Aprenda Inglês do Zero: Dicas para Começar

Aprender inglês do zero pode ser assustador ou empolgante, a depender de como você se organiza para fazer isso. Existem diversas formas de construir uma rotina de estudos saudável para o seu desenvolvimento na língua.

Continue a leitura deste artigo e conheça quais são as maneiras mais fáceis de começar a aprender inglês do zero, evitando cometer excessos que levem você ao burnout.

Aqui, você descobrirá os cinco passos que deve seguir para iniciar o aprendizado de uma língua. 

Let’s do this!

Cinco passos importantes para começar a aprender inglês do zero

Você não precisa se desesperar e tentar abraçar o mundo quando estiver começando a aprender inglês do zero. Dar início ao seu estudo de forma estratégica e com pequenas metas a serem conquistadas ao longo do tempo é a melhor maneira de garantir seu sucesso.

Quando tentamos fazer muitas coisas de uma vez só, isso acaba gerando uma carga muito grande que parecerá cada vez mais inalcançável. Isto é, uma carga que fará você sentir desmotivação e uma maior tendência a desistir.

Veja os cinco passos que deve seguir para começar a aprender inglês e conseguir manter o ritmo de estudos sem se esgotar:

  1. Aprenda as palavras mais comuns primeiro

O primeiro passo de qualquer pessoa em uma língua estrangeira é aprender vocabulário. Vá atrás dos substantivos, verbos e adjetivos mais comuns. Invista em exercícios de memorização, mas que não excedam um limite de tempo diário. Começar com 15 minutos por dia já pode ser mais do que suficiente para esta parte do processo. 

Quando você tem conhecimento do vocabulário de outra língua, consegue se virar em uma boa quantidade de situações, como viagens, por exemplo. Muitas vezes, dizer palavras soltas como “Bathroom, please” já é suficiente para conseguir se comunicar. As pessoas entenderão o que você quer sem que precise criar uma frase elaborada.

  1. Aprenda apenas a gramática básica

O segundo passo para começar a estudar inglês do zero é estudar apenas a gramática básica. Nada de se aprofundar em milhares de regras avançadas que só farão você se afogar em desespero. Lembre-se! Comece devagar!

Procure saber os pronomes pessoais e as conjugações do passado, presente e futuro dos verbos mais simples. Sabe aquela lista de verbos mais comuns que você memorizou no passo anterior? Bom, agora é hora de aprender a conjugá-los.

Depois, tente montar estruturas de frase simples e curtas com todo o resto do vocabulário que adquiriu. Aos poucos, elas passarão a ser cada vez mais elaboradas.

  1. Aprenda inglês para o seu contexto de fala 

Outro passo muito valioso para quem está começando é focar no vocabulário e gramática que estejam relacionados com o seu contexto de fala. Isto é, se você trabalha com biologia, não há motivo algum para ir atrás de aprender inglês jurídico neste primeiro momento.

Busque se concentrar naquelas palavras e estruturas da língua mais usadas nos meios que você já frequenta, ou seja, sua casa, seu trabalho, suas atividades de lazer. Você também pode buscar vocabulário relacionado às pessoas da sua família, amigos e colegas.

Invista em conseguir falar da sua própria realidade!

  1. Treine a pronúncia assistindo a vídeos online

No início, é muito comum ter dificuldade de treinar a pronúncia, talvez, porque você não tenha acesso a muitas pessoas que já falam inglês. Nesse caso, uma boa saída é treinar a pronúncia assistindo a vídeos online na língua inglesa, mas não de uma forma passiva.

Escolha vídeos simples, com o vocabulário que você já está aprendendo, e comece a repetir o que é dito ali. Se necessário, pause e repita, pause e repita, quantas vezes precisar. 

Esse é um ótimo exercício para melhorar sua fala e acostumar seu ouvido ao som das palavras e expressões novas. Não se esqueça de também treinar a entonação!

  1. Procure gírias e expressões idiomáticas em sites e blogs de inglês

Por fim, um ponto essencial e que pode até ser divertido é procurar gírias e expressões idiomáticas que tragam mais fluidez a sua fala. Existem milhares de sites e blogs de inglês para sair em busca desse tipo de conteúdo. 

As gírias e expressões são muito importantes para começar a entender a cultura de um país, seus costumes e formas de se comunicar. Não deixe de seguir este último passo, pois ele faz toda a diferença. É a língua em uso e em contexto! 

E, aí? Gostou?

Aposto que já achou mais fácil começar a aprender inglês do zero com este passo a passo.

Acesse nosso site e encontre mais dicas como esta. 

P.S.: Aqui você também poderá encontrar o significado de diversas gírias e expressões. Fique de olho!

Bye!


0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x