Quando se fala em Irlanda, muitas pessoas podem confundir a República da Irlanda com a Irlanda do Norte. Mas será que você sabe realmente a diferença entre Irlanda e Irlanda do Norte?
Se a sua resposta for não, continue lendo para tirar as suas dúvidas!
As duas estão na mesma ilha, mas não são o mesmo país
A República da Irlanda pertence a União Europeia, enquanto a Irlanda do Norte faz parte do Reino Unido. Isso gera muitas diferenças políticas e econômicas.
Um exemplo é que na Irlanda a moeda usada é o euro, já na Irlanda do Norte, é a libra, assim como nos outros países do Reino Unido.
Questão religiosa também gerou a diferença entre Irlanda e Irlanda do Norte
A Irlanda tinha como religião o catolicismo enquanto a do Norte o protestantismo. Isso causou uma rivalidade entre os dois lados, e fazendo com que a República da Irlanda se tornasse cada vez mais independente e a Irlanda do Norte, sob um domínio britânico.
Os conflitos passaram a acontecer gerando muita tensão naquela região. Porém, em 1998, as duas partes finalmente entraram em um acordo chamado Acordo da Sexta-Feira Santa e assim confirmou a sua separação.
Atualmente, os dois países estão, no que podemos dizer, em harmonia. Seus cidadãos podem cruzar a fronteira diariamente, assim como se declarar como irlandês, britânico ou até mesmo, a ambos.
Isso pode mudar?
Sim, isso pode. Uma pesquisa feita pelo The Times aponta que 40% das pessoas entrevistadas tem esse desejo de tirar a diferença entre Irlanda e Irlanda do Norte para num futuro próximo.
No entanto, para isso acontecer, será necessária uma reunião entre eles para saber se isso será possível da melhor forma.
Gostou de saber sobre essa diferença entre as Irlandas? Então não deixe de também checar nossos artigos sobre como morar na Irlanda do Norte e nossos várias outras dicas sobre o país.
Enfrentei muitas dificuldades para aprender inglês depois de adulto, mas consegui superá-las. Foi por isso que decidi criar este blog: para ensinar, compartilhar dicas e motivar você, leitor, a aprender inglês e conquistar seus sonhos. Muitos artigos são escritos por professores e entusiastas que estão aqui, mesmo que o blog leve o meu nome, pois sempre reviso tudo.