Explore os principais gêneros musicais em inglês

A música é uma das formas de arte mais populares e que facilita muito o aprendizado de outros idiomas. Vamos abordar um pouco do vocabulário relacionado a gêneros musicais. Mas antes vamos nos atentar para alguns termos relacionados ao universo musical:

Artist: Artista

Band: Banda

Concert: Show/Concerto

Play music: Tocar música

Genre: Gênero

Fan: Fã

Jam: Improviso

Song: canção

Importante ressaltar a diferença entre as palavras Music e Song

Music se refere à música de uma maneira geral ou a música enquanto campo de conhecimento.

Ex: I love listening to music

Eu amo ouvir música

My sister studies music.

Minha irmã estuda música.

Song se refere a uma canção específica.

Ex: I hope they play November Rain. I love that song.

Espero que eles toquem November Rain. Eu amo essa música.

É possível perceber que em português nós usamos a mesma palavra para se referir a essas ideias. Por conta disso é comum que estudantes de inglês se confundam.

Gêneros musicais são as categorias em que se dividem as músicas considerando seu estilo, instrumentos usados, ritmo e etc. Assim como os nomes próprios, boa parte dos gêneros musicais tem o mesmo nome em português. Trouxemos aqui alguns dos gêneros mais conhecidos seguidos de dicas de artistas que você pode ouvir para conhecer cada um deles.

Classical: Talvez o gênero mais antigo nessa lista. Pode ser traduzido como “clássico” ou “erudito”. Geralmente conta com orquestra sinfônica dotada de classes de instrumentos como: cordas, madeiras, metais, percussão, teclas e etc.

Ouça: Ludwig Van Beethoveen/Mozart/Tchaikovski

Country: Criado nas áreas rurais do sul dos EUA, é bem similar ao nosso sertanejo (especialmente o sertanejo dos anos 90). Conta com baladas quase sempre acompanhadas por instrumentos de cordas como banjo e violão.

Ouça: Johnny Cash e Dolly Parton

Blues: O Blues tem origens africanas e se estabeleceu no sul dos EUA através dos trabalhadores escravizados que costumavam cantar para embalar suas jornadas nos campos de algodão. Blue/Azul é a cor que representa a tristeza, daí surgiu a expressão “let’s sing our blues”/vamos cantar nossas tristezas.

Ouça: Robert Johnson/Muddy Waters

Rock: Surgido nos EUA no final dos anos 40 com raiz em estilos como country e blues. Com seu instrumento mais comum sendo a guitarra, ganhou muita popularidade influenciando moda e estilo de vida. O termo rock and roll veio da expressão rock and rolling que pode ser traduzida como “balançar e rolar”. Essa expressão podia significar “fazer sexo” ou “dançar”.

Ouça: Chucky Berry. The Beatles, Led Zeppelin

Pop: Pop é uma abreviação de popular music ou música popular. Se trata de uma mistura de diversos gêneros que são considerados famosos ou comuns em um determinado período.

Ouça: Lady Gaga, Dua Lipa

Rap: Rap vem da abreviação da expressão Rythm and Poetry/Ritmo e Poesia. Surgiu nos EUA no final dos anos 70 com Djs que sampleavam trechos de músicas para que os MCs criassem suas rimas.

Ouça: Tupac, Notorious B.I.G, Kendrick Lamar

R&B: Abreviação para Rhytm and Blues tem origem na cultura Afro-americana. Expressão usada para definir estilos que vieram do blues, soul e gospel. Atualmente este termo também designa influências de soul, funk e hip hop na música pop.

Ouça: Marvin Gaye e Bruno Mars

Ritmos regionais como samba, funk, tango, forró, bossa nova e etc não possuem tradução no inglês sendo falados da mesma forma.

Exemplos em frases

“Samba is the most popular Brazilian musical genre and dance style.”

Samba é o gênero musical e estilo de dança brasileiro mais popular.

Uma boa dica para praticar ao pronúncia e ganhar vocabulário é conhecer artistas e bandas de diferentes gêneros musicais que cantam em inglês e estudar suas letras.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x