FCE – que tipo de teste é este?

De repente surge a necessidade de um certificado internacional nível intermediário (quase avançado) para ingressar em uma universidade estrangeira ou uma empresa multinacional.

Já ouviu falar do FCE?

Nós te convidamos para a leitura deste artigo: nele, você irá saber sobre o teste, como funciona, valores, onde é aceito, se vale a pena e por fim dicas para estudar caso decida realiza-lo!

O que é?

First Certificate in English (TOEIC) ou Primeiro Certificado em Inglês, é um dos testes de proficiência mais conhecidos da universidade Cambridge.

É indicado para alunos de nível intermediário alto (high intermediate), e pode ser feito no papel ou online.

Há ainda o exame preparado especificamente para adolescentes, chamado FCE for Schools, ou B2 for Schools

Tanto o exame regular quanto o adaptado para as escolas duram aproximadamente 3 horas e 30 minutos e avaliam as quatro competências (assim como os outros exames de Cambridge): Reading, Writing, Listening e Speaking

O que é nível B2?

O nível B2 de inglês é definido como confiante ou independente no Common European Framework of Reference (CEFR), ou Quadro Europeu Comum de Referências para Línguas.

O CEFR é um marco internacional de descrição de competências linguísticas, e é aplicado e aceito ao redor do mundo todo. Seu nível mais baixo é o A1 e o mais alto é o C2.

O B2 se encontra do meio para cima.

De acordo com o CEFR, para ser classificado nível B2 o avaliado deve: 

  1. Ser capaz de entender as ideias principais de textos complexos tanto em assuntos concretos quanto abstratos, incluindo discussões técnicas em seu campo de especialização.
  2. Ser capaz de interagir com certo grau de fluência e espontaneidade sem necessidade de esforço de qualquer lado.
  3. É capaz de produzir textos claros e detalhados sobre uma grande variedade de assuntos e explicar pontos de vista de um modo tópico, mostrando as vantagens e desvantagens das várias opções.

Como funciona?

O FCE pode ser realizado presencialmente no papel ou online. Em relação às categorias do exame, seguem os detalhes:

Reading/ Use of English: dura cerca de 1 hora e 15 minutos e é composto de 7 partes e 52 questões.

A primeira parte consiste de um texto para ser completado com opções de múltipla escolha (cloze de escolha múltipla); a segunda é um texto para ser completado escrito pelo avaliado (cloze aberto); na terceira, o candidato deve formar uma palavra a partir de uma raiz disponibilizada, considerando o contexto em que ela se encontra; na quarta parte, o objetivo é reescrever uma frase usado uma palavra-chave determinada; na quinta parte, há um texto com perguntas de múltipla escolha; na sexta, o objetivo é selecionar os parágrafos corretos para completar um texto; por fim, a sétima parte é a associação múltipla de textos curtos. 

Writing: leva cerca de 1 hora e 20 minutos e contém 2 partes.

A primeira parte consiste de uma questão com uma escrita obrigatória e a segunda apresenta três opções de escrita para o candidato escolher.

Os tipos de texto pedidos geralmente são artigos, e-mails, ensaios, cartas, relatórios, críticas. O tamanho do texto varia entre 140 e 190 palavras.

Listening: é segmentada em 4 partes e dura cerca de 40 minutos.

A dificuldade vai aumentando de acordo com a progressão das partes.

As gravações podem ser monólogos: responder mensagens telefônicas, programas de rádio, notícias, anúncios públicos, relatos e episódios pessoais, palestras e conferências; ou contar com vários interlocutores: conversas, entrevistas, discussões, programas de rádio.

Na primeira parte, o avaliado ouve breves áudios e responde perguntas de múltipla escolha; na segunda, há um monólogo com cerca de 3 minutos e o candidato deve completar frases de acordo com o que foi dito; na terceira parte, há uma série de cinco monólogos sobre um tema, e a atividade consiste em escolher cinco opções corretas de oito possíveis respostas; na quarta parte, há um diálogo entre dois ou mais falantes e questões de múltipla escolha a serem respondidas.

Speaking: Assim como em outros exames de Cambridge, este componente é realizado juntamente com outro candidato e com dois examinadores.

É composta de 4 partes que levam cerca de 14 minutos para cada par de candidatos.

