Será que sou burro por ter estudado inglês por anos e nunca ter aprendido?

Se você está duvidando das suas capacidades por ter estudado inglês por anos sem nunca ter aprendido nada, e o único pensamento que passa pela sua cabeça é o de desistir de tudo, peço que respire fundo e mantenha a calma!

Ainda há esperanças! Não jogue tudo para o alto sem antes ler este artigo.

Aqui, você se deparará com cinco ponderações importantes para melhor refletir sobre o que tem acontecido com você e o inglês nesses últimos anos.

Vamos lá?

#1 Burrice não tem nada a ver com isso. Identifique o real problema.

Não, você não é burro. Se você vem se dedicando ao inglês há anos, mas sente que não aprendeu muita coisa, o mais provável é que esteja precisando reavaliar seus métodos de estudo, recursos utilizados até aqui ou até mesmo seu tempo de dedicação a essa atividade.

Identifique o real problema e o que realmente tem impedido seu avanço. Pergunte-se:

  • Qual tem sido a minha maior dificuldade com o inglês?
  • Por que essa dificuldade ainda não foi solucionada?
  • Como posso resolver esse problema?

Por exemplo, se o seu maior problema é não entender nativos falando em contextos de interação social, a sua maior dificuldade é o listening.

Então, por que ainda enfrenta dificuldades com essa habilidade? Será que não se expôs o suficiente a vídeos e áudios em inglês? Será que não está muito preso ao seu livro-texto e a áudios muito básicos?

E como você pode solucionar essa questão? Será que não pode inserir o inglês em seu cotidiano com maior intensidade e de forma mais próxima da realidade? Será que pode ouvir áudios com vários sotaques diferentes?

Repita esse processo de perguntas e respostas quantas vezes forem necessárias para identificar todas as suas barreiras, sejam elas a falta de compreensão auditiva, vocabulário, leitura ou fala.

Depois, monte um plano de ação diferente de tudo que já tentou antes.

#2 Será que não aprendeu nada mesmo? Reconheça seus méritos!

Ser muito duro com você mesmo não é uma prática que dá bons frutos. Aprenda a reconhecer seus méritos, mesmo que sejam pequenos.

Será que você não aprendeu nada mesmo durante esses últimos anos de estudo?

Não ter chegado a um nível de excelência ou não falar como um nativo da língua não quer dizer que você é incompetente. O foco do seu estudo deve estar na comunicação, que é a principal função de qualquer idioma.

Se você entende bem, mas não fala com a mesma desenvoltura, esse já é um excelente progresso. Claro que você pode chegar mais longe, mas não deixe suas conquistas passarem em branco.

A celebração dos passos já dados é uma ótima forma de se manter motivado a continuar estudando. Na verdade, até mesmo pode acelerar seu aprendizado, embora não seja necessário ter pressa.

#3 Os anos não importam tanto assim. Respeite o seu ritmo!

No mesmo sentido da ponderação anterior, você deve aprender a respeitar o seu próprio ritmo de aprendizado. Os anos não importam tanto quanto você imagina, até mesmo porque o estudo de uma língua estrangeira nunca acaba.

É muito importante entender que a sua dedicação ao inglês será contínua. Nós nunca terminamos de aprender uma língua completamente, nem mesmo a nossa, não é mesmo?

Então, para que se desesperar com isso? Apenas siga o seu plano de ação e respeite a sua velocidade. Nada de ficar se comparando com os demais, pois cada pessoa é única.

#4 Será que não está sendo muito autocrítico e perfeccionista? Seja tolerante com seus erros.

A autocrítica excessiva e o perfeccionismo não são exatamente positivos quando estamos tentando aprender um idioma. Quanto mais tolerante você for com seus erros, mais avançará em seus estudos.

Isso, porque são os erros que nos fazem evoluir. Você não deve se martirizar por cometê-los, mas sim parabenizar-se por ter coragem de se expor, ser corrigido e aprender coisas novas.

Avalie se não tem uma tendência a se criticar demais e se isso não está impactando negativamente em seu desempenho do inglês.

Se esse for seu caso, é hora de adotar uma mentalidade diferente, mais positiva e motivadora com relação a si mesmo e o estudo de uma língua estrangeira, o que nos leva a ponderação final.

#5 Nunca desista!

Se você já dedicou anos da sua vida ao inglês, muito provavelmente não vai querer jogá-los fora pela janela. Prefira fazer os ajustes necessários para superar quaisquer obstáculos e não desista de tudo que já construiu até aqui.

Com a mentalidade correta, ou seja, que não atribui culpa ou incompetência a ninguém, abrace mais um capítulo da sua história com o inglês.

Tente novamente, siga novos caminhos e veja como eles te levam para um maior domínio desse idioma. Se necessário, fake until you make it!

You got this!

See you.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x