Descubra os 25 melhores canais do YouTube para aprender Inglês

            Hoje em dia, o YouTube é um dos sites mais acessados em todo o mundo e, com certeza, um favorito entre os estudantes autodidatas. A plataforma de vídeos fornece uma rede ampla dos chamados “canais”, em que todos podem contribuir, inclusive escolas, professores e instituições voltadas para o ensino e o aprendizado de inglês.

Contudo, pode ser um pouco confuso o processo de encontrar bons canais para estudar, ou pode ser que a pesquisa pelos melhores canais tome muito do seu tempo de estudos. Pensando nisso, reunimos neste artigo os 25 canais do YouTube que consideramos ser o melhor padrão para aprender inglês dentro da plataforma. Vamos lá?

1. BBC Learning English – YouTube

            A British Broadcasting Corporation (BBC) é uma corporação pública de rádio e televisão do Reino Unido fundada em 1922 que é reconhecida internacionalmente por sua excelência e alcance. Um dos canais do YouTube da BBC é o “Learning English”, onde são compartilhadas dicas de gramática, teatro, notícias, estudos, pronúncia, vocabulário, música, entrevistas e vídeos de celebridades, sempre no intuito de auxiliar os estudos de inglês. Um grande diferencial deste canal é a programação dividida pelos dias da semana:

            Segunda-feira é dia de exam skills: dicas para estudar e se preparar para provas e exames. Terça-feira, news review: análise de noticiário para compreender a linguagem usada para explicar uma notícia. Quarta-feira, foco nas pronúncias com exemplos de noticiários e “lingo hack”, ou seja, análise de vocabulário específico de boletins recentes. Quinta-feira é reservada para dicas para professores e sexta-feira é quando são respondidas perguntas frequentes de estudantes. Além desta programação repleta de informação, o canal também incentiva o público a deixar comentários em inglês nos vídeos.

2. Cambridge Dictionary – YouTube

A Universidade de Cambridge é uma tradicional instituição de ensino superior pública que localiza-se na cidade de Cambridge. É a segunda universidade mais antiga ainda em funcionamento do país, fundada no ano de 1209. A presença da Universidade online é notável em relação a instituições similares, destacando-se, por exemplo, o canal Cambridge Dictionary.

Aqui, os vídeos explicam de forma didática as melhores formas de utilizar o dicionário online e focam bastante na explicação da pronúncia de palavras difíceis.

3. Learn English with Cambridge – YouTube

Learn English with Cambridge é a plataforma para vídeos pensados especificamente para auxiliar estudantes de inglês e professores buscando novas lições. Os professores que participam dos vídeos são excelentes profissionais internacionais e o canal está repleto de encenações que facilitam a compreensão de situações do cotidiano.

No canal, os vídeos são separados por seções como gramática, vocabulário, ou preparação para o exame IELTS, e são lançados novos conteúdos semanalmente.

4. Speak English With Tiffani – YouTube

            Este é o canal de uma professora de inglês natural dos Estados Unidos, ela se chama Tiffani e já ensinou milhares de pessoas desde 2009.

            Ela tem como principal foco no canal auxiliar os estudantes a falar com mais confiança. Seu público-alvo é quem já estuda o idioma há um tempo mas ainda não consegue de fato falar. Deste explicações de gírias até dicas de como começar a pensar em inglês, Tiffani traz sugestões super específicas e úteis. Ela adiciona novos vídeos todas as semanas.

5. English in Brazil by Carina Fragozo – YouTube

            Este canal é desenvolvido especialmente aos brasileiros, pela professora também brasileira Carina Fragozo, que ensina inglês há mais de 15 anos. Ela é autora do best seller Sou Péssimo em Inglês, onde analisa as principais dificuldades dos brasileiros com o idioma inglês e apresenta algumas dicas para contornar estes problemas.

            Seu canal do YouTube contém conteúdos gerais de pronúncia, gramática, vocabulário, dicas de estudos, fatos sobre cultura, entre outros. Uma das coisas mais legais deste canal são os bate-papos com convidados a respeito de tais assuntos.

 

6. Cintya Sabino – YouTube

            Outra professora brasileira criando conteúdo de qualidade no site é Cintya Sabino, que compartilha bastante sobre a própria jornada de aprendizado e propõe quadros super criativos como “Entendendo a Música em Inglês”, em que analisa as letras e significados de músicas pop em vídeos de 10 a 15 minutos geralmente, ou “De Frente com os Gringos”, uma série de 10 vídeos em que Cintya convida americanos e eles compartilham diversas experiências em uma Universidade estadunidense.

