Por que o Método Pimsleur é ao mesmo tempo tão elogiado e tão criticado?
Você já vai entender…
O método criado pelo Dr. Paul Pimsleur em 1960 é ainda hoje uma forma inovadora de aprendizado por utilizar somente a sua audição para aprender idiomas.
Ele ainda é um dos métodos mais vendidos de aprendizado de línguas, e por isso resolvi fazer essa análise completa, por ter utilizado também esse método para aprender inglês quando estava iniciando com esse objetivo.
Oportunidade: Quer aprender inglês rápido? Veja o ranking dos melhores cursos de inglês online – Clique Aqui
Se desejar poderá fazer uma aula gratuita, escolha o país e depois escolha “English for Portuguese Speakers”
Para acessar basta clicar aqui.
Sobre O Método
O curso é totalmente em áudio, onde um professor ficará conversando no ouvido do estudante e o colocando em situações imaginárias com as quais você terá que lidar e que simulam situações do cotidiano.

Eu ainda hoje lembro que ele me colocava em uma situação de conversar com uma garota sentado em um banco e se apresentar e falar de uma conversa cotidiana.
Era muito interessante.
E o método busca te ensinar com base em teorias científicas de aprendizado as quais eu sempre defendo muito aqui no blog.
Abaixo as teorias.
As teorias de aprendizado nas quais o método é baseado.
O método utiliza quatro conceitos de aprendizado de línguas.
Princípio da Antecipação
A maioria dos métodos de ensino se baseia somente em repetição e repetição. De forma simples o Pimsleur faz com que o estudante tenha que pensar na resposta e responder sendo corrigido logo em seguida, assim como um pai e uma mãe ensinam uma criança.
Ele consegue isso fazendo com que você escute um diálogo, e o faz entender o diálogo para depois encarar uma situação similar em que ele faz uma pergunta e você deduz a resposta com base no que aprendeu anteriormente.
Estratégia de Memorização Espaçada
Baseada na curva do esquecimento, o professor procura repetir o que você aprendeu ao longo das aulas, isso faz com que o aprendizado entre na sua memória de longo prazo.
Porque tudo o que você aprende e não revisa está condenado ao esquecimento. Em teoria, se revisar antes desses esquecimentos, você retém para sempre em sua memória. Aliás, por curiosidade, esses esquecimentos respeitam o tempo:
- 5 segundos, 25 segundos, 2 minutos, 10 minutos, 1 hora, 5 horas, 1 dia, 5 dias, 25 dias, 4 meses, 2 anos.
Esse é o intervalo, ou seja, apesar de no início a revisão ser frequente, quanto mais revisar, mais tempo precisa ficar sem revisar.
Método de Compreensão Não Ordenada
O método não se baseia em ensinar a gramática diretamente (com fórmulas), e sim meio na prática e na dedução, que vem por meio do uso da linguagem, assim, você entenderá a gramática de forma indireta como uma criança que sabe falar a língua mas ainda não detém totalmente o aprendizado de gramática.
Vocabulário Necessário
Toda a língua tem palavras principais, ou seja, mais usadas. O método utiliza essas palavras principais para construir uma base vocabular necessária para alcançar o nível que o curso se propõe a ensinar.
Veredito
O curso tem uma duração-aula de apenas 30 minutos por dia, e você pode executar enquanto está dirigindo, ou mesmo lavando a louça, ou seja, é uma vantagem que deve se considerar, e, mesmo assim, se você quiser se concentrar integralmente 30 minutos, é bem razoável para levar o aprendizado de inglês a sério.
O método é cientificamente baseado e funciona principalmente se você é uma pessoa mais auditiva.
Por que há tanta variação entre as avaliações negativas e positivas?
Se você tem o intermediário, você não irá gostar, porque é voltado para completos iniciantes para adquirirem o básico de conversação e audição.
Muitas reclamações que encontrei foi simplesmente por causa disso: não é chato o sistema, é que a maioria dos estudantes já têm essa noção de “perguntar o nome e idade”. O Pimsleur vai ser considerado muito básico para essas pessoas, e quem sabe desse software geralmente já tem uma noção básica de inglês.
Por outro lado, se você for iniciante vai funcionar muito, mas é necessário que essa não seja o única forma de aprendizado do idioma.
Não Fique de Fora:
E, se você está procurando algo definitivo, do básico a fluência, e nada que você já tentou deu certo. Veja se você já não viu essas opções que já ajudaram mais de 1300 pessoas a aprender inglês fluente. Clique no botão abaixo para ver:
redes sociais:
Recomendados para você:
- Curso de Inglês em Toledo – PR - 15 de março de 2022
- Curso de Inglês em Tomé-Açu – PA - 15 de março de 2022
- Curso de Inglês em Torres – RS - 15 de março de 2022