A primeira parte é uma conversa com o examinador sobre assuntos pessoais; na segunda parte, o candidato descreve por cerca de 1 minuto uma fotografia e também comenta sobre a descrição do outro candidato de uma fotografia diferente; na terceira parte, há uma conversa entre os dois avaliados sobre determinado tema; a quarta parte é uma continuação da terceira, de uma forma mais aprofundada, guiada pelo examinador. 

[informações sobre o exame retiradas do site da Cambridge]

Observação: O inglês presente no teste segue sua origem britânica, mas existe a possiblidade de conter uma variedade linguística para a avaliação das habilidades como um todo.

Como funciona a pontuação?

A pontuação do FCE varia entre 140 e 190 pontos.

Caso o candidato obtenha 160 pontos ou mais, é considerado como aprovado e recebe um certificado vitalício de nível B2, ou seja, é válido para o resto da vida. 

Quando o resultado é maior que 180, o avaliado recebe um certificado de nível C1 (um acima do B2).

Caso o resultado seja abaixo de 160, o aluno recebe o seu nível de inglês (A1, A2, B1), mas não tem direito ao certificado oficial.

Quadro mostra a estatua da liberdade localizada no EUA

Quais são os valores?

O valor para realizar o exame é de R$ 960, mas pode variar [valor 2023]. 

Caso tenha interesse em realizar o exame, você deve entrar em contato com um dos centros aplicadores e verificar a data e horário do próximo teste, já que os exames de Cambridge acontecem em datas previamente determinadas.

O link para encontrar centros no Brasil pode ser acessado aqui.

Onde o FCE é aceito?

Atualmente, o exame é aceito (ou requerido) em mais de 25.000 universidades, empregadores e governos ao redor do mundo.

É também requisito para o ingresso em uma grande variedade de vagas em multinacionais. Este link oferece uma busca para as organizações onde os exames de Cambridge são reconhecidos.

Vale a pena?

No geral, os exames de Cambridge são bem aceitos ao redor do mundo; isto se deve ao fato de seguirem o CEFR.

De qualquer forma, esta resposta vai depender do seu objetivo com o exame de proficiência: caso tenha interesse em ingressar em uma das organizações que aceitam o teste, esta é sua melhor escolha.

Caso sua intenção seja lecionar inglês ou em um país de língua inglesa, o FCE e seus exames na sequência de nível, CAE e CPE geralmente são requisitos essenciais. 

Dicas para realizar o teste

•          Muitos centros aplicadores, como a São Paulo Open Centre e a Cultura Inglesa, oferecem cursos preparatórios pagos para os exames Cambridge.

O site FloJoe é um dos mais conhecidos para a preparação deste tipo de proficiência; o próprio site da Cambridge também disponibiliza recursos para alunos e professores.

Você pode digitar “FCE mock test” na barra de pesquisa e encontrar exames inteiros com resposta para praticar. 

• Pratique o inglês no dia-a-dia em suas quatro habilidades principais: Reading, Listening, Speaking e Writing.

Baixe um aplicativo jornalístico em inglês no celular e ler pelo menos uma notícia por dia; seguir, nas redes sociais de sua preferência, páginas de humor, notícias, ou qualquer outro tema de seu interesse em inglês; ouvir músicas em inglês e algumas vezes acompanhar a música com a letra (existem muitos vídeos no Youtube deste modo, apenas digite o nome da música que gosta e “lyrics” logo depois: muitas opções aparecerão); mude, nas configurações de seu celular, a língua para inglês; assista filmes e séries legendados em português, com o tempo os assista com legenda em inglês e por fim tente acompanhar uma série/filme que já assistiu antes sem legenda.

Agora que você conhece o FCE, como funciona, valores, tipos de questão entre outras informações, já se decidiu se irá realiza-lo?

Ainda não? 

Está convidado para a leitura de nossos outros artigos explicando os outros exames disponíveis e tome uma decisão consciente e que mais se adeque às suas necessidades. Good luck on your test!!!

Download Gratuito

Cronograma Autodidata Para Aprender Inglês Básico Em 34 Dias

Baixe agora clicando no botão abaixo
DOWNLOAD NOW

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Download Gratuito

Cronograma Autodidata Para Aprender Inglês Básico Em 34 Dias

Baixe agora clicando no botão abaixo
DOWNLOAD NOW
close-link
(Grátis) Baixe o E-book Inglês em 34 Dias - Cronograma Autodidata
Baixar Ebook
close-image