7. Learn with Business English Pod – YouTube

Se você já está avançado nos estudos de inglês, e precisa aprender vocabulário específico de negócios, este é o canal ideal para você. Aqui, uma grande seleção de assuntos sobre negócios são exploradas através de linguagem focada em utilidade e eficácia. Várias situações diferentes são imaginadas e abordadas pela perspectiva do diálogo profissional. Os pontos fortes do canal são conversação e vocabulário.   

8. To Fluency – YouTube

            Este é o canal de um professor chamado Jack que foca em expressão e compreensão oral (speaking e listening) para quem está buscando sair do nível intermediário e finalmente alcançar o C1 e além.

            Um ponto alto do canal são os exemplos de conversas da vida real em nível avançado de inglês. Jack convida a amiga Kate para explorar tópicos super específicos dentro de assuntos variados como esportes, perguntas comuns entre amigos, e muito mais.

9. Speak English With Vanessa – YouTube

            A professora Vanessa posta consistentemente todas as sexta-feiras e seu conteúdo é organizado dentro de uma divisão entre gramática, compreensão oral e expressão oral. Suas aulas abrangem diversos temas e níveis e são de altíssima qualidade.

10. Learn English With TV Series – YouTube

            Este canal ensina inglês a partir de trechos de séries televisivas, filmes e programas de entrevistas. Ele promete auxiliar na compreensão do inglês nativo “sem se perder, sem ficar sem entender as piadas, e sem legendas.”

            Os exemplos reais são muito bem selecionados e há uma variedade enorme do conteúdo, que é postado todas as quartas e sábados. Você provavelmente encontrará algum vídeo que utiliza sua série ou filme favorito como exemplo em um entre as centenas de vídeos do canal.

            Outro fato interessante é que eles também oferecem gratuitamente a transição das cenas em lições em PDF, contendo explicações de vocabulário, pronúncia, gramática e pontos culturais.

11. Learn English with EnglishClass101.com – YouTube

            Este é um dos canais no YouTube de aprendizado e ensino de inglês com o catálogo mais completo, com quase 2 mil vídeos abrangendo todas as áreas importantes do idioma.

            Pertencente ao site do curso de inglês EnglishClass101, este canal é liderado pela simpática estadunidense Alisha, que vez ou outra recebe convidados em vídeos e eventos com transmissão ao vivo, com quem discute assuntos como objetos que fazem falta quando estamos viajando, entre outros pontos de conversação em enorme variedade.

12. English With Jennifer – YouTube

            Jennifer é uma professora comprometida com levar o público à fluência. Ela fornece tanto material gratuito quando material exclusivo para membros do canal (serviço pago). Ela compartilha séries de conteúdos super específicos, por exemplo: série de phrasal verbs mais comuns, compreender inglês falado super rápido em 20 dias, e muito mais dentro do catálogo de mais de 800 vídeos.

13. VOA Learning English – YouTube

            VOA se auto-intitula uma plataforma multimedia que serve de fonte de notícias e informação direcionada a estudantes de inglês. Assuntos diversos como saúde, estilo de vida, ciência, tecnologia, arte, cultura e muito mais são explorados em exemplos reais encontrados em canais de comunicação dos Estados Unidos e do mundo. São mais de 5 mil vídeos separados por áreas de aprendizado ou por qual é o público-alvo (estudante ou professor).

14. English Addict with Mr Duncan – YouTube

            Mr. Duncan diz ser um “viciado em inglês” e cria vídeos para quem também é apaixonado pelo idioma. Seu canal tem mais de mil vídeos, todos de curta duração e bem humorados, que ensinam especificamente o inglês britânico.

15. Voscreen – YouTube

            Este é um canal de dicas, como “filmes em inglês para seu filho assitir”, e análise de músicas, filmes e séries. Apesar de que parece ter sido descontinuado, seu conteúdo anterior é interessante pois consiste em geral em clipes de curtíssima duração, em uma enorme variedade para todos os níveis de inglês.

16. British Council | LearnEnglish Kids – YouTube

            Se você está buscando por um canal repleto de conteúdo de altíssima qualidade focado no ensino de inglês como segunda língua para crianças, este é o melhor deles. Apesar do canal do British Council Kids conter apenas 75 vídeos, são todos impressionantemente divertidos e didáticos.

