Conjunções AND, BUT, SO, BECAUSE, OR

Conjunções são palavras que unem ideias para que uma frase não seja pronunciada ou escrita em pequenas sessões.

Para saber mais: Conjunções em inglês o Guia completo

Sem as conjunções, nós teríamos que nos expressar através de orações picotadas e muitas repetições, como no exemplo a seguir:

Eu gosto de fazer caminhadas. Eu gosto de andar de bicicleta. Eu não gosto de limpar a bicicleta. Eu procuro andar com a minha bicicleta só em cima da grama. Minha bicicleta não suja muito quando eu ando em cima da grama

Para criarmos uma frase mais fluida e natural, estabelecendo relações de causa e consequência entre elas ou apenas unindo-as em uma sequência de fatos, precisamos da ajuda das palavras como e, mas, então, porque, ou; produzindo assim uma frase como:

Eu gosto de caminhar e andar de bicicleta, mas eu não gosto de limpá-la, então eu procuro andar com a minha bicicleta só em cima da grama porque ela não suja muito assim.


Em inglês, temos as palavras and, but, so, because e or que realizam a mesma função acima: eliminam repetições e conectam ideias dentro de frases.

uso de conjunções em inglês

AND (e)

Usado para juntar duas palavras, frases, partes de sentenças ou afirmações relacionadas.

Esse termo se classifica como uma conjunção coordenativa, pois liga palavras que possuem a mesma função na frase, mas com significados distintos, ou seja, elas são independentes entre si.

EnglishPortuguês
Anna and John are dating Anna e John estão namorando

Atenção! And pode ser usado também para juntar duas palavras iguais e, assim, amplificar o significado delas:

EnglishPortuguês
I could read for hours and hours (= for a very long time) Eu poderia ler por horas e horas/ por muito tempo
She laughed and laughed (= laughed a lot) Ela riu muito

Frases com ‘And’

FraseExplicação
We went to the cinema and watched a new comedy movie.Aqui, “and” é usado para conectar duas ações relacionadas – ir ao cinema e assistir a um filme.
FraseExplicação
She loves to read books and write poetry in her free time.Nesta frase, “and” une dois hobbies que a pessoa gosta de fazer no seu tempo livre, criando uma lista de atividades.
FraseExplicação
The weather was cold and rainy, so we stayed indoors.“And” é usado para combinar duas descrições do tempo – frio e chuvoso – fornecendo um contexto para a decisão de ficar dentro de casa.
FraseExplicação
He quickly finished his homework and went out to play with his friends.Esta frase usa “and” para conectar duas sequências de eventos – terminar a lição de casa e depois sair para brincar.
FraseExplicação
The cake was both delicious and beautiful, perfect for the celebration.Aqui, “and” conecta duas qualidades do bolo – sabor e aparência – enfatizando que ele possui ambas as características positivas.

Erros Comuns com ‘And’

  • Uso excessivo: Um erro comum é usar “and” excessivamente em uma única frase, o que pode torná-la longa e confusa.
    Por exemplo: “I went to the store and I bought apples and oranges and bread and milk.”
  • Conectar ideias não relacionadas: Outro erro é usar “and” para conectar ideias que não têm uma relação clara, o que pode confundir o leitor sobre a relação entre as ideias.

Or (ou)

A conjunção “or” é usada para apresentar alternativas ou escolhas. Ela conecta ideias ou opções que são mutuamente exclusivas. Por exemplo:

EnglishPortuguês
You can have tea or coffee Você pode tomar chá ou café

Atenção: “Or” também é usado em situações onde uma condição pode levar a outra:

EnglishPortuguês
Study hard, or you will fail the exam Estude bastante ou você vai falhar no exame

Atenção: Em situações informais, “or” pode ser usado para sugerir uma correção ou esclarecimento:

EnglishPortuguês
I met John’s brother, or was it his cousin? Eu conheci o irmão do John, ou seria o primo dele?

Frases com ‘or’

FraseExplicação
Hurry up or you’ll miss the bus.Aqui, “or” é utilizado para indicar uma situação onde uma condição (demorar) pode levar a outra (perder o ônibus).
FraseExplicação
We can go to the beach or stay home and relax.Nesta frase, “or” conecta duas opções de atividades que são mutuamente exclusivas – ir à praia ou ficar em casa e relaxar.
FraseExplicação
Let’s grab some pizza or something to eat.Nesta frase , “or” é usado para sugerir uma correção ou esclarecimento.
Ao dizer “pizza ou alguma coisa para comer”, a pessoa está oferecendo uma opção e deixando espaço para sugestões adicionais

Erros Comuns com ‘Or’

  • Falsa equivalência: Às vezes, “or” é usado para conectar opções que não são realmente alternativas exclusivas, levando a uma falsa equivalência.
    Por exemplo: “Você prefere ir à praia ou ter um dia relaxante?” (ir à praia pode ser parte de um dia relaxante).
  • Uso em vez de “and”: Algumas pessoas usam incorretamente “or” em situações onde “and” seria mais apropriado, especialmente quando as opções listadas não são mutuamente exclusivas.

