traz um planejamento de atividade. Nem todos esses planejamentos são focados no idioma, geralmente eles trabalham o conteúdo informado. A prática desses exercícios, ajuda o leitor a consolidar o entendimento que adquiriu no decorrer do texto,

            O site é gratuito, porém possui algumas restrições para não assinantes. As atividades planejadas por exemplo, são limitadas a cinco ao mês para quem opta por seguir utilizando o site gratuitamente.

            Os assuntos e vocabulários geralmente são voltados a estudantes do ensino fundamental e médio.

Como tirar proveito ao máximo?

            Sim, os sites são incríveis e possuem recursos maravilhosos, mas de nada adianta se não fizermos nossa parte, certo?

            Além de utilizar todas as ferramentas de cada site, você também pode usar algumas técnicas simples que podem acelerar o aprendizado:

  • Leia o artigo em alto e bom tom: você treina sua pronúncia e identifica os termos que têm mais dificuldade de falar. Além disso, você torna palavras que antes não conhecia em algo mais natural de ser falado, fazendo com que você se lembre delas com mais facilidade no seu dia-a-dia;
  • Ao final de cada parágrafo, faça uma pausa e pergunte-se o que você acabou de ler. Isso garante que você não simplesmente passe os olhos pelas palavras, mas que de fato leia e absorva a informação;
  • Procure materiais que te interessem! A leitura se torna mais fácil e, o mais importante, o vocabulário usado pode ser usado ou pelo menos relembrado por você no decorrer do dia. Se você gosta de ciência, por exemplo, ou trabalha com isso, pode aplicar as palavras que aprendeu durante a leitura na sua rotina.

Às vezes podemos nos enganar e achar que estamos lendo quando na verdade estamos apenas olhando para uma tela de computador, celular ou um livro e pensando em mil outras coisas. Por isso, sempre faça com que a leitura seja o mais ativa possível e os resultados certamente serão consequência disso.


Não Fique de Fora:

E, se você está procurando algo definitivo, do básico a fluência, e nada que você já tentou deu certo. Veja se você já não viu essas opções que já ajudaram mais de 1300 pessoas a aprender inglês fluente. Clique no botão abaixo para ver:


redes sociais:

Recomendados para você:

    Mario Anaya
    Últimos posts por Mario Anaya (exibir todos)
    Se inscreva
    Me notifique

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    0 Comentários
    Comentários em linha
    Exibir todos os comentários