25 Melhores Páginas no Twitter para Aprender Inglês

O Twitter é uma das redes sociais mais populares do mundo. Isto fica evidente em pesquisas como os dados levantados de 2017 pelo site, onde foi relatado que cerca de 350 mil tweets eram postados a cada minuto – número que provavelmente cresceu desde então. 

O formato microblog da rede historicamente propunha postagens que se limitavam a 280 caracteres, contudo, o site passou a oferecer em 2023 um novo recurso de postagens com até 4000 palavras, entre outras mudanças que vem sido introduzidas desde a compra do Twitter pelo polêmico bilionário e celebridade Elon Musk. 

Apesar das recentes controvérsias relacionadas à Musk, não há indícios de que a rede social venha a se tornar menos popular, mantendo-se há mais de uma década entre as plataformas favoritas do público jovem e adulto na internet mundialmente.

Assim como já falamos sobre o Instagram ou o TikTok, no Twitter também encontramos diversas páginas com bastante conteúdo didático de idiomas, ou que proporciona um contato interessante com línguas estrangeiras, mesmo sem ser diretamente voltado ao ensino e aprendizado. 

Abaixo, estão listadas 25 contas para seguir e transformar o seu uso do Twitter em mais uma ferramenta de estudos de inglês.

  1. @dicas_de_ingles

Fabio Emerim é o professor por trás da página Dicas de Inglês no Twitter. Ele costuma compartilhar dicas de vocabulário, explicar curiosidades sobre o idioma e retuitar notícias de páginas estrangeiras. Além de seus tweets úteis e bem-humorados, quem segue Fabio na rede também fica sabendo de novidades a respeito de seus cursos e eventos.

  1. @LearnEnglish_BC

O British Council é um instituto cultural britânico de caráter público cujo objetivo é difundir o conhecimento da cultura do Reino Unido, promovendo formação na língua inglesa e atividades educativas através do departamento Learn English.

Aqui, no Twitter da Learn English British Council, encontramos material didático de altíssima qualidade para crianças e adultos em todos os níveis de domínio, e nele se destacam suas dicas de escrita de redação nos formatos adequados às provas de proficiência.

  1. @OED

OED é a sigla para Oxford English Dictionary. A imensa coleção de termos, expressões e frases célebres do dicionário de Oxford representa os últimos mil anos de desenvolvimento linguístico do idioma inglês, e auxilia na compreensão das atuais mudanças que a língua naturalmente passa.

Para quem já está em níveis mais avançados de inglês, o Twitter do OED será uma fonte de novos vocábulos, e servirá ao esclarecimento de dúvidas a respeito do uso e da pronúncia de diversos termos.

  1. @BBCLE

BBC é a sigla da British Broadcasting Corporation, uma das mais importantes instituições de rádio e televisão do mundo. Através do departamento Learning English, a BBC auxilia na difusão de material educativo gratuitamente para professores e estudantes do idioma.

Na página do Twitter da BBC Learning English, existe conteúdo de todos os tipos – com foco em gramática, escrita, compreensão, vocabulário, e muito mais.

  1. @english247

Esta página pertence ao site ESOL Courses, uma plataforma de compilação de aulas e exercícios de inglês, que pode servir tanto para professores, quanto para alunos autodidatas. Cada tweet da English 247, também chamada Free Online English Lessons, costuma conter um link para uma lição completa dentro da plataforma da ESOL Courses.

  1. @The_YUNiversity

A cômica YUNiversity é uma plataforma educacional criada por formandos em Inglês da Universidade da Califórnia em Berkeley que ensina através de memes e exemplos na cultura pop e no universo geek. Sua missão é simplificar o acesso à informação e cunhar respostas mais diretas e de fácil compreensão às perguntas frequentes de quem está aprendendo.

Além do site oficial e demais redes socias, como o Tumblr. (onde o projeto começou) e o ask.fm, a plataforma possui também um Twitter repleto de dicas gramaticais, de vocabulário, de escrita e de preparação para testes de proficiência.

  1. @CambridgeEng

A página Teaching English da renomada Universidade de Cambridge provê material didático e compartilha links para mais informações e conteúdo a respeito de preparação para testes de proficiência e maneiras de estudar sozinho, além de dicas gramaticais e de vocabulário.

  1. @MerriamWebster

Os tweets do Dicionário Merriam-Webster auxiliam estudantes de níveis avançados a dominarem vocábulos novos ou complexos. Ao contrário da maioria das contas dedicadas à ampliação de vocabulário, que preferem listar sinônimos ou explicar conceitos para quem está em níveis básicos e intermediários, aqui encontramos palavras relativamente complexas, como “adumbrate” (mencionar, esboçar, contornar) e “pyrophile” (pirófilo), entre muitas outras.

  1. @EnglishClub

A página inglesa EnglishClub.com é voltada para a compilação de lições e exercícios didáticos para quem ensina e para quem aprende inglês como segundo idioma. No Twitter, eles postam conteúdo frequentemente e em diversos formatos, abordando diferentes áreas linguísticas, em especial gramática e vocabulário, e compartilham também quizzes rápidos.

  1. @MairoVergara

O professor brasileiro Mairo Vergara é uma personalidade reconhecida na internet por suas aulas rápidas gratuitas apresentadas de forma carismática, e nesta rede social ele se concentra em explicações para estudantes de nível básico. Além de vídeos curtos com mini-aulas, no Twitter de Mairo também há diversos conselhos para estudos mais eficientes e lógicas motivacionais. Tudo que ele escreve e fala na rede é em português, mas ocasionalmente há retweets de conteúdos em inglês.

