Métodos eficazes para aprender inglês: descubra o melhor

Se você está se perguntando qual é o melhor método para aprender inglês, provavelmente, está iniciando seus estudos ou em busca de uma melhor performance no idioma. Qualquer que seja o caso, chegou ao lugar certo!

Aqui, você entenderá qual é a importância do método, aprenderá quais são as opções à sua disposição e como escolher aquele que mais atende suas necessidades.

Keep Reading!

Qual é a importância do método para aprender inglês?

Método é tudo aquilo que organiza o caminho até a realização de um objetivo, ou seja, que determina o passo a passo que você deverá seguir rumo a concretização do seu sonho de aprender inglês. 

No contexto do ensino e aprendizado de línguas, o estabelecimento de um método é importante porque dele depende sua assimilação do conteúdo e o desenvolvimento das suas capacidades como estudante.

O método será o seu plano de ação! Ele determinará a abordagem, o material e as atividades a serem realizadas durante seus estudos.

Então, vamos conhecer quais são eles?

Os métodos para aprender inglês que você precisa conhecer

Ao longo da história do ensino de línguas, diversos métodos foram criados na tentativa de aprimorar as habilidades linguísticas de quem tinha o desejo de aprender inglês ou qualquer outro idioma estrangeiro.

Veja quais são aqueles que você precisa conhecer, a seguir:

  1. Método gramática-tradução

O método gramática-tradução, como o próprio nome já diz, baseia-se no estudo da gramática e na realização de exercícios de tradução e versão de textos.

Ele tem como objetivo principal desenvolver a sua capacidade de leitura, com o auxílio de gramáticas e dicionários.

Contudo, não é mais tão utilizado. No século XIX, passou a ter sua efetividade questionada e deu lugar ao método direto.

Vantagem: Promove a leitura e o domínio da língua escrita.

Desvantagem: Muito abstrato, excluindo o estudo da língua falada na prática social.

  1. Método direto 

O método direto propõe que uma língua estrangeira seja aprendida da mesma forma que aprendemos nossa língua materna, isto é, por meio da exposição a situações reais de uso. 

Ele evita a tradução e privilegia a língua falada, vinculando o estudo das regras e vocabulário a contextos concretos e objetos. 

Esse método ultrapassa os livros e incorpora tecnologias como áudio e vídeo. 

Talvez, você já tenha se deparado com ele ou algo muito parecido nas escolas de idiomas do Brasil. 

Vantagem: Introduz a produção oral no estudo da língua.

Desvantagem: Embora tente promover a interação comunicativa, pode não conseguir simular situações reais de forma tão eficiente.

  1. Método audiolingual

O método audiolingual surgiu nos Estados Unidos, com o objetivo de fazer os alunos se comunicarem como nativos. 

Nesse método, a produção escrita cai para um segundo plano, e o diálogo se torna a forma com que você aprende as estruturas sintáticas, morfológicas e fonológicas.

Aqui, o professor se torna um modelo que você deve imitar. 

Vantagem: Incorpora recursos tecnológicos importantes ao estudo da língua.

Desvantagem: Muito baseado na repetição e memorização, oferecendo pouca contextualização do idioma.

  1. Método comunicativo

Entre todos os métodos vistos até agora, o método comunicativo é o que mais se distancia do estudo das regras prescritivas da gramática da língua.

Ele adota uma abordagem primordialmente voltada à comunicação e ao uso da língua em contexto e foca no ato de fala.

Assim, ao adotar esse método, o seu objetivo ao aprender inglês acaba por definir a direção dos seus estudos, e você coloca a língua em prática com mais frequência.

Vantagem: Aprende-se a língua em sua versão mais autêntica.

Desvantagem: Continua não facilitando o aprendizado da gramática.

Como você pode perceber, cada método possui suas particularidades, vantagens e desvantagens.

Cada novo método tentou melhorar as deficiências do seu antecessor, porém, os estudiosos nunca conseguiram chegar a um método único e definitivo.

Por isso, agora, vamos entender o que é o movimento pós-método e como ele pode ajudar nos seus estudos.

Entenda o que é o pós-método e como ele pode flexibilizar seus estudos

Depois de tantas tentativas de encontrar o método perfeito, estudiosos chegaram à conclusão de que não existe fórmula mágica. 

Então, se você estava esperando encontrar um método milagroso, infelizmente, não é isso que vai aprender aqui.

Para melhor atender às necessidades individuais dos alunos e professores, assim como oferecer um maior contexto de aprendizagem, os métodos explicados acima acabaram por dar lugar ao pós-método.

O pós-método surgiu na tentativa de abolir métodos rígidos de ensino, ou seja, surgiu com o objetivo de ensinar a língua dentro de um contexto real e dentro das vivências de cada estudante.

Assim, se você ou seu professor seguir este pensamento, seus estudos serão flexibilizados e customizados especialmente para as suas demandas, dando-lhe maior autonomia e liberdade nas escolhas das atividades a serem realizadas. 

Então, como escolher o melhor método para aprender inglês?

Verdade seja dita, como você viu, não existe receita de bolo para escolher o melhor método para aprender inglês. O jeito de resolver essa questão é decidir-se pelo método que atende as suas necessidades ou objetivos com o idioma.

Se você apenas precisa de um nível instrumental, desenvolver a capacidade de leitura e escrita se torna prioridade, e o método de gramática-tradução poderá ser suficiente. Se você deseja se comunicar oralmente, o método comunicativo pode ser a chave do seu sucesso ou você pode apostar em um método misto e flexível. 

Além disso, seus objetivos poderão mudar ao longo da sua jornada no inglês. Então, se você primeiro priorizou a fala, agora, pode estar buscando desenvolver a escrita, e vice-versa. Tenha atenção às suas metas e busque o método que mais se encaixa ao seu perfil.

Na dúvida, solicitar a opinião de um profissional da área é sempre uma boa opção. Um professor ou professora de inglês poderá oferecer dicas valiosas ou insights importantes sobre o método mais apropriado para o seu propósito.

Portanto, se você ainda não destravou seu inglês, não desista ou sinta culpa!

Isso não tem nada a ver com ter habilidades com línguas ou não, mas sim com o seu plano de ação. Provavelmente, alguns pequenos ajustes no método já serão suficientes para que você se veja evoluindo na língua. 

E aí? Gostou?

Conte para a gente qual método irá adotar!

See you!

Download Gratuito

Cronograma Autodidata Para Aprender Inglês Básico Em 34 Dias

Baixe agora clicando no botão abaixo
DOWNLOAD NOW

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Download Gratuito

Cronograma Autodidata Para Aprender Inglês Básico Em 34 Dias

Baixe agora clicando no botão abaixo
DOWNLOAD NOW
close-link
(Grátis) Baixe o E-book Inglês em 34 Dias - Cronograma Autodidata
Baixar Ebook
close-image