Método Pimsleur É Bom? [Análise Completa]

Por que o Método Pimsleur é ao mesmo tempo tão elogiado e tão criticado?

Você já vai entender…

O método criado pelo Dr. Paul Pimsleur em 1960 é ainda hoje uma forma inovadora de aprendizado por utilizar somente a sua audição para aprender idiomas.

Ele ainda é um dos métodos mais vendidos de aprendizado de línguas, e por isso resolvi fazer essa análise completa,  por ter utilizado também esse método para aprender inglês quando estava iniciando com esse objetivo.


Se desejar poderá fazer uma aula gratuita, escolha o país e depois escolha “English for Portuguese Speakers”

Para acessar basta clicar aqui.

Sobre O Método

O curso é totalmente em áudio, onde um professor ficará conversando no ouvido do estudante e o colocando em situações imaginárias com as quais você terá que lidar e que simulam situações do cotidiano.

Eu ainda hoje lembro que ele me colocava em uma situação de conversar com uma garota  sentado em um banco e se apresentar e falar de uma conversa cotidiana.

Era muito interessante.

E o método busca te ensinar com base em teorias científicas de aprendizado as quais eu sempre defendo muito aqui no blog.

Abaixo as teorias.

As teorias de aprendizado nas quais o método é baseado.

O método utiliza quatro conceitos de aprendizado de línguas.

Princípio da Antecipação

A maioria dos métodos de ensino se baseia somente em repetição e repetição. De forma simples o Pimsleur faz com que o estudante tenha que pensar na resposta e responder sendo corrigido logo em seguida, assim como um pai e uma mãe ensinam uma criança.

Ele consegue isso fazendo com que você escute um diálogo, e o faz entender o diálogo para depois encarar uma situação similar em que ele faz uma pergunta e você deduz a resposta com base no que aprendeu anteriormente.

Estratégia de Memorização Espaçada

Baseada na curva do esquecimento, o professor procura repetir o que você aprendeu ao longo das aulas, isso faz com que o aprendizado entre na sua memória de longo prazo.

Porque tudo o que você aprende e não revisa está condenado ao esquecimento. Em teoria, se revisar antes desses esquecimentos, você retém para sempre em sua memória. Aliás,  por curiosidade, esses esquecimentos respeitam o tempo:

  • 5 segundos, 25 segundos, 2 minutos, 10 minutos, 1 hora, 5 horas, 1 dia, 5 dias, 25 dias, 4 meses, 2 anos.

Esse é o intervalo, ou seja, apesar de no início  a revisão ser frequente, quanto mais revisar, mais tempo precisa ficar sem revisar.

Método de Compreensão Não Ordenada

O método não se baseia em ensinar a gramática diretamente (com fórmulas), e sim meio na prática e na dedução, que vem por meio do uso da linguagem, assim, você entenderá a gramática de forma indireta como uma criança que sabe falar a língua mas ainda não detém totalmente o aprendizado de gramática.

Vocabulário Necessário

Toda a língua tem palavras principais, ou seja, mais usadas. O método utiliza essas palavras principais para construir uma base vocabular necessária para alcançar o nível que o curso se propõe a ensinar.

Veredito

O curso tem uma duração-aula de apenas 30 minutos por dia, e você pode executar enquanto está dirigindo, ou mesmo lavando a louça, ou seja, é uma vantagem que deve se considerar, e, mesmo assim, se você quiser se concentrar integralmente 30 minutos, é bem razoável para levar o aprendizado de inglês a sério.

O método é cientificamente baseado e funciona principalmente se você é uma pessoa mais auditiva.

Por que há tanta variação entre as avaliações negativas e positivas?

Se você tem o intermediário, você não irá gostar, porque é voltado para completos iniciantes para adquirirem o básico de conversação e audição.

Muitas reclamações que encontrei foi simplesmente por causa disso: não é chato o sistema, é que a maioria dos estudantes já têm essa noção de “perguntar o nome e idade”. O Pimsleur vai ser considerado muito básico para essas pessoas, e quem sabe desse software geralmente já tem uma noção básica de inglês.

Por outro lado, se você for iniciante vai funcionar muito, mas é necessário que essa não seja o única forma de aprendizado do idioma.


Download Gratuito

Cronograma Autodidata Para Aprender Inglês Básico Em 34 Dias

Baixe agora clicando no botão abaixo
DOWNLOAD NOW

3 comentários em “Método Pimsleur É Bom? [Análise Completa]”

  1. Utilizei o método para aprender espanhol para viajar, nunca havia tido contato com o idioma e achei muito proveitoso, mas realmente ele começa bem do básico mais básico MESMO. Acho realmente válido pra quem vai começar do zero. Fiz o primeiro módulo e me virei bem em Argentina e Chile.

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Download Gratuito

Cronograma Autodidata Para Aprender Inglês Básico Em 34 Dias

Baixe agora clicando no botão abaixo
DOWNLOAD NOW
close-link
(Grátis) Baixe o E-book Inglês em 34 Dias - Cronograma Autodidata
Baixar Ebook
close-image