Conjunções AND, BUT, SO, BECAUSE + exercícios

Conjunções são palavras que unem ideias para que uma frase não seja pronunciada ou escrita em pequenas sessões. Sem as conjunções, nós teríamos que nos expressar através de orações picotadas e muitas repetições, como no exemplo a seguir:

Eu gosto de fazer caminhadas. Eu gosto de andar de bicicleta. Eu não gosto de limpar a bicicleta. Eu procuro andar com a minha bicicleta só em cima da grama. Minha bicicleta não suja muito quando eu ando em cima da grama

Para criarmos uma frase mais fluida e natural, estabelecendo relações de causa e consequência entre elas ou apenas unindo-as em uma sequência de fatos, precisamos da ajuda das palavras como e, mas, então, porque; produzindo assim uma frase como:

Eu gosto de caminhar e andar de bicicleta, mas eu não gosto de limpá-la, então eu procuro andar com a minha bicicleta só em cima da grama porque ela não suja muito assim.

Oportunidade: Quer aprender inglês rápido? Veja o ranking dos melhores cursos de inglês online – Clique Aqui

Em inglês, temos as palavras and, but, so, because que realizam a mesma função acima: eliminam repetições e conectam ideias dentro de frases.

E (and)

Usado para juntar duas palavras, frases, partes de sentenças ou afirmações relacionadas. Esse termo se classifica como uma conjunção coordenativa, pois liga palavras que possuem a mesma função na frase, mas com significados distintos, ou seja, elas são independentes entre si.

Anna and John are dating (Anna e John estão namorando)

Atenção! And pode ser usado também para juntar duas palavras iguais e, assim, amplificar o significado delas:

I could read for hours and hours (= for a very long time) (Eu poderia ler por horas e horas/ por muito tempo)

She laughed and laughed (= laughed a lot) (Ela riu muito)

Mas (but)

Usamos essa conjunção para unir duas afirmações em uma mesma frase com sentidos contrários. Portanto, se a primeira frase é afirmativa, a segunda, após o but, será negativa e vice-versa. Há casos também que se a primeira oração defende um ponto x, a segunda após o but contrariará sua percussora:

He is very creative, but not so hard-working (Ele é muito criativo, mas não muito trabalhador)

It is sunny but really cold out here (Está fazendo sol, mas está muito frio aqui fora)

Atenção! Algumas vezes podemos traduzir but também como “no lugar de”, “ao invés disso” ou “apenas”:

We must not complain about the problem, but help with a solution (Nós não devemos reclamar sobre o problema, apenas ajudar com uma solução)

Atenção! But também pode ser traduzido como “exceto” ou “menos”, indicando um item que se sobressaia após uma lista ou grupos de afirmações:

I like all kinds of fruits, but pineapples (Eu gosto de todos os tipos de frutas, exceto abacaxi)

Atenção! Frases com a estrutura not only …. but also significam que ambas as opiniões ou situações nas duas frases em questão são válidas:

I’m not only a singer, but also a dancer (Eu não sou apenas um cantor, mas também um dançarino)

Então (so)

Além de ser usado como uma marca conversacional para iniciar pensamentos (So, I was thinking… / Então, eu estava pensando…) e como um adverbio de intensidade (You are so beautiful! / Você está tão linda!), a palavra so também é uma conjunção normalmente traduzida como “então”, significando “por essa razão”, “desse modo”. Ela conecta duas frases gerando uma ideia de causa e consequência: os acontecimentos de x vão influenciar a realização de y, como nos exemplos mostrados abaixo:

My arm started hurting, so I stopped swimming (Meu braço começou a doer, então eu parei de nadar)

Last time I went to the park I got sunburned, so this time I put some sunscreen on (Da última vez que fui ao parque eu me queimei muito, então dessa vez eu passei protetor solar)

Porque (because)

Because se classifica como uma conjunção subordinativa e tem a função de unir frases que exercem um papel principal com frases que são dependentes das primeiras para completarem seus sentidos. Essa conjunção apresenta a razão pela qual a situação da frase principal ocorreu, como nos exemplos abaixo:

My wife can’t go to the movies with me because she has to work (Minha esposa não pode ir ao cinema comigo porque ela tem que trabalhar)

Mark doesn’t like his job because his boss doesn’t listen to his ideias (Mark não gosta do seu trabalho porque seu chefe não escuta suas ideias).


Não Fique de Fora:

E, se você está procurando algo definitivo, do básico a fluência, e nada que você já tentou deu certo. Veja se você já não viu essas opções que já ajudaram mais de 1300 pessoas a aprender inglês fluente. Clique no botão abaixo para ver:


redes sociais:

Recomendados para você:

    Amanda Capelli
    Últimos posts por Amanda Capelli (exibir todos)
    Se inscreva
    Me notifique

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    1 Comentário
    Mais Votados
    Novos Antigos
    Comentários em linha
    Exibir todos os comentários