But (mas)

Usamos essa conjunção para unir duas afirmações em uma mesma frase com sentidos contrários.

Portanto, se a primeira frase é afirmativa, a segunda, após o but, será negativa e vice-versa. Há casos também que se a primeira oração defende um ponto x, a segunda após o but contrariará sua percussora:

EnglishPortuguês
He is very creative, but not so hard-working Ele é muito criativo, mas não muito trabalhador
It is sunny but really cold out here Está fazendo sol, mas está muito frio aqui fora

Atenção! Algumas vezes podemos traduzir but também como “no lugar de”, “ao invés disso” ou “apenas”:

EnglishPortuguês
We must not complain about the problem, but help with a solution Nós não devemos reclamar sobre o problema, apenas ajudar com uma solução

Atenção! But também pode ser traduzido como “exceto” ou “menos”, indicando um item que se sobressaia após uma lista ou grupos de afirmações:

EnglishPortuguês
I like all kinds of fruits, but pineapples Eu gosto de todos os tipos de frutas, exceto abacaxi

Atenção! Frases com a estrutura not only …. but also significam que ambas as opiniões ou situações nas duas frases em questão são válidas:

EnglishPortuguês
I’m not only a singer, but also a dancer Eu não sou apenas um cantor, mas também um dançarino

Frases com ‘but’

FraseExplicação
She wanted to go to the party, but she was feeling under the weatherNesta frase, “but” é usado para contrastar duas ideias opostas – o desejo de ir à festa e o fato de não estar se sentindo bem.
FraseExplicação
The movie was long, but it was worth watching until the end.Aqui, “but” é utilizado para indicar uma concessão – apesar do filme ser longo, ele valeu a pena assistir até o final.

Erros Comuns com ‘But’

  • Conectar ideias sem contraste: Um erro comum é usar “but” quando não há um contraste real entre as ideias.
    Por exemplo: “Eu gosto de sorvete, mas eu também gosto de bolo.” Neste caso, “and” seria mais apropriado.
  • Substituição por “and”: Alguns usam “but” no lugar de “and” desnecessariamente, o que pode causar uma interpretação errada de contraste ou oposição onde não existe.

So (Então)

Além de ser usado como uma marca conversacional para iniciar pensamentos (So, I was thinking… / Então, eu estava pensando…) e como um adverbio de intensidade (You are so beautiful! / Você está tão linda!), a palavra so também é uma conjunção normalmente traduzida como “então”, significando “por essa razão”, “desse modo”.

Ela conecta duas frases gerando uma ideia de causa e consequência: os acontecimentos de x vão influenciar a realização de y, como nos exemplos mostrados abaixo:

EnglishPortuguês
My arm started hurting, so I stopped swimming Meu braço começou a doer, então eu parei de nadar
Last time I went to the park I got sunburned, so this time I put some sunscreen on Da última vez que fui ao parque eu me queimei muito, então dessa vez eu passei protetor solar

Frases com ‘so’

FraseExplicação
She studied hard for the exam, so she felt confident when she walked into the classroom.A conjunção “so” mostra a relação de causa e efeito entre o estudo diligente e a confiança.
FraseExplicação
The concert tickets were sold out, so we decided to watch a movie instead.Aqui, “so” é utilizado para indicar uma consequência – os ingressos para o show estavam esgotados, então decidimos assistir a um filme no lugar.

Erros Comuns com ‘So’

  • Uso Incorreto para Indicar Causa: Um erro comum é usar “so” no lugar de “because” para indicar a causa de uma ação ou situação.
    Por exemplo, dizer “I was tired so I went to bed early” é correto, mas seria um erro dizer “So I was tired, I went to bed early“.

