Pronomes neutros na língua inglesa

Linguagem neutra é uma forma de se comunicar que evita palavras que marcam gênero feminino ou masculino utilizando palavras que não tem um gênero específico. Na língua inglesa o gênero pode ser identificado apenas nos pronomes pessoais, reflexivos e possessivos.

Saiba mais: Guia completo dos pronomes em inglês

Atualmente discussões sobre a linguagem neutra se fazem muito presentes. Um dos motivos para isso, é que a percepção sobre a ideia de gênero mudou muito nas últimas gerações. Alguns dos motivos para a utilização de uma linguagem neutra são:

  • Evitar sexismo e uma perspectiva masculina na linguagem
  • Respeitar a identidade de pessoas que não se identificam com nenhum dos gêneros
  • Uma linguagem mais inclusiva

Um pronome neutro é um pronome que não se refere nem ao masculino nem ao feminino não sendo conectado a nenhum gênero específico. Nos pronomes pessoais da língua inglesa o gênero já é neutro em I e you, it , we e they. Estes pronomes podem ser usados para se referir a qualquer pessoa. Os únicos pronomes pessoais que se referem a um gênero específico são os pronomes da terceira pessoa do singular (he e she).

He:

No passado, o pronome masculino he já foi usado para se referir a todas as pessoas, independente do gênero. Porém, atualmente este pronome é estritamente ligado ao gênero masculino sendo traduzido como “ele”.

It:

Não é associado a nenhum gênero específico podendo ser traduzido como “ele” ou “ela”.

Porém it não pode solucionar a lacuna do pronome neutro pois é utilizado para se referir a coisas, animais e tudo que não é humano.

They no singular

Conhecemos o pronome they como a terceira pessoa do plural, sendo traduzido como “eles/elas”. A utilização de they no singular já tem uma longa história, sendo usado desde o século XIV. Atualmente they é frequentemente usado na linguagem oral e escrita para se referir a alguém cujo gênero não está especificado.

O pronome they é comumente usado como terceira pessoa do singular neutra entre masculino e feminino. É uma forma conveniente de evitar o dilema de usar he ou she. Antes restrito ao uso informal, está atualmente sendo cada vez mais aceito até no uso formal, especialmente no inglês americano. (Quirk et al. 1985, p770, tradução nossa)

Vejamos o exemplo:

Who wants to go through life by themselves, without friends?

Quem quer passar pela vida por si mesmo(a), sem amigos?

O Chicago Manual Style, um dos guias mais respeitados da língua inglesa já reconhece o uso de they no singular porém ainda tem ressalvas quanto a sua utilização já que este ainda é um debate em aberto.

Embora they and their tenham se tornado comuns no uso formal, nenhum deles é considerado aceitável na escrita formal, então a não ser que lhe sejam dadas orientações específicas para fazer o contrário, não os utilize no singular. (CMS 5.227, tradução nossa).

O inglês, assim como todas as linguagens é flexível e sua tendência é sempre refletir as mudanças sociais e políticas. De tempos em tempos novas palavras e regras são incorporadas. O uso do pronome neutro da terceira pessoa do singular ainda está em discussão. Embora essas mudanças levem um tempo para ocorrer e serem aceitas, é importante estar atento pois os pronomes neutros já ganham cada vez mais espaço na língua inglesa.

Bem-vindo ao seu Pronomes neutros na língua inglesa

1.Escolha o pronome neutro correto para completar a frase: "Alex left ____ phone at home."
2.Complete a frase: "The cat cleaned ____ paws." a.
3.Escolha o pronome neutro adequado para completar a pergunta: "____ is your laptop?"
4.Qual é o pronome neutro utilizado para se referir a coisas ou animais em inglês?
5.Complete a frase: "The team celebrated ____ victory with a party."
6.Escolha o pronome neutro correto para completar a frase: "The company increased ____ profits last year."
7.Complete a frase: "The computer lost ____ data due to a technical glitch."
8.Escolha o pronome neutro adequado para completar a pergunta: "____ movie was interesting."
9.Qual é o pronome neutro de segunda pessoa do singular em inglês?
10.Complete a frase: "The children played with ____ toys in the living room."

Clique em Enviar para ver os resultados

REFERÊNCIAS

Quirk, Randolph, Sidney Greenbaum, Geoffrey Leech, and Jan Svartvik. 1985. A Comprehensive Grammar of the English Language. London: Longman 

TEGLOVÁ, Veronika. Gender-Neutral Pronouns in the English Language. Olomouc, 2012. diplomová práce (Mgr.). UNIVERZITA PALACKÉHO V OLOMOUCI. Filozofická fakulta

The Chicago Manual of Style Online. 2010. 16th ed. Accessed June 11, 2012. http://www.chicagomanualofstyle.org/home.html.


0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x