Keep calm significa fique calmo, mantenha a tranquilidade. Foi uma verdadeira febre que teve início por volta de 2002 e viralizou no mundo inteiro, sendo usada até hoje. Apareceu primeiro na internet, mas depois ganhou o mundo real e passou a habitas, camisetas, moletons, capas de caderno, mochilas, capas de celular, basicamente qualquer superfície onde a frase pudesse ser impressa.
Estourou primeiro em sua forma original keep cal and carry on (mantenha a calma e siga em frente). Mas depois a febre virou apenas o keep calm, e você acrescenta o que quiser depois. Quer ver alguns exemplos famosos?
– Keep calm and have a nice week (mantenha a calma e tenha uma boa semana);
– Keep calm and study english (mantenha a calma e estude inglês);
– Keep calm it’s my birthday (fique calmo é meu aniversário);
– keep calm and never stop dreaming (mantenha a calma e nunca pare de sonhar);
– keep calm and hakuna matata (fique calmo e não se preocupe – sim, esse é o significado da expressão);
– keep calm and havana oh nana (ok, essa não tem exatamente uma tradução, mas dá para entender o significado, a não ser que você não goste de música).
Mas você sabe a história por trás da famosa frase keep calm and carry on? Não se sabe ao certo de quem é a autoria, mas foi utilizada em um cartaz que fez parte de uma campanha que seria usada caso a Alemanha invadisse o Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial. Só que essa invasão nunca ocorreu e os cartazes acabaram sendo destruídos.
Em 2001, o dono de uma livraria encontro por acaso um dos cartazes dentro de uma caixa de livros antigos e o pendurou em sua loja. O sucesso foi imediato e as pessoas queriam comprar réplicas do pôster.
Outro empresário, vendo o sucesso que os pôsteres estavam fazendo, montou uma loja virtual e passou a vender diversos produtos com a ilustração, com o fundo vermelho, letra branca e o desenho da coroa da rainha da Inglaterra.
A partir daí, como eu disse, a expressão se popularizou e as pessoas passaram a trocar a parte final da frase. Sucesso mundial garantido!
Enfrentei muitas dificuldades para aprender inglês depois de adulto, mas consegui superá-las. Foi por isso que decidi criar este blog: para ensinar, compartilhar dicas e motivar você, leitor, a aprender inglês e conquistar seus sonhos. Muitos artigos são escritos por professores e entusiastas que estão aqui, mesmo que o blog leve o meu nome, pois sempre reviso tudo.