Aprender inglês ou fazer faculdade: qual escolha fazer?

A pergunta “Aprender inglês ou fazer faculdade: qual escolha fazer?” pode parecer polêmica, mas não precisa ser assim. Existe uma série de fatores que devem ser analisados antes de tomar uma decisão como essa.

Leia este artigo até o final e descubra qual escolha mais se encaixa na sua realidade.

Aqui, você entenderá quando optar por aprender inglês ou fazer faculdade e quais perguntas pode se fazer antes de se decidir.

Are you ready?

Aprender inglês ou fazer faculdade?

De início, é preciso dizer que não existe uma resposta definitiva ou absoluta para essa questão. A escolha entre aprender inglês ou fazer faculdade cabe a cada pessoa individualmente, porque depende de uma série de fatores importantes sobre sua realidade e futuro.

Idealmente, aprender inglês e fazer faculdade ao mesmo tempo seria uma ótima saída para aqueles que tem condições para tal. 

Dois estudantes encima de um livro, estudando, e uma miniatura de um desenho de faculdades. Representa o estudo.

Já se você precisa realmente optar por um ou outro, precisará fazer uma boa análise da sua atual conjuntura e dos objetivos que tem para os próximos anos. 

Para fazer essa análise, algumas perguntinhas podem ser uma mão na roda.

Vamos ver quais são elas?

Seis perguntas importantes antes de decidir aprender inglês ou fazer faculdade 

Uma boa avaliação do seu contexto e das suas prioridades futuras é essencial para escolher entre aprender inglês ou fazer faculdade. Então, não pule esta etapa do seu processo de tomada de decisão. Ela é muito importante para evitar arrependimentos.

Responda a estas seis perguntas antes de decidir aprender inglês ou fazer faculdade:

Qual é a minha situação econômica atual?

Saber qual é o estado da sua situação econômica atual e se você tem urgência em conseguir um emprego é primordial. É verdade que, na faculdade, adquirimos conhecimento especializado, mas esse nem sempre se traduz em imediata empregabilidade. Já uma competência, como saber falar inglês, poderá abrir muitas portas não só no Brasil, como no mundo. 

Tenho condições de investir em uma faculdade agora?

Esta é outra perguntinha relacionada às suas condições financeiras atuais. Uma faculdade, mesmo pública, pode representar um custo elevado. Se você ainda precisa de mais tempo para levantar esse valor, talvez, seja melhor optar pelo estudo do inglês e aproveitar as oportunidades que ele pode oferecer. Assim, no futuro, você poderá investir na sua faculdade dos sonhos sem ficar com a corda pendurada no pescoço.

Quais são meus objetivos a curto e longo prazo?

Nem todas as pessoas têm certeza do que querem fazer a curto e longo prazo. Porém, ter claridade acerca de seus objetivos é indispensável para tomar uma decisão como esta. Uma faculdade leva no mínimo quatro anos. Esse tempo condiz com as suas prioridades para esse período? Reflita e defina seus objetivos e metas o quanto antes.

Já sei qual curso escolher na faculdade?

Escolher uma graduação é uma etapa determinante da vida de todas as pessoas. Se você ainda não tem certeza do que gostaria de estudar, talvez, fosse melhor ter mais experiências, embarcar no estudo do inglês, investir em um intercâmbio ou viajar um pouco mais. Essas duas últimas opções não são tão inviáveis financeiramente, já que muitos intercâmbios em países de língua inglesa oferecem trabalhos remunerados.

Quais oportunidades terei se aprender inglês antes de entrar na faculdade?

Imagine um cenário hipotético para o seu futuro para responder a essa pergunta. Depois, analise se suas respostas estão de acordo com os objetivos que estabeleceu na terceira pergunta.

Quais oportunidades terei se entrar na faculdade antes de aprender inglês?

Novamente, imagine um cenário hipotético para o seu futuro e responda esta última pergunta. Compare sua resposta com o que disse na pergunta anterior e veja qual das duas alternativas estão mais alinhadas com o que espera para o seu futuro. 

Esta é uma decisão realmente complicada, mas espero que tenha encontrado luz depois de responder às perguntas propostas.

Aqui, você entendeu que aprender inglês ou entrar na faculdade é uma decisão individual que requer certa reflexão. 

Acesse mais conteúdos no site para ter certeza do que escolher.

See you!  

Caso você queira aprender como aprender com textos em inglês com áudio e ter acesso a mais de 160+ textos com áudios em inglês. Veja nosso curso completo autodidata.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments
Free Download

Cronograma Autodidata Para Aprender Inglês Básico Em 34 Dias

Baixe agora clicando no botão abaixo
DOWNLOAD NOW
close-link
0
Would love your thoughts, please comment.x