17. Pronunciation with Emma – YouTube

            O nome já diz: Emma é uma professora britânica de inglês com 14 anos de experiência que criou este canal para auxiliar estudantes a alcançar a pronúncia perfeita. Um fato interessante sobre ela é que ela se tornou uma professora especialista em pronúncia britânica e dá aulas com esse foco há 9 anos.

Todas as semanas ela posta vídeos que auxiliam na melhora da compreensão oral e ensina métodos para treinar a pronúncia durante o estudo de expressão oral. São vídeos de duração que vão desde os rápidos 2 minutos até os completos e minuciosos 30 minutos.

18. EnglishCentral – YouTube

            Este é o canal do YouTube pertencente à plataforma de ensino English Central. Nesta página, eles concentram vídeos com menos de 1 minuto de duração para menções simples de vocabulário e dicas de aprendizado. Estes vídeos curtinhos são ideias para, por exemplo, relembrar um assunto que foi estudado há muito tempo!

19. Super Simple Songs

            Outro canal focado em crianças, porém desta vez com conteúdo exclusivamente voltado para música. Aqui, você encontra canções “super simples”, como diz o nome, que podem ser memorizadas e cantadas no cotidiano. Eles possuem até mesmo os próprios personagem, pois produzem conteúdo original. Equivale a uma série didática televisiva voltada para música.

20. AccurateEnglish – YouTube

            Este canal é específico para aprender a pronúncia do sotaque americano e é voltado para atores e outras pessoas que trabalham em posições em que a pronúncia do inglês precisa ser a mais neutra possível, auxiliando na redução do sotaque original do estudante. A professora à sua frente está no mercado há mais de 30 anos e promete auxiliar especialmente profissionais de Hollywood.

21. Zen English – YouTube

            O grande diferencial do Zen English é sua série de vídeos que pretende auxiliar o estudante a aprender enquanto dorme. É isso mesmo, eles utilizam métodos conhecidos em inglês como sleep learning em que o vídeo fica tocando durante a noite e implementa tendências ao aprendizado subconscientemente. Você acredita nisso? Que tal fazer um teste?

            Caso prefira os métodos tradicionais, o canal também possui conteúdo em estilos mais clássicos.

22. Kale Anders – YouTube

            O canal de Kale Anders é mais um que foge do tradicionalismo. Ele promete ensinar intuitivamente, não intelectualmente, portanto evita gramática e análises clássicas dos idiomas, preferindo basear suas aulas no que ele chama de ciência do aprendizado de idiomas, ou seja, ele fornece truques para conseguir destravar limites intuitivos e estimular a espontaneidade.

            Outro fato interessante sobre Kale Anders é que ele é um suíço poliglota que foca seu conteúdo para latinos que querem aprender inglês. Inusitado, não é mesmo?

23. Science of People – YouTube

            Não é somente de material didático que se constrói uma base sólida de conhecimento de um idioma. Este canal é um exemplo perfeito de conteúdo não-didático que pode auxiliar e muito no aprendizado do inglês. Ele foca em assuntos de relações interpessoais, sejam casuais, profissionais ou acadêmicas, ensinando formas eficazes de expressar-se com confiança em cenários sociais.

24. Learn English by Pocket Passport – YouTube

            Prefere estudar com vídeos em formato de animação, do que professores apresentando o conteúdo como uma aula? Muita gente busca em plataformas como YouTube conteúdos que se distanciem do formato da aula tradicional, afinal já conseguem este tipo do abordagem em escolas de idiomas.

            As animações do canal Pocket Passport são super simples e didáticas, compondo vídeos curtos e de fácil compreensão que explicam assuntos diversos de inglês.

 

25. AcademicEnglishHelp – YouTube

            Por último, uma dica para estudantes de cursos acadêmicos que desejam realizar um intercâmbio ou até mesmo um curso inteiro em outro país, e precisam aprender ou relembrar vocabulário e conversação específica do mundo acadêmico.

            Como as Universidades sempre pedem certificados de proficiência em inglês para aceitar a matrícula de estudantes estrangeiros, canais como este focam em conteúdo que é cobrado em testes oficiais como o IELTS.

Download Gratuito

Cronograma Autodidata Para Aprender Inglês Básico Em 34 Dias

Baixe agora clicando no botão abaixo
DOWNLOAD NOW

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Download Gratuito

Cronograma Autodidata Para Aprender Inglês Básico Em 34 Dias

Baixe agora clicando no botão abaixo
DOWNLOAD NOW
close-link
(Grátis) Baixe o E-book Inglês em 34 Dias - Cronograma Autodidata
Baixar Ebook
close-image