    Uso Incorreto para Indicar Causa: Um erro comum é usar “so” no lugar de “because” para indicar a causa de uma ação ou situação.
    Por exemplo, dizer “I was tired so I went to bed early” é correto, mas seria um erro dizer “So I was tired, I went to bed early”.
  • Confundir com “So That”: Muitas vezes, as pessoas usam “so” quando deveriam usar “so that” para expressar propósito ou intenção.
    Por exemplo, “I studied hard so to pass the exam” deveria ser “I studied hard so that I could pass the exam“.
  • Uso Excessivo em Respostas: Algumas pessoas começam respostas com “So” desnecessariamente, especialmente em um contexto informal ou conversacional.
    Por exemplo, “So, yes, I agree with you“, onde “So” não adiciona significado relevante.

Because (Porque)

Because se classifica como uma conjunção subordinativa e tem a função de unir frases que exercem um papel principal com frases que são dependentes das primeiras para completarem seus sentidos.

Essa conjunção apresenta a razão pela qual a situação da frase principal ocorreu, como nos exemplos abaixo:

EnglishPortuguês
My wife can’t go to the movies with me because she has to work Minha esposa não pode ir ao cinema comigo porque ela tem que trabalhar
Mark doesn’t like his job because his boss doesn’t listen to his ideias Mark não gosta do seu trabalho porque seu chefe não escuta suas ideias

Frases com ‘because’

FraseExplicação
They decided to leave early because they wanted to avoid traffic.Nesta frase, “because” é usado para indicar a razão pela qual eles decidiram sair cedo – eles queriam evitar o trânsito.
FraseExplicação
He couldn’t hear the instructions because the music was too loud.A conjunção “because” mostra a relação de causa e efeito entre o volume alto da música e a incapacidade de ouvir as instruções.

Erros Comuns com ‘Because’

  • Confusão com “Because Of”: Um erro comum é usar “because” no lugar de “because of”. “Because” é seguido por uma cláusula (sujeito + verbo), enquanto “because of” é seguido por um substantivo ou frase nominal.
    Por exemplo, “I was late because of the traffic” (correto) vs. “I was late because the traffic” (incorreto).
  • Uso Redundante com “Due To” ou “Owing To”: Algumas pessoas usam “because” em conjunto com “due to” ou “owing to”, o que é redundante.
    Por exemplo, “The game was cancelled because due to rain” deve ser “The game was cancelled because of rain” ou “The game was cancelled due to rain”.
  • Iniciar Frases com “Because”: Embora não seja estritamente um erro, iniciar frases com “because” pode levar a frases incompletas ou dependentes. É importante garantir que a frase com “because” seja uma cláusula completa ou esteja claramente ligada a uma cláusula independente.

Exercícios Conectivos em Inglês


Download Gratuito

Cronograma Autodidata Para Aprender Inglês Básico Em 34 Dias

Baixe agora clicando no botão abaixo
DOWNLOAD NOW

1 comentário em “Conjunções AND, BUT, SO, BECAUSE, OR”

  1. Resolução:
    1. but – Usamos a conjunção but aqui para criar uma exceção: mais ninguém na família fala espanhol, apenas a tia Caroline
    2. And – Usamos a conjunção and para ligar duas ideias que possuem a mesma função na frase, mas com significados diferentes
    3. but – Usamos a conjunção but para unir a segunda afirmação que apresenta uma ressalva em relação a primeira, contrariando de certo modo o verbo enjoy que englobaria positivamente todos os sentidos de uma viagem se não fosse pela segunda frase
    4. because – Usamos a conjunção because nesse caso para explicar o motivo pelo qual a Sandra quase perdeu o voo, dito na frase principal
    5. and – Usamos a conjunção and entre duas palavras iguais para intensificar seu significado original
    6. so – Usamos a conjunção so para indicar que a segunda frase é uma consequência da situação que aconteceu antes na primeira frase
    7. but – Usamos a conjunção but na estrutura not only …. but also significando que ambos os adjetivos são válidos
    8. because – Usamos a conjunção because para mostrar a razão pela qual os clientes estão descontentes
    9. because, so – Usamos a conjunção because no primeiro espaço pois a frase que ele está unindo explica o motivo pelo qual o falante e Suze não passarão o Natal juntos, e, para o segundo espaço, a opção correta é a conjunção so pois une uma frase que é uma consequência das anteriores.
    10. but – Usamos a conjunção but para unir essas duas frases para apresentar uma situação contrária na segunda frase em relação a primeira

    Responder

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Download Gratuito

Cronograma Autodidata Para Aprender Inglês Básico Em 34 Dias

Baixe agora clicando no botão abaixo
DOWNLOAD NOW
close-link
(Grátis) Baixe o E-book Inglês em 34 Dias - Cronograma Autodidata
Baixar Ebook
close-image