  1. @CambridgeWords

Este é o Twitter oficial do Dicionário de Cambridge, fruto do departamento de Press & Assessment da Universidade de Cambridge, instituição da Inglaterra.

Seguindo essa conta, temos conteúdo diário que varia bastante, incluindo trívias sobre a cultura inglesa, listagem de sinônimos para ampliação de vocabulário, e muito mais.

  1. @duolingo

Apesar de não postar conteúdo propriamente educacional na rede, a plataforma internacional de ensino online Duolingo tem uma reunião de retweets interessantes a respeito da cultura anglófona global, gerando aos seguidores contato com vocabulário próprio da internet.

  1. @EllaLanguage

Outra plataforma de idiomas, a Ella Language costuma tuitar no formato de lista com emojis, algo simples e super efetivo para estudantes ampliarem vocabulário e para esclarecer dúvidas frequentes.

  1. @ESL_Handouts

Para os fãs das clássicas folhas de exercício, esta página está repleta de “handouts” – como estas laudas são chamadas em inglês.

Cada tweet leva anexado uma folha contendo uma temática específica, geralmente trabalhada em dois exercícios.

  1. @ESLclassroom

O professor Bruce, natural dos Estados Unidos, possui sete anos de experiência em ensino online de inglês e costuma tuitar frases motivacionais, explicações de frases idiomáticas, fatos históricos e culturais sobre seu país, entre outros assuntos educacionais.

  1. @OrkneyLibrary

A Biblioteca Orkney, localizada nas Ilhas Órcadas, na Escócia, é uma instituição pública fundada em 1683, sendo portanto a mais antiga do país. Contudo, a fama mundial desta biblioteca hoje está atrelada ao seu bem-humorado perfil no Twitter, onde são compartilhadas muitas curiosidades e memes. Entre assuntos diversos, os estudantes encontram nos tweets da Orkney Library uma fonte de vocabulário avançado, estudos culturais sobre o Reino Unido, trívias relacionadas ao mundo da literatura e das artes, assim como informações sobre livros específicos.

  1. @langlevbrasil

Já que a rede social em questão é famosa por concentrar uma enorme quantidade de memes, é claro que não poderia faltar um Twitter que ensina inglês unicamente através de memes. Apesar de relativamente simples – a conta apenas reúne piadas diversas escritas em inglês – e nada didática, a Langlev Brasil ajuda seus seguidores a terem contato direto com a língua inglesa em sua forma cotidiana e de maneira informal, descontraída e muito engraçada.

  1. @RealEvilEnglish

A bem-humorada Real Evil English (nome que traduz-se “inglês realmente do mal”) costuma tuitar memes e explicações rápidas de expressões populares, com bastante GIFs para ilustrar os assuntos.

  1. @idiomland

Tem curiosidade ou dificuldade para compreender expressões populares unicamente faladas por anglófonos? A Idiom Land, que já foi mencionada em outros artigos do blog a respeito de páginas nas redes sociais para aprender inglês, mantém seu trabalho consistente de explicar de forma clara e sucinta o significado de frases e palavras idiomáticas, o tipo de expressão cujo sentido jamais deve ser interpretado ao pé da letra, e que pode ser que somente faça sentido em um ou poucos idiomas (como “nest egg”, “through thick and thin”, e muitas outras).

  1. @TitlesInMedia

Ideal para os fãs da sétima arte, nesta página intitulada “Favorite movie lines” (frases de filme favoritas) encontramos imagens de diversos filmes e séries originalmente em inglês, com legendas em inglês. O foco é destacar a cena em que o título do filme aparece em falas de personagens.

  1. @RupertWalshELT

Rupert Walsh é um professor de inglês da Universidade de Portsmouth, na Inglaterra. Seu conteúdo costuma centrar-se em exercícios rápidos, nos quais ele sempre destaca o nível de conhecimento necessário para acertar a pergunta, e para os quais ele também sempre compartilha a resposta em seguida.

  1. @Egrammertlps

Apesar de se auto-denominar uma conta de paródia, o conteúdo engraçado e voltado para gramática desta conta é totalmente confiável e de qualidade. Ao apostar em imagens anexadas, os tweets da E-Grammar Tips acabam livres dos limites de caracteres, ao mesmo tempo em que se mantém sucintos.

  1. @WoodwardEnglish

Woodward English é uma plataforma de conteúdo didático de inglês da Nova Zelândia que está ativa na internet desde 1997. Todos os tweets da Woodward são organizados, fáceis de compreender e apresentam grande variedade de assuntos. São quizzes, lista de vocábulos, links para aulas externas, e muito mais. Em geral, apesar de possuirem aulas para todos os níveis de conhecimento, o conteúdo no Twitter é voltado para estudantes em nível intermediário.

  1. @ACTIVEENGLISH11

Para estudantes mais avançados, é importante seguir contas que contribuam com desafios ao seu nível, e façam a diferença na busca pela fluência. Todos os tweets da ACTIVE ENGLISH são voltados para quem está indo do intermediário para o avançado, são bem descritos e contém anexas imagens com bastante texto, que tornam o conteúdo completo.

  1. @englishexperts

English Experts é um guia para brasileiros que estudam inglês online. Eles estão na rede social desde 2009 e postam dicas rápidas direcionada ao estudante em nível básico ou intermediário.

Download Gratuito

Cronograma Autodidata Para Aprender Inglês Básico Em 34 Dias

Baixe agora clicando no botão abaixo
DOWNLOAD NOW

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Download Gratuito

Cronograma Autodidata Para Aprender Inglês Básico Em 34 Dias

Baixe agora clicando no botão abaixo
DOWNLOAD NOW
close-link
(Grátis) Baixe o E-book Inglês em 34 Dias - Cronograma Autodidata
Baixar Ebook
close-image